Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Seminário Q+50 – Sergio Magalhães fala sobre Habitação e a Cidade Democrática

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na sequência do seminário, foi a vez da palestra do presidente nacional do IAB, Sergio Magalhães, que tratou da “Habitação e a Cidade Democrática”.  Para ele, a moradia é, além da habitação, o espaço público e a própria cidade.  Magalhães apresentou conceitos compartilhados entre os arquitetos, políticos e sociedade, mas que ainda não têm uma concretude na prática da política brasileira. O primeiro comentário foi no sentido do processo de urbanização das cidades, a partir de um esforço extraordinário nos anos 60. “O Brasil cresceu 25 vezes de lá pra cá. É um fenômeno que ocorreu em poucos países”, observou. Para Magalhães, nesta trajetória é preciso reconhecer que se constituiu também um passivo sócio ambiental e habitacional. “Temos cidades muito grandes. As casas, mesmo com enormes precariedades, foram produzidas pelo povo brasileiro com sua capacidade de inversão pequena, mas passamos de dois milhões de domicílios do século passado para 50 milhões de domicílios em 2010. Dos quais 40 milhões, ou seja, 80% foi construído com a poupança da família. Apenas 20% foi de recurso de governo ou de financiamentos. Tudo que os bancos e governo financiaram tudo isso somado não chega a 20% do parque residencial brasileiro”, destacou o presidente nacional do IAB.  Para ele, isso explica grande parte das dificuldades que as cidades enfrentam, como as dificuldades na área de segurança por exemplo. “Há também problemas no saneamento, abastecimento de água, tratamento de resíduos sólidos, e na mobilidade urbana”, acrescentou. No ponto de vista de combate do passivo socioambiental e habitacional, Magalhães diz termos que enfrentar uma melhora na mobilidade urbana. As grandes cidades têm uma situação perversa, sobretudo, das pessoas pobres, que dependem do transporte público. Outro elemento abordado por ele é que além de enfrentamos o passivo sócio ambiental e de mobilidade urbana, temos ainda o problema da expansão exagerada das cidades em baixa densidade. “Isso leva a degradação ambiental e dos serviços públicos”, enfatizou o presidente.
Magalhães disse que tem confiança que a democracia irá gerar cidades melhores, mas a democracia precisa de ajuda da sociedade e dos arquitetos. O desenvolvimento urbano, para ele, é a condição para o desenvolvimento do país.  Ele acredita que precisamos de cidades mais inclusivas, mais bem preparadas, mais oportunidades para lazer, viver, trabalhar. Sergio lembrou que hoje o quadro de produção habitacional mostra que se constrói um milhão e meio de domicílios na ordem de 350 mil, quando completado todos os programas. “A realidade é que continuamos produzindo ainda a maioria dos domicílios urbanos com a poupança familiar”, reforçou. Para Magalhães “Habitação é cidade” e precisamos conter o espraiamento da malha urbana. “Não há uma fórmula de cidade melhor que a outra, tudo depende da área e da cultura da cada uma”, disse ainda.
O presidente também apontou os conjuntos residenciais construídos no Brasil, que para ele são empreendimentos imobiliários de mercado, que mal atendem às famílias de baixa renda, mas são bons negócios para as empreiteiras contratadas pelos governos. “Há um dinheiro público oferecido a quem tem condições de executar a obra. Quando mais barato a empreiteira fizer a obra mais lucro ela vai ter. E esse acordo entre governo e empreiteira deixa de fora a família, e precisamos inseri-la novamente no processo”, observou.  No encerramento, ele também citou oproblema do aumento indefinido das cidades, “o espraimento da cidade é incompatível com a cidade sustentável e com a própria democracia. A habitação é a cidade reconhecer, urbanizar e financiar o acesso universal a moradia”, concluiu.
Sérgio Magalhães
Arquiteto pela UFRGS em 1967, professor UFRJ, doutor em Urbanismo. Diversos cargos públicos na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, na Prefeitura de Niterói e no Governo do Estado do Rio de Janeiro – secretarias de Urbanismo, Habitação, Projetos Especiais e Desenvolvimento Urbano. Presidente do IAB RJ e Presidente Nacional do IAB.
Clique aqui para acessar a apresentação de Sérgio Magalhães
Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens do evento.

Confira outras notícias sobre o Seminário:
Abertura do Q+50 reúne arquitetos de todo o Brasil em Rio Grande
Seminário Q+50 – Mesa redonda aborda Moradia Brasileira
Seminário Q+50 traz palestra sobre Planejamento e Participação – o caso de Rosario, Argentina
Seminário Q+50 – Participação, Planejamento e Projeto em discussão no segundo dia do Seminário Quitandinha

Parceiros:

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →