Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Sergio Magalhães abre Congresso Internacional Espaços Públicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Cerca de 700 pessoas participaram da abertura do 1º Congresso Internacional Espaços Públicos realizada na manhã desta segunda-feira (19/10), no Centro de Eventos na PUCRS, em Porto Alegre. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; do Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU RS), Roberto Py; e do Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet.
O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Sérgio Magalhães, abriu o evento com a palestra “É preciso insistir sobre o espaço público na arquitetura contemporânea”.  O arquiteto apresentou diversos projetos produzidos para Concursos Públicos de Arquitetura, que foram executados em espaços urbanos brasileiros, priorizando a qualificação em diversas escalas.
Para ele, a cidade é um ser vivo em constante transformação, e que não se pode ignorar suas interações com quem a habita. “A arquitetura que se produz hoje, ou que não se produz tem uma influência importante nossa. Mas há uma inércia entre o pensamento arquitetônico mais avançado e a conformação da cidade”, afirmou Magalhães.
Ele acredita, que se depender da dinâmica da cidade, estamos construindo segundo lógicas anteriores e, nessas lógicas anteriores que prevalecem hoje, os arquitetos defendiam edifícios isolados, as quatro fachadas mais a quinta da cobertura. Ele também criticou a desestruturação do espaço público associado a expansão do tecido urbano, o rodoviarismo e o isolamento.  “O isolamento, por exemplo, é buscado como solução onde os iguais se encontram como uma anticidade. Na década de 70, tínhamos o BNH e a Vila Kennedy.  Depois vieram mais conjuntos residenciais em condições piores, incentivando o isolamento e a degradação dos espaços públicos”, opinou.
No encerramento da palestra, Sergio Magalhães destacou a importância do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos – UIA 2020 no Rio de Janeiro, que tem como tema “Um só mundo, Arquitetura 21”, o maior evento mundial da arquitetura. “O que move o IAB e as demais entidades que apoiam o congresso, não é produzir um gigantesco evento, mas o desejo de aproveitar esses anos até 2020, para construir um debate organizado, uma reflexão consistente sobre as cidades brasileiras e as cidades contemporâneas em geral”, destacou Magalhães. Para ele, é preciso reconhecer as diversidades existentes, que não há modelos únicos e excludentes.  “Temos que considerar todos. E a arquitetura 21 é nossa arquitetura, da diversidade, da inclusão, a arquitetura para todos”, concluiu o presidente do IAB Nacional.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →