Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Sergio Magalhães abre Congresso Internacional Espaços Públicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Cerca de 700 pessoas participaram da abertura do 1º Congresso Internacional Espaços Públicos realizada na manhã desta segunda-feira (19/10), no Centro de Eventos na PUCRS, em Porto Alegre. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; do Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU RS), Roberto Py; e do Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet.
O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Sérgio Magalhães, abriu o evento com a palestra “É preciso insistir sobre o espaço público na arquitetura contemporânea”.  O arquiteto apresentou diversos projetos produzidos para Concursos Públicos de Arquitetura, que foram executados em espaços urbanos brasileiros, priorizando a qualificação em diversas escalas.
Para ele, a cidade é um ser vivo em constante transformação, e que não se pode ignorar suas interações com quem a habita. “A arquitetura que se produz hoje, ou que não se produz tem uma influência importante nossa. Mas há uma inércia entre o pensamento arquitetônico mais avançado e a conformação da cidade”, afirmou Magalhães.
Ele acredita, que se depender da dinâmica da cidade, estamos construindo segundo lógicas anteriores e, nessas lógicas anteriores que prevalecem hoje, os arquitetos defendiam edifícios isolados, as quatro fachadas mais a quinta da cobertura. Ele também criticou a desestruturação do espaço público associado a expansão do tecido urbano, o rodoviarismo e o isolamento.  “O isolamento, por exemplo, é buscado como solução onde os iguais se encontram como uma anticidade. Na década de 70, tínhamos o BNH e a Vila Kennedy.  Depois vieram mais conjuntos residenciais em condições piores, incentivando o isolamento e a degradação dos espaços públicos”, opinou.
No encerramento da palestra, Sergio Magalhães destacou a importância do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos – UIA 2020 no Rio de Janeiro, que tem como tema “Um só mundo, Arquitetura 21”, o maior evento mundial da arquitetura. “O que move o IAB e as demais entidades que apoiam o congresso, não é produzir um gigantesco evento, mas o desejo de aproveitar esses anos até 2020, para construir um debate organizado, uma reflexão consistente sobre as cidades brasileiras e as cidades contemporâneas em geral”, destacou Magalhães. Para ele, é preciso reconhecer as diversidades existentes, que não há modelos únicos e excludentes.  “Temos que considerar todos. E a arquitetura 21 é nossa arquitetura, da diversidade, da inclusão, a arquitetura para todos”, concluiu o presidente do IAB Nacional.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →