Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Sergio Magalhães abre Congresso Internacional Espaços Públicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Cerca de 700 pessoas participaram da abertura do 1º Congresso Internacional Espaços Públicos realizada na manhã desta segunda-feira (19/10), no Centro de Eventos na PUCRS, em Porto Alegre. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; do Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU RS), Roberto Py; e do Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet.
O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Sérgio Magalhães, abriu o evento com a palestra “É preciso insistir sobre o espaço público na arquitetura contemporânea”.  O arquiteto apresentou diversos projetos produzidos para Concursos Públicos de Arquitetura, que foram executados em espaços urbanos brasileiros, priorizando a qualificação em diversas escalas.
Para ele, a cidade é um ser vivo em constante transformação, e que não se pode ignorar suas interações com quem a habita. “A arquitetura que se produz hoje, ou que não se produz tem uma influência importante nossa. Mas há uma inércia entre o pensamento arquitetônico mais avançado e a conformação da cidade”, afirmou Magalhães.
Ele acredita, que se depender da dinâmica da cidade, estamos construindo segundo lógicas anteriores e, nessas lógicas anteriores que prevalecem hoje, os arquitetos defendiam edifícios isolados, as quatro fachadas mais a quinta da cobertura. Ele também criticou a desestruturação do espaço público associado a expansão do tecido urbano, o rodoviarismo e o isolamento.  “O isolamento, por exemplo, é buscado como solução onde os iguais se encontram como uma anticidade. Na década de 70, tínhamos o BNH e a Vila Kennedy.  Depois vieram mais conjuntos residenciais em condições piores, incentivando o isolamento e a degradação dos espaços públicos”, opinou.
No encerramento da palestra, Sergio Magalhães destacou a importância do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos – UIA 2020 no Rio de Janeiro, que tem como tema “Um só mundo, Arquitetura 21”, o maior evento mundial da arquitetura. “O que move o IAB e as demais entidades que apoiam o congresso, não é produzir um gigantesco evento, mas o desejo de aproveitar esses anos até 2020, para construir um debate organizado, uma reflexão consistente sobre as cidades brasileiras e as cidades contemporâneas em geral”, destacou Magalhães. Para ele, é preciso reconhecer as diversidades existentes, que não há modelos únicos e excludentes.  “Temos que considerar todos. E a arquitetura 21 é nossa arquitetura, da diversidade, da inclusão, a arquitetura para todos”, concluiu o presidente do IAB Nacional.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →