Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Setor de Engenharia e Arquitetura será parceiro da SEMA na qualificação dos municípios à gestão ambiental

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O encontro com entidades e associações de engenheiros e arquitetos do Rio Grande do Sul com o secretário Berfran Rosado, ocorrido na manhã de quinta-feira, dia 12 de março de 2009, deu espaço para a troca de impressões e avaliações sobre os serviços ambientais oferecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Fepam. Além destas análises, o setor reconheceu que pode interagir mais com os órgãos ambientais e pode se aliar à Sema, oferecendo cursos e capacitação para os técnicos dos municípios que estão habilitados ou buscam a qualificação no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga).

Berfran informou que tem entre suas prioridades a qualificação dos serviços, sobretudo, os licenciamentos ambientais, a intensificação da política de descentralização, através dos balcões unificados, além do aumento de ações de fiscalização. Por sua vez, as entidades se comprometeram a fazer outras sugestões à secretaria, a fim de aumentar a interação do setor com os órgãos ambientais. Neste sentido, ficou acertada uma reunião entre os profissionais de engenharia e arquitetura com os técnicos do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) para breve.

Dentre as sugestões que surgiram ainda na reunião, destaca-se a da Sociedade de Engenharia, que entende ser importante a criação de conselhos regionais de meio ambiente, também no conceito de descentralização. Berfran lembrou que o Ministério Público estabeleceu sua regionalização ambiental baseando-se nas bacias hidrográficas, o que também poderia ser feito pelos órgãos ambientais do Estado, garantindo a facilitação dos trabalhos em todas as esferas.

Estiveram presentes ao encontro, o diretor do DRH, Paulo Paim e diretores da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge); Sociedade de Engenharia do RS (Sergs); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea); Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS); Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinducon-RS); Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco-RS).

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →