Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Setor de Engenharia e Arquitetura será parceiro da SEMA na qualificação dos municípios à gestão ambiental

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O encontro com entidades e associações de engenheiros e arquitetos do Rio Grande do Sul com o secretário Berfran Rosado, ocorrido na manhã de quinta-feira, dia 12 de março de 2009, deu espaço para a troca de impressões e avaliações sobre os serviços ambientais oferecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Fepam. Além destas análises, o setor reconheceu que pode interagir mais com os órgãos ambientais e pode se aliar à Sema, oferecendo cursos e capacitação para os técnicos dos municípios que estão habilitados ou buscam a qualificação no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga).

Berfran informou que tem entre suas prioridades a qualificação dos serviços, sobretudo, os licenciamentos ambientais, a intensificação da política de descentralização, através dos balcões unificados, além do aumento de ações de fiscalização. Por sua vez, as entidades se comprometeram a fazer outras sugestões à secretaria, a fim de aumentar a interação do setor com os órgãos ambientais. Neste sentido, ficou acertada uma reunião entre os profissionais de engenharia e arquitetura com os técnicos do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) para breve.

Dentre as sugestões que surgiram ainda na reunião, destaca-se a da Sociedade de Engenharia, que entende ser importante a criação de conselhos regionais de meio ambiente, também no conceito de descentralização. Berfran lembrou que o Ministério Público estabeleceu sua regionalização ambiental baseando-se nas bacias hidrográficas, o que também poderia ser feito pelos órgãos ambientais do Estado, garantindo a facilitação dos trabalhos em todas as esferas.

Estiveram presentes ao encontro, o diretor do DRH, Paulo Paim e diretores da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge); Sociedade de Engenharia do RS (Sergs); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea); Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS); Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinducon-RS); Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco-RS).

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias