Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Solar do IAB é ponto de Cultura do RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Solar Conde de Porto Alegre, sede do Instituto dos Arquitetos no RS (IAB RS) agora é ponto de cultura do RS.  O projeto fundamenta-se nos temas da Cidade e da Cultura propondo uma série variada de ações que buscam reforçar a ideia de construção da cidade como um resultado cultural – e social, político, econômico – da sociedade.
Neste sentido, as linhas de ação foram identificadas pela comunidade com o objetivo de promover a relação entre cidade e cultura, tais como: educação patrimonial, artes visuais e o espaço público, cinema e a cidade, literatura e arquitetura, história da cidade e questões contemporâneas, entre outras.
O IAB RS oferece o Solar Conde de Porto Alegre como um lugar testemunha de importantes episódios da história do Rio Grande do Sul, como a Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai, morada típica da aristocracia na área central de Porto Alegre, sede do DOPS e da repressão política, sede temporária do Fórum Social Mundial e escritório de concepção do Fórum e do Acampamento da Juventude e, finalmente, o atual Centro Cultural do IAB RS.
Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura e educação, estimulando a criatividade e propiciando o exercício da cidadania pelo reconhecimento da importância da cultura produzida em cada localidade.
Depois de selecionadas, as organizações recebem recursos para potencializar suas ações. A Rede RS de Pontos de Cultura tem como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede como a produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias