Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Sustentabilidade: um condicionante necessário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Tentaremos dar com este pequeno texto uma noção do que é sustentabilidade, palavra tão em voga nos dias de hoje, e mostrar a importância de se buscar uma arquitetura sustentável. Sustentabilidade é examinar as conseqüências de uma ação a longo prazo. O relatório Nosso Futuro Comum, organizado pela ONU, diz que desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades. Devemos ter em mente que qualquer edificação agride, em certo grau, a natureza. Isso acontece na extração de matérias-primas, na manufatura dos materiais de construção, no transporte destes materiais, na construção propriamente dita e no desempenho desta edificação. Estas agressões se traduzem no uso excessivo de matérias-primas não renováveis, no elevado consumo energético e na poluição das águas, dos solos e da atmosfera.
Portanto, a busca por uma arquitetura sustentável passa pela redução dos impactos que uma edificação possa vir a causar. E nós arquitetos temos uma grande responsabilidade e oportunidade de fazer isto acontecer através de projetos que contemplem condicionantes responsavelmente ecológicos e sociais.
Fatos recentes demonstram a necessidade de uma mudança de visão dos arquitetos e urbanistas. As constantes chuvas que alagam as grandes cidades e o recorde histórico de consumo de energia elétrica no Rio Grande do Sul são resultados da falta de um planejamento com visão no futuro. As chuvas em demasia e o calor intenso se devem à ação do homem sobre a natureza. Os alagamentos acontecem pois a cidade é muito impermeabilizada e não possui uma boa drenagem. O pico de consumo de energia durante um dia quente é resultado de edificações mal planejadas que aquecem demais e, por isso, o consumo através de ares condicionados se eleva muito.
Frente a este quadro aqui apresentado, faz-se necessária uma arquitetura sustentável, onde a edificação não é algo isolado do ambiente que o cerca e não apenas as partes de um sistema são importantes assim como a inter-relação das partes do todo, neste momento e a longo prazo.
Fernando Campos Costa
Acadêmico de Arquitetura – ULBRA
ferccosta@ig.com.br Cristiano Viégas Centeno
Arquiteto e Mestrando em Engenharia Civil – NORIE/UFRGS
crigas@cpgec.ufrgs.br

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →