Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Sustentabilidade: um condicionante necessário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Tentaremos dar com este pequeno texto uma noção do que é sustentabilidade, palavra tão em voga nos dias de hoje, e mostrar a importância de se buscar uma arquitetura sustentável. Sustentabilidade é examinar as conseqüências de uma ação a longo prazo. O relatório Nosso Futuro Comum, organizado pela ONU, diz que desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades. Devemos ter em mente que qualquer edificação agride, em certo grau, a natureza. Isso acontece na extração de matérias-primas, na manufatura dos materiais de construção, no transporte destes materiais, na construção propriamente dita e no desempenho desta edificação. Estas agressões se traduzem no uso excessivo de matérias-primas não renováveis, no elevado consumo energético e na poluição das águas, dos solos e da atmosfera.
Portanto, a busca por uma arquitetura sustentável passa pela redução dos impactos que uma edificação possa vir a causar. E nós arquitetos temos uma grande responsabilidade e oportunidade de fazer isto acontecer através de projetos que contemplem condicionantes responsavelmente ecológicos e sociais.
Fatos recentes demonstram a necessidade de uma mudança de visão dos arquitetos e urbanistas. As constantes chuvas que alagam as grandes cidades e o recorde histórico de consumo de energia elétrica no Rio Grande do Sul são resultados da falta de um planejamento com visão no futuro. As chuvas em demasia e o calor intenso se devem à ação do homem sobre a natureza. Os alagamentos acontecem pois a cidade é muito impermeabilizada e não possui uma boa drenagem. O pico de consumo de energia durante um dia quente é resultado de edificações mal planejadas que aquecem demais e, por isso, o consumo através de ares condicionados se eleva muito.
Frente a este quadro aqui apresentado, faz-se necessária uma arquitetura sustentável, onde a edificação não é algo isolado do ambiente que o cerca e não apenas as partes de um sistema são importantes assim como a inter-relação das partes do todo, neste momento e a longo prazo.
Fernando Campos Costa
Acadêmico de Arquitetura – ULBRA
ferccosta@ig.com.br Cristiano Viégas Centeno
Arquiteto e Mestrando em Engenharia Civil – NORIE/UFRGS
crigas@cpgec.ufrgs.br

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →