Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Sustentabilidade: um condicionante necessário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Tentaremos dar com este pequeno texto uma noção do que é sustentabilidade, palavra tão em voga nos dias de hoje, e mostrar a importância de se buscar uma arquitetura sustentável. Sustentabilidade é examinar as conseqüências de uma ação a longo prazo. O relatório Nosso Futuro Comum, organizado pela ONU, diz que desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades. Devemos ter em mente que qualquer edificação agride, em certo grau, a natureza. Isso acontece na extração de matérias-primas, na manufatura dos materiais de construção, no transporte destes materiais, na construção propriamente dita e no desempenho desta edificação. Estas agressões se traduzem no uso excessivo de matérias-primas não renováveis, no elevado consumo energético e na poluição das águas, dos solos e da atmosfera.
Portanto, a busca por uma arquitetura sustentável passa pela redução dos impactos que uma edificação possa vir a causar. E nós arquitetos temos uma grande responsabilidade e oportunidade de fazer isto acontecer através de projetos que contemplem condicionantes responsavelmente ecológicos e sociais.
Fatos recentes demonstram a necessidade de uma mudança de visão dos arquitetos e urbanistas. As constantes chuvas que alagam as grandes cidades e o recorde histórico de consumo de energia elétrica no Rio Grande do Sul são resultados da falta de um planejamento com visão no futuro. As chuvas em demasia e o calor intenso se devem à ação do homem sobre a natureza. Os alagamentos acontecem pois a cidade é muito impermeabilizada e não possui uma boa drenagem. O pico de consumo de energia durante um dia quente é resultado de edificações mal planejadas que aquecem demais e, por isso, o consumo através de ares condicionados se eleva muito.
Frente a este quadro aqui apresentado, faz-se necessária uma arquitetura sustentável, onde a edificação não é algo isolado do ambiente que o cerca e não apenas as partes de um sistema são importantes assim como a inter-relação das partes do todo, neste momento e a longo prazo.
Fernando Campos Costa
Acadêmico de Arquitetura – ULBRA
ferccosta@ig.com.br Cristiano Viégas Centeno
Arquiteto e Mestrando em Engenharia Civil – NORIE/UFRGS
crigas@cpgec.ufrgs.br

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →