Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Tecnologia da informação: como não subtilizar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Estatísticas demonstram que a produtividade do hardware cresce exponencialmente – máquinas cada vez menores, mais potentes e com custo decrescente; a produtividade dos softwares tem aumentado linearmente – na média não tem uma interface amigável e tem custo elevado e, enquanto isso, a velocidade com que as pessoas aprendem e aplicam essas novas tecnologias aumenta muito lentamente. GRÁFICO Como vergar a linha de produtividade das pessoas? Antes de tudo é preciso entender que a tecnologia da informação não pode orientar e sim servir, pois é apenas uma ferramenta que executa de forma veloz e precisa tarefas previamente programadas, processando dados fornecidos por aqueles que a operam . Portanto, para não subtilizar essa tecnologia, é preciso estabelecer a serviço do que ela vai estar . Por exemplo, um software de CAD (Computer Aided Design, que em bom Português significa Projeto Assistido por Computador ) pode servir para que?
“Criar” estados estéticos? Isso é mito …
Ser apenas um desenhador? Por que não? Só não invista muito para isso. Existem tecnologias adequadas a todas as finalidades e orçamentos, basta procurar.
Auxiliar na tomada de decisões do projeto? Com certeza um software de CAD, dependendo de como você fornece e organiza os seus dados dentro dele, pode servir de maneira inquestionável e eficiente a esse propósito. Viabilizar uma idéia? Veja os depoimentos da equipe do arquiteto Frank Gehry, do uso da tecnologia CATIA (Computer Aided Three-dimensional Interactive Aplication – Dessalt Systemes – França ) para o projeto e execução do Rock Temple – Seattle – EUA:
“O modelo eletrônico era tão completo que os projetos executivos em papel se tornaram irrelevantes. As 21.000 peças em metal que formam a casca externa foram cortadas a laser pelos dados gerados no modelodigital”. (www.architectureweek.com) Arq. Frank Gehry- Rock Temple – Seattle- USA
Para otimizar o uso da tecnologia, o seu tempo e o seu investimento, estabeleça os seus objetivos, planeje estrategicamente e invista na tecnologia e no treinamento adequados aos propósitos desse planejamento. Arq. Gianpietro Sanzi
Especialista em projeto assistido por computador, desenho industrial e comunicação;
autor do livro “Projetando com Arqui 3D” – Ed. Érica – São Paulo – 1999

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →