Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Tecnologia da informação: como não subtilizar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Estatísticas demonstram que a produtividade do hardware cresce exponencialmente – máquinas cada vez menores, mais potentes e com custo decrescente; a produtividade dos softwares tem aumentado linearmente – na média não tem uma interface amigável e tem custo elevado e, enquanto isso, a velocidade com que as pessoas aprendem e aplicam essas novas tecnologias aumenta muito lentamente. GRÁFICO Como vergar a linha de produtividade das pessoas? Antes de tudo é preciso entender que a tecnologia da informação não pode orientar e sim servir, pois é apenas uma ferramenta que executa de forma veloz e precisa tarefas previamente programadas, processando dados fornecidos por aqueles que a operam . Portanto, para não subtilizar essa tecnologia, é preciso estabelecer a serviço do que ela vai estar . Por exemplo, um software de CAD (Computer Aided Design, que em bom Português significa Projeto Assistido por Computador ) pode servir para que?
“Criar” estados estéticos? Isso é mito …
Ser apenas um desenhador? Por que não? Só não invista muito para isso. Existem tecnologias adequadas a todas as finalidades e orçamentos, basta procurar.
Auxiliar na tomada de decisões do projeto? Com certeza um software de CAD, dependendo de como você fornece e organiza os seus dados dentro dele, pode servir de maneira inquestionável e eficiente a esse propósito. Viabilizar uma idéia? Veja os depoimentos da equipe do arquiteto Frank Gehry, do uso da tecnologia CATIA (Computer Aided Three-dimensional Interactive Aplication – Dessalt Systemes – França ) para o projeto e execução do Rock Temple – Seattle – EUA:
“O modelo eletrônico era tão completo que os projetos executivos em papel se tornaram irrelevantes. As 21.000 peças em metal que formam a casca externa foram cortadas a laser pelos dados gerados no modelodigital”. (www.architectureweek.com) Arq. Frank Gehry- Rock Temple – Seattle- USA
Para otimizar o uso da tecnologia, o seu tempo e o seu investimento, estabeleça os seus objetivos, planeje estrategicamente e invista na tecnologia e no treinamento adequados aos propósitos desse planejamento. Arq. Gianpietro Sanzi
Especialista em projeto assistido por computador, desenho industrial e comunicação;
autor do livro “Projetando com Arqui 3D” – Ed. Érica – São Paulo – 1999

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias