Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Templo Memorial – Restauração e Reconstrução – livro de Felipe Altermann

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O estudante de arquitetura Felipe Altermann é autor da obra Templo Memorial – Restauração e Reconstrução , resultado do Projeto de Residência Acadêmica, que teve orientação do professor e arquiteto José Albano Volkmer, presidente do IAB-RS. O livro trata da restauração e reconstrução do Templo da IECLB de Santa Cruz do Sul, abordando desde a história dos templos desta confissão religiosa na cidade até sua arquitetura e processos de restauro. O livro é bilíngüe (em português e alemão), e está à venda em Santa Cruz do Sul e em Porto Alegre, na Livraria do Arquiteto. O lançamento ocorreu no dia 3 de dezembro, em cerimônia oficial no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Leia abaixo um trecho do texto de apresentação do livro, de autoria de José Albano Volkmer. “O Projeto Residência Acadêmica do estudante de arquitetura e urbanismo Felipe Altermann se caracteriza, pois, por uma investigação do processo de intervenção no Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB -, no Centro da Cidade de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em especial, o Projeto objetivou a observação, o estudo, o acompanhamento e a elaboração de um livro de registro da história recente do Templo, envolvendo entrevistas, consultas, leituras, estudos e apreciações críticas sobre o processo de restauração deste edifício religioso.
A publicação desta obra, portanto, é o coroamento de um enorme esforço de integração da universidade com a comunidade de Santa Cruz do Sul e, em particular, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS com o Templo da IECLB/Centro de Santa Cruz do Sul, numa enriquecedora síntese de processo de indagação acadêmica e de interpretação do processo de salvamento do edifício e das motivações da comunidade confessional e da sociedade local.”
Arq. José Albano Volkmer

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →