Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Templo Memorial – Restauração e Reconstrução – livro de Felipe Altermann

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O estudante de arquitetura Felipe Altermann é autor da obra Templo Memorial – Restauração e Reconstrução , resultado do Projeto de Residência Acadêmica, que teve orientação do professor e arquiteto José Albano Volkmer, presidente do IAB-RS. O livro trata da restauração e reconstrução do Templo da IECLB de Santa Cruz do Sul, abordando desde a história dos templos desta confissão religiosa na cidade até sua arquitetura e processos de restauro. O livro é bilíngüe (em português e alemão), e está à venda em Santa Cruz do Sul e em Porto Alegre, na Livraria do Arquiteto. O lançamento ocorreu no dia 3 de dezembro, em cerimônia oficial no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Leia abaixo um trecho do texto de apresentação do livro, de autoria de José Albano Volkmer. “O Projeto Residência Acadêmica do estudante de arquitetura e urbanismo Felipe Altermann se caracteriza, pois, por uma investigação do processo de intervenção no Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB -, no Centro da Cidade de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em especial, o Projeto objetivou a observação, o estudo, o acompanhamento e a elaboração de um livro de registro da história recente do Templo, envolvendo entrevistas, consultas, leituras, estudos e apreciações críticas sobre o processo de restauração deste edifício religioso.
A publicação desta obra, portanto, é o coroamento de um enorme esforço de integração da universidade com a comunidade de Santa Cruz do Sul e, em particular, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS com o Templo da IECLB/Centro de Santa Cruz do Sul, numa enriquecedora síntese de processo de indagação acadêmica e de interpretação do processo de salvamento do edifício e das motivações da comunidade confessional e da sociedade local.”
Arq. José Albano Volkmer

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →