Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Transporte coletivo em Porto Alegre foi pauta de live do IAB RS #emcasa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A pandemia de Covid-19 expôs ainda mais os problemas já enfrentados no transporte público de Porto Alegre e esse foi o assunto da live “Quartas no IAB RS”, realizada na noite desta quarta, dia 24.

O evento online teve participação da arquiteta e urbanista Alice Rauber, que integra a rede Urbanismo Contra o Corona; do professor do Departamento de Urbanismo da Ufrgs Júlio Celso Vargas; da vereadora Karen Santos (PSOL), militante do coletivo Alicerce; e do economista André Coutinho Augustin, pesquisador do Observatório das Metrópoles em Porto Alegre.

Alice iniciou o debate apresentando uma nova leitura para o mapeamento da Covid-19 na Capital, trabalho que pode auxiliar a entender a forma de avanço da doença para, a partir disso, pensar políticas públicas eficientes para controle da disseminação.

A partir dessa avaliação, Karen e André apontaram como erro da prefeitura a redução no número de linhas no período de quarentena. Embora haja grande redução de passageiros, parcela da população segue trabalhando, especialmente nas atividades consideradas essenciais.

“O ideal é que nem se precisasse usar ônibus. Mas, já que precisa, prefeitura deveria oferecer mais ônibus”, alertou André. O que acontece, entretanto, é que a prefeitura cedeu à pressão empresarial ao permitir o corte de linhas justamente durante a pandemia.

“Algumas linhas da Zona Sul foram assumidas pela Carris, o que mostra a necessidade da empresa pública”, defende Karen. André pondera: “a Carris agora assume linhas mais deficitárias para depois dizer que tem prejuízo e justificar a privatização”.

Em sua intervenção, Vargas defendeu o transporte coletivo público, e criticou o discurso do futuro da mobilidade como serviço – lógica dos aplicativos de transporte. “Parece solução, mas é mais uma pegadinha do capital”, disse, lembrando que zonas de baixa renda da cidade não são atendidas pelas empresas privadas prestadoras deste serviço.

Para Vargas, o caminho não é individualizar a solução do problema, pois “a coletividade não vai morrer”. André completou que “a rua é necessariamente pública”, exemplificando que os carros só existem porque o poder público constrói e regula estradas, além de financiar empresas. Exemplo disso está no gasto previsto pela Lei Orçamentária Anual de 2020 para infraestrutura viária em Porto Alegre, que é de R$ 181.544.435.

Ao final, Alice provocou a relação entre as pautas de saúde e de mobilidade, ao avaliar que é mais barato subsidiar o transporte público agora a financiar um leito em UTI. “Falta as políticas públicas estarem conectadas”.

A atividade foi mediada por Bruna Tavares, diretora de comunicação do IAB RS, e contou com a participação do presidente da entidade Rafael Passos. O vídeo está disponível na página do IAB RS no facebook.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →