Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Transporte coletivo em Porto Alegre foi pauta de live do IAB RS #emcasa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A pandemia de Covid-19 expôs ainda mais os problemas já enfrentados no transporte público de Porto Alegre e esse foi o assunto da live “Quartas no IAB RS”, realizada na noite desta quarta, dia 24.

O evento online teve participação da arquiteta e urbanista Alice Rauber, que integra a rede Urbanismo Contra o Corona; do professor do Departamento de Urbanismo da Ufrgs Júlio Celso Vargas; da vereadora Karen Santos (PSOL), militante do coletivo Alicerce; e do economista André Coutinho Augustin, pesquisador do Observatório das Metrópoles em Porto Alegre.

Alice iniciou o debate apresentando uma nova leitura para o mapeamento da Covid-19 na Capital, trabalho que pode auxiliar a entender a forma de avanço da doença para, a partir disso, pensar políticas públicas eficientes para controle da disseminação.

A partir dessa avaliação, Karen e André apontaram como erro da prefeitura a redução no número de linhas no período de quarentena. Embora haja grande redução de passageiros, parcela da população segue trabalhando, especialmente nas atividades consideradas essenciais.

“O ideal é que nem se precisasse usar ônibus. Mas, já que precisa, prefeitura deveria oferecer mais ônibus”, alertou André. O que acontece, entretanto, é que a prefeitura cedeu à pressão empresarial ao permitir o corte de linhas justamente durante a pandemia.

“Algumas linhas da Zona Sul foram assumidas pela Carris, o que mostra a necessidade da empresa pública”, defende Karen. André pondera: “a Carris agora assume linhas mais deficitárias para depois dizer que tem prejuízo e justificar a privatização”.

Em sua intervenção, Vargas defendeu o transporte coletivo público, e criticou o discurso do futuro da mobilidade como serviço – lógica dos aplicativos de transporte. “Parece solução, mas é mais uma pegadinha do capital”, disse, lembrando que zonas de baixa renda da cidade não são atendidas pelas empresas privadas prestadoras deste serviço.

Para Vargas, o caminho não é individualizar a solução do problema, pois “a coletividade não vai morrer”. André completou que “a rua é necessariamente pública”, exemplificando que os carros só existem porque o poder público constrói e regula estradas, além de financiar empresas. Exemplo disso está no gasto previsto pela Lei Orçamentária Anual de 2020 para infraestrutura viária em Porto Alegre, que é de R$ 181.544.435.

Ao final, Alice provocou a relação entre as pautas de saúde e de mobilidade, ao avaliar que é mais barato subsidiar o transporte público agora a financiar um leito em UTI. “Falta as políticas públicas estarem conectadas”.

A atividade foi mediada por Bruna Tavares, diretora de comunicação do IAB RS, e contou com a participação do presidente da entidade Rafael Passos. O vídeo está disponível na página do IAB RS no facebook.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →