Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Transporte coletivo em Porto Alegre foi pauta de live do IAB RS #emcasa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A pandemia de Covid-19 expôs ainda mais os problemas já enfrentados no transporte público de Porto Alegre e esse foi o assunto da live “Quartas no IAB RS”, realizada na noite desta quarta, dia 24.

O evento online teve participação da arquiteta e urbanista Alice Rauber, que integra a rede Urbanismo Contra o Corona; do professor do Departamento de Urbanismo da Ufrgs Júlio Celso Vargas; da vereadora Karen Santos (PSOL), militante do coletivo Alicerce; e do economista André Coutinho Augustin, pesquisador do Observatório das Metrópoles em Porto Alegre.

Alice iniciou o debate apresentando uma nova leitura para o mapeamento da Covid-19 na Capital, trabalho que pode auxiliar a entender a forma de avanço da doença para, a partir disso, pensar políticas públicas eficientes para controle da disseminação.

A partir dessa avaliação, Karen e André apontaram como erro da prefeitura a redução no número de linhas no período de quarentena. Embora haja grande redução de passageiros, parcela da população segue trabalhando, especialmente nas atividades consideradas essenciais.

“O ideal é que nem se precisasse usar ônibus. Mas, já que precisa, prefeitura deveria oferecer mais ônibus”, alertou André. O que acontece, entretanto, é que a prefeitura cedeu à pressão empresarial ao permitir o corte de linhas justamente durante a pandemia.

“Algumas linhas da Zona Sul foram assumidas pela Carris, o que mostra a necessidade da empresa pública”, defende Karen. André pondera: “a Carris agora assume linhas mais deficitárias para depois dizer que tem prejuízo e justificar a privatização”.

Em sua intervenção, Vargas defendeu o transporte coletivo público, e criticou o discurso do futuro da mobilidade como serviço – lógica dos aplicativos de transporte. “Parece solução, mas é mais uma pegadinha do capital”, disse, lembrando que zonas de baixa renda da cidade não são atendidas pelas empresas privadas prestadoras deste serviço.

Para Vargas, o caminho não é individualizar a solução do problema, pois “a coletividade não vai morrer”. André completou que “a rua é necessariamente pública”, exemplificando que os carros só existem porque o poder público constrói e regula estradas, além de financiar empresas. Exemplo disso está no gasto previsto pela Lei Orçamentária Anual de 2020 para infraestrutura viária em Porto Alegre, que é de R$ 181.544.435.

Ao final, Alice provocou a relação entre as pautas de saúde e de mobilidade, ao avaliar que é mais barato subsidiar o transporte público agora a financiar um leito em UTI. “Falta as políticas públicas estarem conectadas”.

A atividade foi mediada por Bruna Tavares, diretora de comunicação do IAB RS, e contou com a participação do presidente da entidade Rafael Passos. O vídeo está disponível na página do IAB RS no facebook.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →