Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Treinamento em Ecovilas – Curso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

(http://www.integria.org/) De 21 a 25 de abril será realizado o curso Treinamento em Ecovilas, que é dividido em dois módulos intitulados “Ecovilas: Novas Fronteiras para a Sustentabilidade” e “Teia Social das Ecovilas”. O curso é facilitado por May East, ecofeminista e educadora, e terá sede em Picada Café, distante 80 km de Porto Alegre. As inscrições para o curso serão realizadas via e-mail. Veja abaixo o programa do curso. +info>> 51 9189-1813 | www.integria.org (http://www.integria.org/) | info@integria.org (mailto:info@integria.org) Módulo 1
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade Módulo 2
Teia Social das Ecovilas
braçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento – Movendo o planeta para uma sociedade de comunidades sustentáveis facilitado por: May East Abril 21-25, 2004 Picada Café, RS, Brasil Módulo 1
Abril 21-23
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade O movimento de ecovilas é um movimento global que está unindo Oriente e Ocidente, Norte e Sul numa agenda comum. Seus princípios têm sido aplicados em contextos rurais e urbanos, em países nos mais diversos estágios de desenvolvimento, promovendo soluções para necessidades humanas e sociais ao mesmo tempo em que protegendo o meio-ambiente e melhorando a qualidade de vida de todos os seres. De 9 ecovilas em 1995 somos hoje mais de 15.000 conectadas através da Global Ecovillage Network -GEN (Rede Global de Ecovilas) transformando no que hoje é chamado de “Revolução do Habitat” Este seminário pretende dar uma visão global do movimento de ecovilas que vem promovendo assentamentos humanos sustentáveis no Brasil e no mundo. Iremos também explorar os princípios que formam o modelo de ecovila e como traduzi-los para o contexto urbano e rural brasileiros. Tópicos a serem explorados incluem oito niveis de sustentabilidade no contexto de:
1-produção local de comida orgânica/biodinâmica,
2-utilização de sistemas de energia renováveis;
3-bio-construção;
4-criação de esquemas de apoio social e familiar;
5-diversidade transcultural;
6-experiência com novos processos de tomada de decisão, governança circular
7-socio-economia solidária, baseada nos conceitos de localização e simplicidade voluntária.
8- saúde integrada;
9-educação transdisciplinar. Módulo 2
Teia Social das Ecovilas – Abril 23-25
Abraçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento
Em grupos verdadeiramente circulares, as diferenças são um sinal de saúde e um convite à criatividade. Este workshop é dedicado ao desenvolvimento de habilidades para se trabalhar com diferenças em pequenos e grandes grupos no contexto de ecovilas, organizações e instituições. Vamos aprender uma variedade de métodos e ferramentas simples que propiciarão inspiração renovada na liderança de grupos circulares.
Tópicos incluem:
* Como dar real boas vindas à diversidade;
* Compreensão das raízes da nossa resistência ao conflito;
* Formas de aumentar participação e dinamismo do grupo ;
* Abordagens criativas para trabalharmos com situações desafiantes;
* Trabalho interno;
*Trabalho com rank, privilégio e poder;
* Princípios básicos para se alcançar consenso.
Com um formato experiencial este módulo pretende, através de danças, cantos, círculos e fórum aberto re-despertar nosso espírito evolutivo, reafirmar nosso poder de transformação e elaborar estratégias de ação e mudança para a criação sem demora de uma cultura de sustentabilidade no Brasil e no mundo.
Facilitadora: May East
Brasileira, compositora, ecofeminista, educadora, conferencista internacional, mãe. Trabalha internacionalmente com movimento da transdiciplinaridade, ecofeminismo e movimento global das ecovilas. Há 12 anos mora na Comunidade Findhorn Foundation onde é atualmente membro do Conselho Diretor e Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a GEN- Global Ecovillage Network. May East é Coordenadora de Educacao do Projeto de Ecovila de Findhorn.
Local: O curso será realizado em regime de imersão no INTEGRIA – Centro de Vivências, em Picada Café distante cerca de 80 km de Porto Alegre. Trata-se de um local especialmente concebido e estruturado para sediar o aprendizado vivencial, para o desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano.
Data: Abril 21-25, 2004
O valor inclui o curso, hospedagem completa em quartos com banheiro compartilhado e todas as refeições. Hospedagem em apartamentos/cabanas disponível. Consultar.
Para outros módulos do Treinamento e programação completa, favor acessar www.integria.org
Informações
Tel: (51) 918 918 13
e-mail: info@integria.org (mailto:info@integria.org)
www.integria.org (http://www.integria.org/)
inscrições via e-mail

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →