Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Treinamento em Ecovilas – Curso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

(http://www.integria.org/) De 21 a 25 de abril será realizado o curso Treinamento em Ecovilas, que é dividido em dois módulos intitulados “Ecovilas: Novas Fronteiras para a Sustentabilidade” e “Teia Social das Ecovilas”. O curso é facilitado por May East, ecofeminista e educadora, e terá sede em Picada Café, distante 80 km de Porto Alegre. As inscrições para o curso serão realizadas via e-mail. Veja abaixo o programa do curso. +info>> 51 9189-1813 | www.integria.org (http://www.integria.org/) | info@integria.org (mailto:info@integria.org) Módulo 1
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade Módulo 2
Teia Social das Ecovilas
braçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento – Movendo o planeta para uma sociedade de comunidades sustentáveis facilitado por: May East Abril 21-25, 2004 Picada Café, RS, Brasil Módulo 1
Abril 21-23
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade O movimento de ecovilas é um movimento global que está unindo Oriente e Ocidente, Norte e Sul numa agenda comum. Seus princípios têm sido aplicados em contextos rurais e urbanos, em países nos mais diversos estágios de desenvolvimento, promovendo soluções para necessidades humanas e sociais ao mesmo tempo em que protegendo o meio-ambiente e melhorando a qualidade de vida de todos os seres. De 9 ecovilas em 1995 somos hoje mais de 15.000 conectadas através da Global Ecovillage Network -GEN (Rede Global de Ecovilas) transformando no que hoje é chamado de “Revolução do Habitat” Este seminário pretende dar uma visão global do movimento de ecovilas que vem promovendo assentamentos humanos sustentáveis no Brasil e no mundo. Iremos também explorar os princípios que formam o modelo de ecovila e como traduzi-los para o contexto urbano e rural brasileiros. Tópicos a serem explorados incluem oito niveis de sustentabilidade no contexto de:
1-produção local de comida orgânica/biodinâmica,
2-utilização de sistemas de energia renováveis;
3-bio-construção;
4-criação de esquemas de apoio social e familiar;
5-diversidade transcultural;
6-experiência com novos processos de tomada de decisão, governança circular
7-socio-economia solidária, baseada nos conceitos de localização e simplicidade voluntária.
8- saúde integrada;
9-educação transdisciplinar. Módulo 2
Teia Social das Ecovilas – Abril 23-25
Abraçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento
Em grupos verdadeiramente circulares, as diferenças são um sinal de saúde e um convite à criatividade. Este workshop é dedicado ao desenvolvimento de habilidades para se trabalhar com diferenças em pequenos e grandes grupos no contexto de ecovilas, organizações e instituições. Vamos aprender uma variedade de métodos e ferramentas simples que propiciarão inspiração renovada na liderança de grupos circulares.
Tópicos incluem:
* Como dar real boas vindas à diversidade;
* Compreensão das raízes da nossa resistência ao conflito;
* Formas de aumentar participação e dinamismo do grupo ;
* Abordagens criativas para trabalharmos com situações desafiantes;
* Trabalho interno;
*Trabalho com rank, privilégio e poder;
* Princípios básicos para se alcançar consenso.
Com um formato experiencial este módulo pretende, através de danças, cantos, círculos e fórum aberto re-despertar nosso espírito evolutivo, reafirmar nosso poder de transformação e elaborar estratégias de ação e mudança para a criação sem demora de uma cultura de sustentabilidade no Brasil e no mundo.
Facilitadora: May East
Brasileira, compositora, ecofeminista, educadora, conferencista internacional, mãe. Trabalha internacionalmente com movimento da transdiciplinaridade, ecofeminismo e movimento global das ecovilas. Há 12 anos mora na Comunidade Findhorn Foundation onde é atualmente membro do Conselho Diretor e Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a GEN- Global Ecovillage Network. May East é Coordenadora de Educacao do Projeto de Ecovila de Findhorn.
Local: O curso será realizado em regime de imersão no INTEGRIA – Centro de Vivências, em Picada Café distante cerca de 80 km de Porto Alegre. Trata-se de um local especialmente concebido e estruturado para sediar o aprendizado vivencial, para o desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano.
Data: Abril 21-25, 2004
O valor inclui o curso, hospedagem completa em quartos com banheiro compartilhado e todas as refeições. Hospedagem em apartamentos/cabanas disponível. Consultar.
Para outros módulos do Treinamento e programação completa, favor acessar www.integria.org
Informações
Tel: (51) 918 918 13
e-mail: info@integria.org (mailto:info@integria.org)
www.integria.org (http://www.integria.org/)
inscrições via e-mail

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →