Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Treinamento em Ecovilas – Curso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

(http://www.integria.org/) De 21 a 25 de abril será realizado o curso Treinamento em Ecovilas, que é dividido em dois módulos intitulados “Ecovilas: Novas Fronteiras para a Sustentabilidade” e “Teia Social das Ecovilas”. O curso é facilitado por May East, ecofeminista e educadora, e terá sede em Picada Café, distante 80 km de Porto Alegre. As inscrições para o curso serão realizadas via e-mail. Veja abaixo o programa do curso. +info>> 51 9189-1813 | www.integria.org (http://www.integria.org/) | info@integria.org (mailto:info@integria.org) Módulo 1
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade Módulo 2
Teia Social das Ecovilas
braçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento – Movendo o planeta para uma sociedade de comunidades sustentáveis facilitado por: May East Abril 21-25, 2004 Picada Café, RS, Brasil Módulo 1
Abril 21-23
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade O movimento de ecovilas é um movimento global que está unindo Oriente e Ocidente, Norte e Sul numa agenda comum. Seus princípios têm sido aplicados em contextos rurais e urbanos, em países nos mais diversos estágios de desenvolvimento, promovendo soluções para necessidades humanas e sociais ao mesmo tempo em que protegendo o meio-ambiente e melhorando a qualidade de vida de todos os seres. De 9 ecovilas em 1995 somos hoje mais de 15.000 conectadas através da Global Ecovillage Network -GEN (Rede Global de Ecovilas) transformando no que hoje é chamado de “Revolução do Habitat” Este seminário pretende dar uma visão global do movimento de ecovilas que vem promovendo assentamentos humanos sustentáveis no Brasil e no mundo. Iremos também explorar os princípios que formam o modelo de ecovila e como traduzi-los para o contexto urbano e rural brasileiros. Tópicos a serem explorados incluem oito niveis de sustentabilidade no contexto de:
1-produção local de comida orgânica/biodinâmica,
2-utilização de sistemas de energia renováveis;
3-bio-construção;
4-criação de esquemas de apoio social e familiar;
5-diversidade transcultural;
6-experiência com novos processos de tomada de decisão, governança circular
7-socio-economia solidária, baseada nos conceitos de localização e simplicidade voluntária.
8- saúde integrada;
9-educação transdisciplinar. Módulo 2
Teia Social das Ecovilas – Abril 23-25
Abraçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento
Em grupos verdadeiramente circulares, as diferenças são um sinal de saúde e um convite à criatividade. Este workshop é dedicado ao desenvolvimento de habilidades para se trabalhar com diferenças em pequenos e grandes grupos no contexto de ecovilas, organizações e instituições. Vamos aprender uma variedade de métodos e ferramentas simples que propiciarão inspiração renovada na liderança de grupos circulares.
Tópicos incluem:
* Como dar real boas vindas à diversidade;
* Compreensão das raízes da nossa resistência ao conflito;
* Formas de aumentar participação e dinamismo do grupo ;
* Abordagens criativas para trabalharmos com situações desafiantes;
* Trabalho interno;
*Trabalho com rank, privilégio e poder;
* Princípios básicos para se alcançar consenso.
Com um formato experiencial este módulo pretende, através de danças, cantos, círculos e fórum aberto re-despertar nosso espírito evolutivo, reafirmar nosso poder de transformação e elaborar estratégias de ação e mudança para a criação sem demora de uma cultura de sustentabilidade no Brasil e no mundo.
Facilitadora: May East
Brasileira, compositora, ecofeminista, educadora, conferencista internacional, mãe. Trabalha internacionalmente com movimento da transdiciplinaridade, ecofeminismo e movimento global das ecovilas. Há 12 anos mora na Comunidade Findhorn Foundation onde é atualmente membro do Conselho Diretor e Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a GEN- Global Ecovillage Network. May East é Coordenadora de Educacao do Projeto de Ecovila de Findhorn.
Local: O curso será realizado em regime de imersão no INTEGRIA – Centro de Vivências, em Picada Café distante cerca de 80 km de Porto Alegre. Trata-se de um local especialmente concebido e estruturado para sediar o aprendizado vivencial, para o desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano.
Data: Abril 21-25, 2004
O valor inclui o curso, hospedagem completa em quartos com banheiro compartilhado e todas as refeições. Hospedagem em apartamentos/cabanas disponível. Consultar.
Para outros módulos do Treinamento e programação completa, favor acessar www.integria.org
Informações
Tel: (51) 918 918 13
e-mail: info@integria.org (mailto:info@integria.org)
www.integria.org (http://www.integria.org/)
inscrições via e-mail

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →