Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

O primeiro dia da Trienal contou com dois eventos institucionais logo pela manhã, como a 21ª Reunião do Fórum de Presidentes e o 23º Seminário Regional da CED-CAU/BR, que abordou a ética no exercício profissional e o tema da Reserva Técnica.

Já o turno da tarde reservou espaço para a primeira de uma série de sessões temáticas. Realizado no Solar do IAB RS, o encontro tratou de acervos e direitos humanos, e foi uma prévia do que estava por vir: o lançamento do Centro de Memória CAU/RS e a palestra sobre conservação da documentação arquitetônica brasileira. Mas antes, o show de Elias Barboza e Trio arrancou aplausos do público presente, representando a primeira atividade cultural da Trienal.

Antes de abrir a Trienal oficialmente, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, agradeceu à equipe do Conselho, responsável pela organização do evento, e fez um breve resumo das atrações que estavam por vir. Entre os destaques, a palestra com a arquiteta e urbanista, apresentadora do programa Decora, no GNT, Stephanie Ribeiro. Ela faz sua apresentação na sexta-feira, dia 18, no Theatro São Pedro. “Precisamos levar a arquitetura a todos os palcos da sociedade”, lembrou Tiago, sobre a importância de ampliar o conhecimento a respeito do trabalho de arquitetos e urbanistas ser acessível para todos.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou o lançamento do Centro de Memória do CAU/RS e também o lançamento de uma carta do Fórum BR Cidades, propondo linhas políticas para retomada das políticas públicas urbanas. “A realidade polítca nos demanda esse tipo de organização coletiva”, disse.

Os presentes puderam conferir, ainda, a abertura das exposições com os projetos vencedores do Concurso Iconicidades e as imagens vencedoras e menções honrosas do concurso “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul”, promovido pelo CAU/RS.

A primeira noite da Trienal foi encerrada com grande confraternização no Bar do IAB. Até sábado tem muito mais! Já garantiu sua vaga? Clique aqui e confira a programação completa.

Confira alguns registros:

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →