Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Um Conselho para Realizar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

UM CONSELHO PARA REALIZAR

Um Conselho é autarquia pública, portanto uma instituição do Estado o qual delega aos profissionais a proteção da sociedade ante eventuais práticas lesivas efetuadas por algum dos profissionais nele registrados. Deve ainda coibir o exercício ilegal da profissão, e garantir que toda a cadeia produtiva atue dentro dos limites estabelecidos pela Lei e pelo Código de Ética por ele determinado.

Tais objetivos essenciais são cumpridos a partir de ações como a fiscalização do exercício profissional, mas não unicamente. Há muito mais a fazer em prol tanto da profissão que regulamenta quanto da sociedade que o autoriza. Promover a Arquitetura e Urbanismo e demonstrar à sociedade, ao Estado e ao mercado sua importância estratégica para o melhor desenvolvimento da Nação, sua sociedade e seu território, é imperativo ao CAU. Esta ação só alcançará a devida eficácia se levada a cabo de forma complementar com as entidades de arquitetos e urbanistas, e em colaboração com o conjunto dos profissionais é condição indispensável para alcançar estes objetivos.

O CAU deve priorizar também a melhoria das condições materiais e imateriais de trabalho em todos os setores (público, privado, empresarial, acadêmico, entre outros), a ampliação do mercado e a qualificação da formação profissional em todos os níveis.

Implantar estratégias de divulgação da Arquitetura e Urbanismo e seu papel para a qualidade de vida e o (tão bradado, mas pouco efetivado) desenvolvimento sustentável é ação urgente para que retomemos o protagonismo vilipendiado por outras áreas profissionais na tomada das decisões. no âmbito tanto do mercado imobiliário quanto na gestão e no planejamento das cidades brasileiras.

Atuar para a promoção e efetividade de políticas públicas de Assistência Técnica à Habitação das populações pobres de modo integrado às demais políticas territoriais (regularização fundiária, qualificação urbana, oferta de serviços e infraestrutura) é outra tarefa prioritária. Esta é uma das principais contribuições da arquitetura e urbanismo para o combate às desigualdades socioespaciais que afligem nossas cidades. Além disso, é fundamental para ampliarmos nosso campo de atuação, posto que estamos alcançando índices de profissionais por habitantes semelhantes a países como Inglaterra, Estados Unidos e França, mas nossa atuação está restrita a apenas 15% da população, conforme pesquisa realizada pelo CAU através do Instituto Datafolha.

Um Conselho capaz de levar a cabo tais tarefas não se constrói da noite para o dia. É necessário conjugar experiência, competência e inovação. A "Chapa 3 – Profissionais para Realizar" tem propostas elaboradas a partir de décadas de acúmulo de debate e construção junto às entidades associativas, em especial o IAB RS. Este legado é representado pela experiência de colegas comprometidos com a arquitetura e urbanismo tanto nas entidades, quanto na prática cotidiana da profissão. Soma-se a esta experiência as ideias de jovens profissionais atuantes em diversas áreas e em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Um grupo identificado pela diversidade e comprometido com um Conselho atuante, inovador, ético, plural, independente e apartidário.

 

O IAB RS apoia a Chapa 3.
No próximo dia 31 de outubro apoie você também, vote Chapa 3

CHAPA 3 CAU/RS
PROFISSIONAIS PARA REALIZAR
O CAU que a profissão exige.
O CAU que os profissionais merecem.
O CAU que a sociedade necessita.

Acesse a fanpage:
https://www.facebook.com/Chapa3CAURS/

Conheça a plataforma:
http://chapa3caurs.com.br/site/plataforma/

Saiba mais sobre os candidatos:
http://chapa3caurs.com.br/site/integrantes/

#chapa3caurs
#profissionaispararealizar
#estoucomachapa3
#EleiçõesCAURS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →