Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Um Conselho para Realizar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

UM CONSELHO PARA REALIZAR

Um Conselho é autarquia pública, portanto uma instituição do Estado o qual delega aos profissionais a proteção da sociedade ante eventuais práticas lesivas efetuadas por algum dos profissionais nele registrados. Deve ainda coibir o exercício ilegal da profissão, e garantir que toda a cadeia produtiva atue dentro dos limites estabelecidos pela Lei e pelo Código de Ética por ele determinado.

Tais objetivos essenciais são cumpridos a partir de ações como a fiscalização do exercício profissional, mas não unicamente. Há muito mais a fazer em prol tanto da profissão que regulamenta quanto da sociedade que o autoriza. Promover a Arquitetura e Urbanismo e demonstrar à sociedade, ao Estado e ao mercado sua importância estratégica para o melhor desenvolvimento da Nação, sua sociedade e seu território, é imperativo ao CAU. Esta ação só alcançará a devida eficácia se levada a cabo de forma complementar com as entidades de arquitetos e urbanistas, e em colaboração com o conjunto dos profissionais é condição indispensável para alcançar estes objetivos.

O CAU deve priorizar também a melhoria das condições materiais e imateriais de trabalho em todos os setores (público, privado, empresarial, acadêmico, entre outros), a ampliação do mercado e a qualificação da formação profissional em todos os níveis.

Implantar estratégias de divulgação da Arquitetura e Urbanismo e seu papel para a qualidade de vida e o (tão bradado, mas pouco efetivado) desenvolvimento sustentável é ação urgente para que retomemos o protagonismo vilipendiado por outras áreas profissionais na tomada das decisões. no âmbito tanto do mercado imobiliário quanto na gestão e no planejamento das cidades brasileiras.

Atuar para a promoção e efetividade de políticas públicas de Assistência Técnica à Habitação das populações pobres de modo integrado às demais políticas territoriais (regularização fundiária, qualificação urbana, oferta de serviços e infraestrutura) é outra tarefa prioritária. Esta é uma das principais contribuições da arquitetura e urbanismo para o combate às desigualdades socioespaciais que afligem nossas cidades. Além disso, é fundamental para ampliarmos nosso campo de atuação, posto que estamos alcançando índices de profissionais por habitantes semelhantes a países como Inglaterra, Estados Unidos e França, mas nossa atuação está restrita a apenas 15% da população, conforme pesquisa realizada pelo CAU através do Instituto Datafolha.

Um Conselho capaz de levar a cabo tais tarefas não se constrói da noite para o dia. É necessário conjugar experiência, competência e inovação. A "Chapa 3 – Profissionais para Realizar" tem propostas elaboradas a partir de décadas de acúmulo de debate e construção junto às entidades associativas, em especial o IAB RS. Este legado é representado pela experiência de colegas comprometidos com a arquitetura e urbanismo tanto nas entidades, quanto na prática cotidiana da profissão. Soma-se a esta experiência as ideias de jovens profissionais atuantes em diversas áreas e em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Um grupo identificado pela diversidade e comprometido com um Conselho atuante, inovador, ético, plural, independente e apartidário.

 

O IAB RS apoia a Chapa 3.
No próximo dia 31 de outubro apoie você também, vote Chapa 3

CHAPA 3 CAU/RS
PROFISSIONAIS PARA REALIZAR
O CAU que a profissão exige.
O CAU que os profissionais merecem.
O CAU que a sociedade necessita.

Acesse a fanpage:
https://www.facebook.com/Chapa3CAURS/

Conheça a plataforma:
http://chapa3caurs.com.br/site/plataforma/

Saiba mais sobre os candidatos:
http://chapa3caurs.com.br/site/integrantes/

#chapa3caurs
#profissionaispararealizar
#estoucomachapa3
#EleiçõesCAURS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →