Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UM GÊNIO COMO REFERÊNCIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Apesar de entristecidos pelo recente falecimento do nosso mestre Oscar Niemeyer, os arquitetos brasileiros têm muito a comemorar.  O dia 15 de dezembro de 2012 seria o aniversário de 105 anos do maior arquiteto brasileiro de todos os tempos.  Além disso, hoje comemoramos o aniversário de um ano do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), um conselho exclusivo dos arquitetos, agora desvinculados do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), resultado da luta de gerações de arquitetos, inclusive com o apoio decisivo de Oscar Niemayer. Comemoramos ainda o Dia do Arquiteto, data escolhida para fazer a necessária homenagem ao nosso maior arquiteto e por haver coincidido com a posse do novo Conselho.
Os arquitetos e urbanistas brasileiros vivem um momento especial, assistimos ampliar o respeito e reconhecimento da nossa profissão e estamos em um momento de aquecimento do mercado e consolidação da profissão.  Entretanto, a sociedade ainda pode usufruir muito mais da atuação dos arquitetos, afinal somos um dos principais profissionais responsáveis pelo planejamento, projeto e construção das cidades.
Os arquitetos são responsáveis pelo desenho da cidade, das vias, praças e parques, na qualificação dos espaços públicos e tem histórico de lutas pela preservação e recuperação do patrimônio histórico das cidades e na defesa e preservação do meio ambiente e sua necessária harmonização com as áreas urbanizadas. Entendemos, assim como recomenda a legislação, que estes projetos e obras devem ser realizados através de Concursos Públicos de Arquitetura, para que os edifícios e obras públicas não sejam contratados pelo menor preço em detrimento do critério de qualidade. Nossa categoria também trabalha intensamente com habitação social e está buscando a implantação efetiva da lei da Assistência Técnica, que irá oferecer o serviço dos arquitetos gratuitamente para as famílias de baixa renda, tal como um SUS da habitação. Com todas estas ações e muitos outros projetos, estamos fortalecendo a ação do Instituto dos Arquitetos do Brasil e das entidades em Porto Alegre e reforçando a organização no interior do estado, visto que já há mais profissionais atuando no interior que na capital.
A sociedade está compreendendo que o arquiteto é o profissional habilitado para tratar dos problemas referentes à organização do espaço, desde o interior de uma casa ou uma edificação, até um parque e o planejamento de uma cidade inteira, e faz isto unindo a beleza com a funcionalidade e construindo com equilíbrio entre a técnica e a arte. E todo este trabalho é colocado em prática tendo como referência o arquiteto Oscar Niemeyer, que tanto orgulha os brasileiros com suas construções, consideradas verdadeiras obras de arte e técnica.
Dificilmente teremos outro Oscar Niemeyer, mas podemos garantir que os arquitetos de hoje estão preparados  e qualificados para honrar o seu legado e para atuar com competência e segurança e com o enorme privilégio de poder ter um gênio como referência.

Tiago Holzmann da Silva
Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/RS
(publicado em Zero Hora, 15 de dezembro de 2012, Dia do Arquiteto)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →