Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UM GÊNIO COMO REFERÊNCIA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Apesar de entristecidos pelo recente falecimento do nosso mestre Oscar Niemeyer, os arquitetos brasileiros têm muito a comemorar.  O dia 15 de dezembro de 2012 seria o aniversário de 105 anos do maior arquiteto brasileiro de todos os tempos.  Além disso, hoje comemoramos o aniversário de um ano do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), um conselho exclusivo dos arquitetos, agora desvinculados do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), resultado da luta de gerações de arquitetos, inclusive com o apoio decisivo de Oscar Niemayer. Comemoramos ainda o Dia do Arquiteto, data escolhida para fazer a necessária homenagem ao nosso maior arquiteto e por haver coincidido com a posse do novo Conselho.
Os arquitetos e urbanistas brasileiros vivem um momento especial, assistimos ampliar o respeito e reconhecimento da nossa profissão e estamos em um momento de aquecimento do mercado e consolidação da profissão.  Entretanto, a sociedade ainda pode usufruir muito mais da atuação dos arquitetos, afinal somos um dos principais profissionais responsáveis pelo planejamento, projeto e construção das cidades.
Os arquitetos são responsáveis pelo desenho da cidade, das vias, praças e parques, na qualificação dos espaços públicos e tem histórico de lutas pela preservação e recuperação do patrimônio histórico das cidades e na defesa e preservação do meio ambiente e sua necessária harmonização com as áreas urbanizadas. Entendemos, assim como recomenda a legislação, que estes projetos e obras devem ser realizados através de Concursos Públicos de Arquitetura, para que os edifícios e obras públicas não sejam contratados pelo menor preço em detrimento do critério de qualidade. Nossa categoria também trabalha intensamente com habitação social e está buscando a implantação efetiva da lei da Assistência Técnica, que irá oferecer o serviço dos arquitetos gratuitamente para as famílias de baixa renda, tal como um SUS da habitação. Com todas estas ações e muitos outros projetos, estamos fortalecendo a ação do Instituto dos Arquitetos do Brasil e das entidades em Porto Alegre e reforçando a organização no interior do estado, visto que já há mais profissionais atuando no interior que na capital.
A sociedade está compreendendo que o arquiteto é o profissional habilitado para tratar dos problemas referentes à organização do espaço, desde o interior de uma casa ou uma edificação, até um parque e o planejamento de uma cidade inteira, e faz isto unindo a beleza com a funcionalidade e construindo com equilíbrio entre a técnica e a arte. E todo este trabalho é colocado em prática tendo como referência o arquiteto Oscar Niemeyer, que tanto orgulha os brasileiros com suas construções, consideradas verdadeiras obras de arte e técnica.
Dificilmente teremos outro Oscar Niemeyer, mas podemos garantir que os arquitetos de hoje estão preparados  e qualificados para honrar o seu legado e para atuar com competência e segurança e com o enorme privilégio de poder ter um gênio como referência.

Tiago Holzmann da Silva
Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/RS
(publicado em Zero Hora, 15 de dezembro de 2012, Dia do Arquiteto)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →