Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UM GÊNIO COMO REFERÊNCIA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Apesar de entristecidos pelo recente falecimento do nosso mestre Oscar Niemeyer, os arquitetos brasileiros têm muito a comemorar.  O dia 15 de dezembro de 2012 seria o aniversário de 105 anos do maior arquiteto brasileiro de todos os tempos.  Além disso, hoje comemoramos o aniversário de um ano do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), um conselho exclusivo dos arquitetos, agora desvinculados do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), resultado da luta de gerações de arquitetos, inclusive com o apoio decisivo de Oscar Niemayer. Comemoramos ainda o Dia do Arquiteto, data escolhida para fazer a necessária homenagem ao nosso maior arquiteto e por haver coincidido com a posse do novo Conselho.
Os arquitetos e urbanistas brasileiros vivem um momento especial, assistimos ampliar o respeito e reconhecimento da nossa profissão e estamos em um momento de aquecimento do mercado e consolidação da profissão.  Entretanto, a sociedade ainda pode usufruir muito mais da atuação dos arquitetos, afinal somos um dos principais profissionais responsáveis pelo planejamento, projeto e construção das cidades.
Os arquitetos são responsáveis pelo desenho da cidade, das vias, praças e parques, na qualificação dos espaços públicos e tem histórico de lutas pela preservação e recuperação do patrimônio histórico das cidades e na defesa e preservação do meio ambiente e sua necessária harmonização com as áreas urbanizadas. Entendemos, assim como recomenda a legislação, que estes projetos e obras devem ser realizados através de Concursos Públicos de Arquitetura, para que os edifícios e obras públicas não sejam contratados pelo menor preço em detrimento do critério de qualidade. Nossa categoria também trabalha intensamente com habitação social e está buscando a implantação efetiva da lei da Assistência Técnica, que irá oferecer o serviço dos arquitetos gratuitamente para as famílias de baixa renda, tal como um SUS da habitação. Com todas estas ações e muitos outros projetos, estamos fortalecendo a ação do Instituto dos Arquitetos do Brasil e das entidades em Porto Alegre e reforçando a organização no interior do estado, visto que já há mais profissionais atuando no interior que na capital.
A sociedade está compreendendo que o arquiteto é o profissional habilitado para tratar dos problemas referentes à organização do espaço, desde o interior de uma casa ou uma edificação, até um parque e o planejamento de uma cidade inteira, e faz isto unindo a beleza com a funcionalidade e construindo com equilíbrio entre a técnica e a arte. E todo este trabalho é colocado em prática tendo como referência o arquiteto Oscar Niemeyer, que tanto orgulha os brasileiros com suas construções, consideradas verdadeiras obras de arte e técnica.
Dificilmente teremos outro Oscar Niemeyer, mas podemos garantir que os arquitetos de hoje estão preparados  e qualificados para honrar o seu legado e para atuar com competência e segurança e com o enorme privilégio de poder ter um gênio como referência.

Tiago Holzmann da Silva
Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/RS
(publicado em Zero Hora, 15 de dezembro de 2012, Dia do Arquiteto)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →