Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UM GÊNIO COMO REFERÊNCIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Apesar de entristecidos pelo recente falecimento do nosso mestre Oscar Niemeyer, os arquitetos brasileiros têm muito a comemorar.  O dia 15 de dezembro de 2012 seria o aniversário de 105 anos do maior arquiteto brasileiro de todos os tempos.  Além disso, hoje comemoramos o aniversário de um ano do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), um conselho exclusivo dos arquitetos, agora desvinculados do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), resultado da luta de gerações de arquitetos, inclusive com o apoio decisivo de Oscar Niemayer. Comemoramos ainda o Dia do Arquiteto, data escolhida para fazer a necessária homenagem ao nosso maior arquiteto e por haver coincidido com a posse do novo Conselho.
Os arquitetos e urbanistas brasileiros vivem um momento especial, assistimos ampliar o respeito e reconhecimento da nossa profissão e estamos em um momento de aquecimento do mercado e consolidação da profissão.  Entretanto, a sociedade ainda pode usufruir muito mais da atuação dos arquitetos, afinal somos um dos principais profissionais responsáveis pelo planejamento, projeto e construção das cidades.
Os arquitetos são responsáveis pelo desenho da cidade, das vias, praças e parques, na qualificação dos espaços públicos e tem histórico de lutas pela preservação e recuperação do patrimônio histórico das cidades e na defesa e preservação do meio ambiente e sua necessária harmonização com as áreas urbanizadas. Entendemos, assim como recomenda a legislação, que estes projetos e obras devem ser realizados através de Concursos Públicos de Arquitetura, para que os edifícios e obras públicas não sejam contratados pelo menor preço em detrimento do critério de qualidade. Nossa categoria também trabalha intensamente com habitação social e está buscando a implantação efetiva da lei da Assistência Técnica, que irá oferecer o serviço dos arquitetos gratuitamente para as famílias de baixa renda, tal como um SUS da habitação. Com todas estas ações e muitos outros projetos, estamos fortalecendo a ação do Instituto dos Arquitetos do Brasil e das entidades em Porto Alegre e reforçando a organização no interior do estado, visto que já há mais profissionais atuando no interior que na capital.
A sociedade está compreendendo que o arquiteto é o profissional habilitado para tratar dos problemas referentes à organização do espaço, desde o interior de uma casa ou uma edificação, até um parque e o planejamento de uma cidade inteira, e faz isto unindo a beleza com a funcionalidade e construindo com equilíbrio entre a técnica e a arte. E todo este trabalho é colocado em prática tendo como referência o arquiteto Oscar Niemeyer, que tanto orgulha os brasileiros com suas construções, consideradas verdadeiras obras de arte e técnica.
Dificilmente teremos outro Oscar Niemeyer, mas podemos garantir que os arquitetos de hoje estão preparados  e qualificados para honrar o seu legado e para atuar com competência e segurança e com o enorme privilégio de poder ter um gênio como referência.

Tiago Holzmann da Silva
Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/RS
(publicado em Zero Hora, 15 de dezembro de 2012, Dia do Arquiteto)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias