Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Um Memorial para a Arquitetura e Urbanismo do RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) comemora a aprovação do projeto de seu Memorial pela Lei Rouanet e Lei de Incentivo à cultura do RS (LIC). O incentivo somado pelas duas leis chega aos R$ 650 mil, valor que pode ser abatido no IR e ICMS pelos futuros patrocinadores. A proposta do IAB-RS é resgatar a memória da Arquitetura e do Urbanismo do Rio Grande do Sul, aliado a restauração física do centenário Solar Conde de Porto Alegre, sede do Instituto, localizado na Rua General Canabarro nº 363, no Centro Histórico da capital.
De acordo com o arquiteto Adroaldo Xavier da Silva, autor e coordenador técnico do projeto, o espaço público abrigará um acervo técnico e cultural, composto por fotografias, filmes, diapositivos, maquetes, manuscritos, plantas de edificações, memoriais técnicos, livros e edições históricas, além de instrumentos e equipamentos de trabalho profissional. “Constituirá um setor em permanente processo de apropriação material e imaterial da Arquitetura e do Urbanismo aqui produzidos, necessitando de coleta, análise e resguardo constante, realizado por profissionais de arquivologia, biblioteconomia e museologia, a fim de apresentação e disponibilização à pesquisa”, explica o arquiteto.
Para o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, a criação do Memorial é a consolidação e profissionalização do processo de resguardo dessa Memória Social gaúcha. “O projeto foi concebido para o reconhecimento da Arquitetura e do Urbanismo como um dos formadores da sociedade em que se insere”, destaca o presidente.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias