Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Unipê promove XXI Fórum de Arquitetura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIPÊ promove o XXI Fórum de Arquitetura – Eventos e Transformações Urbanas, no auditório do Espaço Cultural do Campus do UNIPÊ, nos dias 04, 05, 06 e 09 de maio de 2011, em João Pessoa, Paraíba.

Nesta década, o Brasil sediará a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Eventos dessa magnitude podem catalisar grandes e rápidas transformações urbanas, contribuindo para o desenvolvimento das cidades participantes, com melhorias na infraestrutura, mobilidade urbana, rede hoteleira e serviços. Por outro lado, a exiguidade dos cronogramas pode levar a lacunas de planejamento, ações fragmentadas e obras mal executadas. Esse momento inspira reflexão e cuidado, para que seu legado seja efetivamente proveitoso para as cidades brasileiras.

Programação
4 de maio, quarta-feira
Tarde – Bloco P de Arquitetura e Urbanismo do Campus UNIPÊ
13h às 18h – Oficina*: reflexões e propostas para estádio Almeidão e entorno
Preparação inicial
13h, atelier 01 do bloco P de Arquitetura e Urbanismo.
Visita a campo – estádio Almeidão e entorno
14h, saída em ônibus do bloco P de Arquitetura e Urbanismo

5 de maio, quinta-feira
Manhã
Auditório do Espaço Cultural UNIPÊ
8h30min – Abertura: Patrícia Alonso – coordenadora em exercício do curso de Arquitetura e Urbanismo UNIPÊ
9h – Palestrante: Márcio Cotrim Cunha (UNIPÊ). Tema: Barcelona: entre o modelo e a experiência urbana
10h – Intervalo para café
10h15min – Palestrante: Rodrigo Santos de Faria (UNB). Tema: Planejamento (Estratégico) Urbano: qual a estratégia para a cooperação intermunicipal
11h15min às 12h – Debate
Tarde
Bloco P de Arquitetura e Urbanismo do Campus UNIPÊ
14h às 18h – Oficina: reflexões e propostas para estádio Almeidão e entorno
Atividades propositivas em atelier (Atelier 01 do bloco P de Arquitetura e Urbanismo)

6 de maio, sexta-feira
Manhã
Auditório do Espaço Cultural UNIPÊ
9h – Palestrante: José de Souza Brandão (UFPE). Tema: PORTO NOVO/BAIRRO ANTIGO: proposta de reciclagem urbana de uma estrutura portuária
10h – Intervalo para café
10h15min – Palestrante: Rubenilson Brazão Teixeira (UFRN). Tema: Considerações sobre eventos e transformações urbanas (título a confirmar)
11h15min às 12h – Debate
Tarde
Bloco P de Arquitetura e Urbanismo do Campus UNIPÊ
14h às 18h – Oficina: reflexões e propostas para estádio Almeidão e entorno
Atividades propositivas em atelier (Atelier 01 do bloco P de Arquitetura e Urbanismo)

9 de maio, segunda-feira
Manhã
Bloco S de Arquitetura e Urbanismo do Campus UNIPÊ
10h20min às 12h – Exposição dos resultados da Oficina e debate
Participação de Amélia Panet – Secretária adjunta da SEPLAN / PMJP
Sala multimeios do Bloco S de Arquitetura e Urbanismo

Professores orientadores da Oficina
-Antônio Cláudio e Marcelo Franca (UNIPÊ) – arquitetura/ estrutura
-Luciana Passos e Sônia Matos (UNIPÊ) – desenho urbano/ paisagismo
-Marco Suassuna e Oliveira Júnior (UNIPÊ) – sistema viário/ acessos

As inscrições para a Oficina devem ser feitas na secretaria do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIPÊ (bloco P), de 26/04 a 03/05, entre 8h e 17h. A inscrição é gratuita, e as vagas são limitadas.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →