Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UniRitter abre vagas para cursos e oficinas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O UniRitter está ofecendo uma programação de diversos cursos e oficinas, que ocorrem a partir de março deste ano. Veja a sinopse dos cursos e oficinas, peírodos de realização, ministrantes e carga horária: +info>> www.ritterdosreis.br (http://www.uniritter.com.br/w2/extensao2004/arquitetura.html) Aprendendo Arquitetura no Canteiro de Construção
Caracterização do curso: possibilita a aprendizagem inicial da construção a partir do acompanhamento de obra, levando ao estudante de Arquitetura e Urbanismo, logo no início de sua formação, a visão de quem projeta e a visão de quem constrói no cotidiano do canteiro de construção.
Ministrante: Prof. Ms. José Carlos Campos
Carga horária: 20horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: de 17 de março a 14 de julho, quartas-feiras, das 14h às 16h – 08 encontros
Vagas: de 15 a 20 alunos Expressão
Caracterização do curso: aprimorar os recursos a fundamentação para a expressão gráfica, adicionando-os a editores de imagem e desenho (softwares). Utilização plena de lápis aquarelado e hidrocor, recursos e técnicas.
Ministrante: Arq. Guilherme Liedke
Carga horária: 32 horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: de 13 de abril a 08 de junho, terças-feiras, das 19h às 22h
Vagas: de 10 a 15 alunos Croqui & Cor
Caracterização do curso: realização de desenhos de observação, criação e perspectiva, ambientação, figura humana, com o uso da técnica de hidrocor, lápis de cor e colagem. Desenvolvimento do croqui.
Ministrante: Prof. Arq. Diniz Machado
Carga horária: 40 horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: 26 de março a 04 de junho, sextas-feiras, das 13h30min às 17h
Vagas: de 15 a 20 alunos Introdução à História da Fotografia
Caracterização do curso: apresentação das bases da história da imagem fotográfica. A fotografia em preto e branco: princípios da câmera fotográfica, fotógrafos que marcaram o início dos séculos XIX e XX. Fotografia na arquitetura e na arte.
Ministrante: Arq. Jussara Moreira
Carga horária: 12 horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: de 05 a 19 de abril, segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30min às 16h10min
Vagas: de 13 a 20 alunos Avaliação Pós-Ocupação (A.P.O.)
Caracterização do curso: possibilitar o conhecimento da técnica da pesquisa científica, exercitando a prática meto-dológica para o reconhecimento do grau de satisfação dos usuários, a crítica e a autocrítica com o intuito de fornecer feedback e qualificar cada vez mais o trabalho profissional na produção arquitetônica.
Ministrante: Arq. Marilice Costi
Carga horária: 24 horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: de 06 a 20 de maio, segundas e quintas-feiras, das 18h30min às 22h30min
Vagas: de 15 a 20 alunos
Luminotécnica
Caracterização do curso: destinado a estudantes de Arquitetuta e Urbanismo e de Design, o curso procura despertar para a importância do estudo luminotécnico, visando maior conforto visual do usuário no espaço contruído. Aborda questões relativas às necessidades humanas, aos condicionantes dos programas arquitetônicos e do desenho urbano, ao desempenho dos materiais, elementos construtivos, aos equipamentos adotados e seus custos de manutanção.
Ministrante: Profª. Msª. Arq. Anna Maria Hennes
Carga horária: 36 horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: de 24 de março a 26 de maio, quartas-feiras, das 19h às 22h30min
Vagas: de 15 a 20 alunos
Atelier de Tecnologia
Caracterização do curso: o projeto de obra para a materialização da arquitetura; a visão de quem projeta e constrói; integração do conhecimento técnico no projeto arquitetônico; o trabalho em equipe visando a produção do projeto de obra; a tecnologia da edificação em arquitetura: construção tradicional e inovações; as etapas e a metodologia do projeto de obra; atribuições do arquiteto para a coordenação do processo; a completude do projeto arquitetônico, dada pelos desenhos e espe-cificações técnicas do projeto de obra
Ministrantes: Prof. Ms. André Kraemer Souto, Prof. Sérgio Luiz Cardoso da Silva, Prof. Ms. José Luiz Finger, Prof. Ms. Nelson Turik, Prof. Dr. Flávio Maya Simões, Profª. Msª. Anna Maria Hennes
Carga horária: 54 horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: 09 de março a 06 de junho, terças-feiras, das 19h às 22h10min
Vagas: de 15 a 20 alunos
OFICINAS
Oficina de Animação em FLASH
Caracterização do curso: ensinar técnicas de computação gráfica referentes à animação vetorial com o uso do software Macromedia FLASH.
Ministrante: Acadêmico Carlos Loss Fabián
Carga horária: 18 horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: abril de 2004
Vagas: de 15 a 20 alunos
Atelier de Croquis
Caracterização do curso: a representação gráfica e o desenvolvimento da habilidade para a elaboração de croquis a mão livre numa linguagem visual expressiva.
Ministrante: Arq. Beatriz Dorfman
Carga horária: 16 horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: 17 a 26 de maio, segundas e quartas-feiras, das 8h30min às 12h
Vagas: de 15 a 20 alunos
Maquetes para Arquitetura
Caracterização do curso: prestar um suporte qualificado aos alunos para construção de maquetes através de téc-nicas de montagem.
Ministrante: Nairo Moleda
Carga horária: 24 horas/aula
Local: campus Porto Alegre
Período: 01 de abril a 03 de junho, quintas-feiras, das 19h às 21h
Vagas: de 10 a 20 alunos

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →