Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Urbanismo foi tema do evento Projeto e Obra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite de quarta-feira (22/06),o sexto evento do Edital 2015/2016 do Ciclo de Palestras Projeto & Obra que teve como tema o “Urbanismo”. Na ocasião, foram apresentados trabalhos desenvolvidos pelos escritórios 3C Arquitetura e Urbanismo, 4d- Arquitetura e LKF Arquitetura e Urbanismo, com a mediação da Arquiteta e Urbanista Daniele Caron.

Confira abaixo os projetos e as equipes dos três escritórios:

3C Arquitetura e Urbanismo – PLANO DIRETOR RURAL DE GARIBALDI
Equipe: Arq. Leonardo Marques Hortencio, Arq. Alexandre Pereira Santos, Arq. Paula Motta, Arq. Tiago Holzmann da Silva, Econ. Maria Alice Oliveira da Cunha Lahorgue, Arq. Leonardo Damiani Poletti, Arq. Paula de Moraes Lopes.
 


Pensar a cidade não significa apenas pensar a área urbana, mas sim o território de todo o município. Garibaldi, uma cidade localizada na serra gaúcha, passa por um processo de crescimento e diversificação de atividades, que não encontrando mais espaços nas áreas urbanas, passam a ocupar o meio rural. O Plano Diretor Rural pretende entender esta lógica recorrente da realidade contemporânea brasileira, preservar a identidade e a origem deste locus e apresentar soluções para o desenvolvimento territorial, como resposta ao que estabelece a Lei Federal 10.257/01, quanto a questão de integração e complementaridade entre o urbano e o rural. Pretende-se demonstrar os princípios, estratégias e propostas para Garibaldi, com ênfase na escala territorial (área de intervenção de 169km2 e população atingida de 30.000hab), bem como a síntese da discussão e do processo de elaboração do Plano Diretor Rural, realizado no ano de 2011, com a efetiva participação da sociedade.

4d-arquitetura – RUA COBERTA DE CARLOS BARBOSA
Arq. Efreu Quintana, Arq. Carlos Eduardo Mayresse, Arq. Juliana Piletti, Arq. Juliano Spader.

O projeto da Rua Coberta de Carlos Barbosa foi escolhido por concurso vencido pela equipe da 4d-arquitetura. O programa é o de um equipamento capaz de abrigar feiras e eventos, como os do Festiqueijo. Devendo ser flexível para assumir diversas configurações: espaço para shows, montagens de bancas para feira do livro e praça coberta no dia-a-dia, quando é livre a circulação de pedestres e veículos. A opção pela cobertura plana está no centro da estratégia de implantação da edificação, que se insere de maneira sutil na paisagem urbana, respeitando a escala e valorizando a ambiência local. O impedimento legal de localizar os apoios da cobertura no limite do terreno da igreja leva à adoção de uma única linha de pilares, assimétrica em relação ao eixo da via, vencendo-se o vão de 15m da largura da via com uso de perfis metálicos atirantados. A variação no ritmo dos apoios define o espaço para a montagem de um palco, que é feito pela junção modulada dos bancos que compõem o mobiliário cotidiano do espaço. Um pergolado de madeira com cobertura translúcida completa a composição, e possibilita iluminação natural quando da montagem de feiras. O pavimento nivelado adéqua-se aos diferentes usos e sinaliza a preferência do pedestre.

LKF Arquitetura e Urbanismo – PERIMETRAL OESTE – Canoas RS
Equipe: Arq. Luciane Kinsel, Arq. Leonardo Fitz, Arq. Letícia Mentz, Arq. Gabriela Webber
 


A proposta, desenvolvida em parceria com a Technique Engenharia, consiste em um parque linear ao logo da Av. Eng. Irineu Carvalho Braga. A partir de um extenso levantamento de dados com a identificação das vias de conexão, das tendências de ocupação segundo Plano Diretor e das análises das pré-existências do entorno imediato foi possível sobrepor todas as camadas de informações para propor as intervenções projetuais. A ciclovia entra nesta proposta do parque como um elemento ancora, a partir do momento que a tipologia adotada configura os espaços destinados às atividades de esporte, eventos, comércio e estar. A implantação desses setores foi minunciosamente definida em função de aspectos específicos do lugar associado ao programa adequado. Ao logo da perimetral foram propostas vegetações, mobiliários urbanos, sinalizações e ciclovia de modo a requalificar uma área de suma importância para cidade de Canoas.

O vídeo completo do evento está disponível  no canal do IAB RS no YouTube: https://www.youtube.com/user/iabrstv

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →