Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Uso das Geotecnologias na Gestão Pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A gestão pública deve acompanhar a evolução das tecnologias que auxiliam na tomada de decisão e no planejamento das cidades. No intuito de abordar a importância destes processos e a relevância das geotecnologias para melhorar o desempenho das políticas públicas e participação das nossas cidades, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite de 19 de outubro um evento que tratou das experiências do uso de geotecnologias na gestão municipal.

Foram convidados os técnicos da PMPA, Arq. Urb. Vaneska Paiva Henrique, Eng. Tania Regina Quintana Rodrigues e o Arq. Urb. Rodrigo MarsillacLinn, para relataram suas experiências e falaram sobre projetos desenvolvidos (vantagens, dificuldades e avanços), estratégias e objetivos do uso dos dados para planejamento e gestão, além da sistematização e acessibilidade dos dados.
 

 
 
O evento contou também com a participação do arquiteto e urbanista Fausto Bugatti Isolan como mediador. Fausto apresentou o conteúdo de curso que irá ministrar no IAB RS em novembro.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Apresentação e mediação: Arq. Urb. Fausto Bugatti Isolan
Arquiteto e Urbanista graduado na FAU/PUCRS, especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento no IGOT/Universidade de Lisboa. Sócio fundador da GAUP – Geotecnologia Urbana. Trabalha com aplicação dos SIG direcionados ao setor público e privado na área dos estudos urbanos, mobilidade e mapeamento colaborativo, além de ministrar cursos e capacitações.

Arq. Urb. Vaneska Paiva Henrique – SMURB –PMPA
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). De 2006 a 2015 trabalhou com o Núcleo de Tecnologia Urbana da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NTU | UFRGS), como colaboradora em projetos de extensão na área de planejamento urbano e no desenvolvimento de ferramentas para visualização e avaliação de impactos urbanísticos. Desde 2015 trabalha na Prefeitura Municipal de Porto Alegre na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMURB), dentro da Coordenação de Estratégias Urbanas (CEU) como Chefe da Unidade de Estudos Socioeconômicos.

Eng. Tania Regina Quintana Rodrigues – SMURB – PMPA
Graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Servidora pública municipal desde 1992 com lotação na Secretaria de Planejamento Municipal. No período de 1996 até 2004 permaneceu na função de chefia na Coordenação de Geoprocessamento e a partir de 2005 na função de Coordenadora do Geoprocessamento da SPM. Desde 2014 compõe o quadro técnico na Coordenação de Estratégias Urbanas (CEU) da atual Secretaria Municipal de Urbanismo (SMURB).

Rodrigo MarsillacLinn – SMURB – PMPA
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2004) e mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente, atua na Secretaria Municipal de Urbanismo de Porto Alegre. Tem experiência na área de Cadastro Imobiliário Urbano, Planejamento Territorial Urbano, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →