Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Uso das Geotecnologias na Gestão Pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A gestão pública deve acompanhar a evolução das tecnologias que auxiliam na tomada de decisão e no planejamento das cidades. No intuito de abordar a importância destes processos e a relevância das geotecnologias para melhorar o desempenho das políticas públicas e participação das nossas cidades, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite de 19 de outubro um evento que tratou das experiências do uso de geotecnologias na gestão municipal.

Foram convidados os técnicos da PMPA, Arq. Urb. Vaneska Paiva Henrique, Eng. Tania Regina Quintana Rodrigues e o Arq. Urb. Rodrigo MarsillacLinn, para relataram suas experiências e falaram sobre projetos desenvolvidos (vantagens, dificuldades e avanços), estratégias e objetivos do uso dos dados para planejamento e gestão, além da sistematização e acessibilidade dos dados.
 

 
 
O evento contou também com a participação do arquiteto e urbanista Fausto Bugatti Isolan como mediador. Fausto apresentou o conteúdo de curso que irá ministrar no IAB RS em novembro.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Apresentação e mediação: Arq. Urb. Fausto Bugatti Isolan
Arquiteto e Urbanista graduado na FAU/PUCRS, especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento no IGOT/Universidade de Lisboa. Sócio fundador da GAUP – Geotecnologia Urbana. Trabalha com aplicação dos SIG direcionados ao setor público e privado na área dos estudos urbanos, mobilidade e mapeamento colaborativo, além de ministrar cursos e capacitações.

Arq. Urb. Vaneska Paiva Henrique – SMURB –PMPA
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). De 2006 a 2015 trabalhou com o Núcleo de Tecnologia Urbana da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NTU | UFRGS), como colaboradora em projetos de extensão na área de planejamento urbano e no desenvolvimento de ferramentas para visualização e avaliação de impactos urbanísticos. Desde 2015 trabalha na Prefeitura Municipal de Porto Alegre na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMURB), dentro da Coordenação de Estratégias Urbanas (CEU) como Chefe da Unidade de Estudos Socioeconômicos.

Eng. Tania Regina Quintana Rodrigues – SMURB – PMPA
Graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Servidora pública municipal desde 1992 com lotação na Secretaria de Planejamento Municipal. No período de 1996 até 2004 permaneceu na função de chefia na Coordenação de Geoprocessamento e a partir de 2005 na função de Coordenadora do Geoprocessamento da SPM. Desde 2014 compõe o quadro técnico na Coordenação de Estratégias Urbanas (CEU) da atual Secretaria Municipal de Urbanismo (SMURB).

Rodrigo MarsillacLinn – SMURB – PMPA
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2004) e mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente, atua na Secretaria Municipal de Urbanismo de Porto Alegre. Tem experiência na área de Cadastro Imobiliário Urbano, Planejamento Territorial Urbano, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias