Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Vivenciamos um sequestro do Espaço Público”, afirmou o sociólogo Eber Marzulo em palestra no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O sociólogo Eber Pires Marzulo foi o convidado da última edição da “Quarta no IAB” realizada na noite de ontem (31/07) na sede do Instituto. A proposta do evento foi abrir espaço para discutir a importância das manifestações que tomaram conta das ruas de todo o país neste ano e a relevância da ocupação do espaço público.
O doutor em Planejamento Urbano e Regional discutiu o tema “Sobre democracia e espaço público”, abordando as manifestações populares assim como suas reivindicações. A conversa teve como embasamento o artigo "Sobre democracia e espaço público", de autoria do convidado. “Quando se tem um controle do espaço público, seja pelo Estado, seja pelo privado, a democracia está em risco. É por isto, e nada mais, que a conquista do espaço público implica na expansão da democracia e a experiência democrática alastra o espaço público”, defende Marzulo.
Para ele, vivenciamos um “sequestro” do espaço público depois de uma série de privatizações. Marzulo acredita que no Estado Democrático de Direito há um embate clássico. Segundo ele, o que garante o funcionamento é o princípio democrático e individualmente vamos presenciar movimentos históricos, com rupturas de direito com base na radicalização. “Assim teremos os avanços dos direitos e da democracia”, afirmou o sociólogo.
Como exemplo destes movimentos, Marzulo citou a ocupação na câmara de vereadores de Porto Alegre. “Nos últimos dois anos tivemos casos assim. São movimentos que colocam em discussão do que é público em busca de um resgate da cidade. Essas mobilizações apontam para uma consciência civil em relação aos interesses privados”, disse. “Outro ponto são as adoções de espaços públicos por empresas privadas, onde se coloca em cheque o direito de Estado”, acrescentou.
A questão do vandalismo urbano também foi avaliada pelo sociólogo. Para ele, as ações dos vândalos são influenciadas pela "Black Bloc", estratégia de manifestação que se autodenomina anarquista e prega a desobediência civil nas redes sociais. “Os símbolos do Black Bloc, como o uso do capuz, se inspiraram em grupos antiglobalização presentes na Europa desde os anos 1980. Sua existência chamou a atenção da mídia pela primeira vez em 1999, quando protestos contra uma conferência da Organização Mundial do Comércio destruíram fachadas de diversas lojas em Seattle, nos Estados Unidos”, explicou o sociólogo.
“É uma questão fundamentalmente urbana, e temos que compreender que produzimos jovens escolarizados com acesso à informação, capazes de identificar o quadro da desigualdade e incapazes de ficarem parados apenas olhando para isso”, finalizou.
Saiba mais sobre o palestrante:
O Prof. Dr. Eber Pires Marzulo possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ. Marzulo é professor da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Também coordena o Grupo de Pesquisa Identidade e Território, que possui duas grandes linhas de pesquisa: identidade e território; e imagem e território.
Para ler o artigo “Sobre democracia e espaço público clique aqui.
As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →