Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Vivenciamos um sequestro do Espaço Público”, afirmou o sociólogo Eber Marzulo em palestra no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O sociólogo Eber Pires Marzulo foi o convidado da última edição da “Quarta no IAB” realizada na noite de ontem (31/07) na sede do Instituto. A proposta do evento foi abrir espaço para discutir a importância das manifestações que tomaram conta das ruas de todo o país neste ano e a relevância da ocupação do espaço público.
O doutor em Planejamento Urbano e Regional discutiu o tema “Sobre democracia e espaço público”, abordando as manifestações populares assim como suas reivindicações. A conversa teve como embasamento o artigo "Sobre democracia e espaço público", de autoria do convidado. “Quando se tem um controle do espaço público, seja pelo Estado, seja pelo privado, a democracia está em risco. É por isto, e nada mais, que a conquista do espaço público implica na expansão da democracia e a experiência democrática alastra o espaço público”, defende Marzulo.
Para ele, vivenciamos um “sequestro” do espaço público depois de uma série de privatizações. Marzulo acredita que no Estado Democrático de Direito há um embate clássico. Segundo ele, o que garante o funcionamento é o princípio democrático e individualmente vamos presenciar movimentos históricos, com rupturas de direito com base na radicalização. “Assim teremos os avanços dos direitos e da democracia”, afirmou o sociólogo.
Como exemplo destes movimentos, Marzulo citou a ocupação na câmara de vereadores de Porto Alegre. “Nos últimos dois anos tivemos casos assim. São movimentos que colocam em discussão do que é público em busca de um resgate da cidade. Essas mobilizações apontam para uma consciência civil em relação aos interesses privados”, disse. “Outro ponto são as adoções de espaços públicos por empresas privadas, onde se coloca em cheque o direito de Estado”, acrescentou.
A questão do vandalismo urbano também foi avaliada pelo sociólogo. Para ele, as ações dos vândalos são influenciadas pela "Black Bloc", estratégia de manifestação que se autodenomina anarquista e prega a desobediência civil nas redes sociais. “Os símbolos do Black Bloc, como o uso do capuz, se inspiraram em grupos antiglobalização presentes na Europa desde os anos 1980. Sua existência chamou a atenção da mídia pela primeira vez em 1999, quando protestos contra uma conferência da Organização Mundial do Comércio destruíram fachadas de diversas lojas em Seattle, nos Estados Unidos”, explicou o sociólogo.
“É uma questão fundamentalmente urbana, e temos que compreender que produzimos jovens escolarizados com acesso à informação, capazes de identificar o quadro da desigualdade e incapazes de ficarem parados apenas olhando para isso”, finalizou.
Saiba mais sobre o palestrante:
O Prof. Dr. Eber Pires Marzulo possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ. Marzulo é professor da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Também coordena o Grupo de Pesquisa Identidade e Território, que possui duas grandes linhas de pesquisa: identidade e território; e imagem e território.
Para ler o artigo “Sobre democracia e espaço público clique aqui.
As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →