Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Vivenciamos um sequestro do Espaço Público”, afirmou o sociólogo Eber Marzulo em palestra no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O sociólogo Eber Pires Marzulo foi o convidado da última edição da “Quarta no IAB” realizada na noite de ontem (31/07) na sede do Instituto. A proposta do evento foi abrir espaço para discutir a importância das manifestações que tomaram conta das ruas de todo o país neste ano e a relevância da ocupação do espaço público.
O doutor em Planejamento Urbano e Regional discutiu o tema “Sobre democracia e espaço público”, abordando as manifestações populares assim como suas reivindicações. A conversa teve como embasamento o artigo "Sobre democracia e espaço público", de autoria do convidado. “Quando se tem um controle do espaço público, seja pelo Estado, seja pelo privado, a democracia está em risco. É por isto, e nada mais, que a conquista do espaço público implica na expansão da democracia e a experiência democrática alastra o espaço público”, defende Marzulo.
Para ele, vivenciamos um “sequestro” do espaço público depois de uma série de privatizações. Marzulo acredita que no Estado Democrático de Direito há um embate clássico. Segundo ele, o que garante o funcionamento é o princípio democrático e individualmente vamos presenciar movimentos históricos, com rupturas de direito com base na radicalização. “Assim teremos os avanços dos direitos e da democracia”, afirmou o sociólogo.
Como exemplo destes movimentos, Marzulo citou a ocupação na câmara de vereadores de Porto Alegre. “Nos últimos dois anos tivemos casos assim. São movimentos que colocam em discussão do que é público em busca de um resgate da cidade. Essas mobilizações apontam para uma consciência civil em relação aos interesses privados”, disse. “Outro ponto são as adoções de espaços públicos por empresas privadas, onde se coloca em cheque o direito de Estado”, acrescentou.
A questão do vandalismo urbano também foi avaliada pelo sociólogo. Para ele, as ações dos vândalos são influenciadas pela "Black Bloc", estratégia de manifestação que se autodenomina anarquista e prega a desobediência civil nas redes sociais. “Os símbolos do Black Bloc, como o uso do capuz, se inspiraram em grupos antiglobalização presentes na Europa desde os anos 1980. Sua existência chamou a atenção da mídia pela primeira vez em 1999, quando protestos contra uma conferência da Organização Mundial do Comércio destruíram fachadas de diversas lojas em Seattle, nos Estados Unidos”, explicou o sociólogo.
“É uma questão fundamentalmente urbana, e temos que compreender que produzimos jovens escolarizados com acesso à informação, capazes de identificar o quadro da desigualdade e incapazes de ficarem parados apenas olhando para isso”, finalizou.
Saiba mais sobre o palestrante:
O Prof. Dr. Eber Pires Marzulo possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ. Marzulo é professor da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Também coordena o Grupo de Pesquisa Identidade e Território, que possui duas grandes linhas de pesquisa: identidade e território; e imagem e território.
Para ler o artigo “Sobre democracia e espaço público clique aqui.
As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →