Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

XXVII ENEA é marco do movimento estudantil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, realizado de 3 a 9 de agosto em Ouro Preto entra para a história do movimento estudantil e da arquitetura do Brasil. Os ENEA são realizados desde 1972, e desde 76 ocorrem anualmente. Cerca de 4 mil participantes fizeram do XXVII ENEA o maior encontro de estudantes já realizado no país. O ENEA Ouro Preto representa um importante marco ao movimento estudantil de arquitetura. Mais de cem escolas, e cerca de 40 centros acadêmicos participaram do ENEA. Entre as atividades do ENEA, destaca-se o 1º Concurso Nacional de Idéias Projetuais, patrocinado pela V&M. As 6 equipes tiveram orientação de profissionais como João Diniz (MG) e Valdo Felinto (RJ), entre outros; para projetar intervenção em importante sítio histórico de Ouro Preto.
Os grupos de trabalho formados por entidades estudantis locais debateram os temas mais importantes da pauta estudantil nacional num dos mais representativos encontros já realizados.
As reuniões de gestão do encontro contaram com a participação de mais de 80 delegados das escolas, tornando o ENEA um resultado das decisões coletivas tomadas de forma democrática e participativa.
Os estudantes elegeram como sede do XXVIII ENEA, em 2004, a cidade de Brasília, e espera-se que possamos evoluir mais ainda sobre os resultados do já saudoso ENEA Ouro Preto.
Rafael Pavan dos Passos
Acadêmico da FA-UFRGS
Diretor Geral da FENEA 2002/2003

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias