Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fonte: Assessoria de Comunicação do CAU/RS

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Na Sala da Música, a oficina Estruturas para Arquitetos (EPA), ministrada por Estevan Barin, colocou professores, estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo para vivenciarem, através de uma experiência coletiva, o peso e o equilíbrio de diferentes sistemas estruturais. Quem sabe projetar tração, naturalmente terá edificações que utilizam menos material, portanto serão mais leves e mais baratas. “Desde a graduação eu olhava os projetos do Félix Candela, do Santiago Calatrava, desse pessoal high-tech e eu queria saber como eles faziam. Ir atrás desse conhecimento foi fundamental para abrir essas portas, para conversar sobre isso formalmente nas instituições de ensino e, informalmente, na plataforma própria”, explicou.

ATHIS em foco

Em paralelo, na Sala de Oficina, o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro foi tema de seminário que contou com a apresentação de experiências vivenciadas nos municípios de Pelotas, Caxias do Sul e Canoas, além do Distrito Federal. O público pode ver na prática os desafios enfrentados pelas equipes e também testemunhar a importância da Arquitetura e Urbanismo para a melhoria da saúde pública.

À tarde, tema da ATHIS também foi centro de duas sessões temáticas: uma sobre as Iniciativas do CAU/RS, promovidas desde 2019 com a criação da Comissão Temporária e o Gabinete de ATHIS no Conselho. A segunda sessão contou com as arquitetas e urbanistas do Instituto de Arquitetos e Urbanistas do Paraná – Núcleo Maringá, Jeanne Versari e Geovana Luchetti de Camargo, que abordaram o instrumento de diagnóstico habitacional municipal elaborado para ação territorializada da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Skate e Inovação

Para a palestra “Skate e Arquitetura”, Fred Cheuiche resgatou a história do skate, apresentou a concepção de pistas pelo mundo inteiro e também, claro, o Skate Park da Orla do Guaíba, obra pela qual é um dos responsáveis. Ele falou sobre como o olhar do skatista complementa o do arquiteto, e vice-versa. “O skatista anda de forma muito instintiva, na base da tentativa e erro, mas com olhar apurado sobre a qualidade dos materiais que compõem aquele espaço. O urbanista entra com as etapas de projeto, estudo e detalhamento executivo, o que vai complementar a visão do skatista lá na frente.”

Na sessão temática Arquitetura e Inovação, os profissionais dos escritórios Mapa, Versa e Ospa trouxeram conceitos sobre inovação na arquitetura, a necessidade de otimização dos processos construtivos e a sustentabilidade no exercício profissional.

A atividade cultural do dia ficou por conta dos jovens da ONG Sol Maior, que realizou uma apresentação no foyer do Theatro São Pedro. A noite também contou com sessão de autógrafos e distribuição gratuita de livros das Coleções CAU/RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →