Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fonte: Assessoria de Comunicação do CAU/RS

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Na Sala da Música, a oficina Estruturas para Arquitetos (EPA), ministrada por Estevan Barin, colocou professores, estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo para vivenciarem, através de uma experiência coletiva, o peso e o equilíbrio de diferentes sistemas estruturais. Quem sabe projetar tração, naturalmente terá edificações que utilizam menos material, portanto serão mais leves e mais baratas. “Desde a graduação eu olhava os projetos do Félix Candela, do Santiago Calatrava, desse pessoal high-tech e eu queria saber como eles faziam. Ir atrás desse conhecimento foi fundamental para abrir essas portas, para conversar sobre isso formalmente nas instituições de ensino e, informalmente, na plataforma própria”, explicou.

ATHIS em foco

Em paralelo, na Sala de Oficina, o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro foi tema de seminário que contou com a apresentação de experiências vivenciadas nos municípios de Pelotas, Caxias do Sul e Canoas, além do Distrito Federal. O público pode ver na prática os desafios enfrentados pelas equipes e também testemunhar a importância da Arquitetura e Urbanismo para a melhoria da saúde pública.

À tarde, tema da ATHIS também foi centro de duas sessões temáticas: uma sobre as Iniciativas do CAU/RS, promovidas desde 2019 com a criação da Comissão Temporária e o Gabinete de ATHIS no Conselho. A segunda sessão contou com as arquitetas e urbanistas do Instituto de Arquitetos e Urbanistas do Paraná – Núcleo Maringá, Jeanne Versari e Geovana Luchetti de Camargo, que abordaram o instrumento de diagnóstico habitacional municipal elaborado para ação territorializada da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Skate e Inovação

Para a palestra “Skate e Arquitetura”, Fred Cheuiche resgatou a história do skate, apresentou a concepção de pistas pelo mundo inteiro e também, claro, o Skate Park da Orla do Guaíba, obra pela qual é um dos responsáveis. Ele falou sobre como o olhar do skatista complementa o do arquiteto, e vice-versa. “O skatista anda de forma muito instintiva, na base da tentativa e erro, mas com olhar apurado sobre a qualidade dos materiais que compõem aquele espaço. O urbanista entra com as etapas de projeto, estudo e detalhamento executivo, o que vai complementar a visão do skatista lá na frente.”

Na sessão temática Arquitetura e Inovação, os profissionais dos escritórios Mapa, Versa e Ospa trouxeram conceitos sobre inovação na arquitetura, a necessidade de otimização dos processos construtivos e a sustentabilidade no exercício profissional.

A atividade cultural do dia ficou por conta dos jovens da ONG Sol Maior, que realizou uma apresentação no foyer do Theatro São Pedro. A noite também contou com sessão de autógrafos e distribuição gratuita de livros das Coleções CAU/RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →