Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

4º Distrito de Porto Alegre foi pauta de debate no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite desta quarta-feira (15/04), um debate sobre os rumos do 4º Distrito de Porto Alegre. O evento integrou as atividades do Solar do IAB como Ponto de Cultura do RS. Participaram da mesa os arquitetos Cibele Vieira Figueira e Ceres Magali Storchi, da PUC RS; Izabelle Colussi e Geisa Zanini Roratto, da Unisinos; João Felipe Wallig e Pablo Urquiza Chaves, do Projeto Vila Flores.
A arquiteta Izabelle Colussi, professora da FAU Unisinos, apresentou o cenário proposto para a região e o estudo de viabilidade urbanística, especialmente no entorno da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. A região foi dividida em três grandes áreas, com propostas de criação de espaços livres e de iniciativas para melhorar a acessibilidade. Uma das propostas envolve o quarteirão entre a avenida Presidente Franklin Roosevelt e as ruas Comendador Tavares, Dr. João Inácio e Voluntários da Pátria. “Nessa área, como existem muitos prédios de interesse histórico, a intenção é ampliar os acessos a pedestres e utilizar os armazéns e outros prédios sem uso para atividades culturais e de lazer”, explicou a arquiteta. Na área envolvendo a igreja, onde se realiza a tradicional Festa dos Navegantes, em fevereiro, o projeto prevê o prolongamento da rua Dona Margarida, que passa ao lado do prédio, a criação de uma nova passarela e também a adoção de uma nova iluminação para valorizar a igreja, além de melhorias no entorno e da construção de um túnel até a orla do Guaíba.
O arquiteto João Felipe Wallig, do Projeto Vila flores, contou um pouco do cenário do local antes do projeto, como as questões de invasões e deterioração do prédio. Sobre o novo projeto, João destacou o valor estético e histórico do edifício e da região. “Este projeto tem como ambição a revitalização dos edifícios e adaptação de seu uso a uma demanda contemporânea. Vemos a intervenção como um grande potencial para melhoria da região e manutenção da memória e do patrimônio material de Porto Alegre”, afirmou o arquiteto. Para isso, João explica que tomaram como premissa de projeto o restauro das fachadas externas, bem como as bay-windows e das aberturas originais de madeira. Segundo ele, o objetivo e´ ter a conformação da quadra, os acessos e passeios, assim como havia pensado o arquiteto Joseph Lutzenberger, aproveitando a boa orientação, insolação e ventilação. João também falou da proposta de colocar as pessoas da região uma do lado das outras e provocar empatia. “Nossa visão é: vamos dialogar e aproximar público, pois as pessoas estão muito afastadas, não tem interação com a cidade”, analisou.  “A ideia do Vila Flores também é provocar esse convívio, essa troca de saberes, para conseguir chegar na cidade que a gente quer”, complementou.
A arquiteta Cibele Vieira Figueira, professora da PUCRS, contou que existia dentro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo uma discussão muito grande de uma área muito genérica. “Notamos que precisávamos de um estudo mais focado”, declarou.  Cibele contou então que a própria faculdade começou a trabalhar o 4º distrito de forma diferente. Por meio do projeto Ateliê Vertical, os desafios da região integram as disciplinas de projeto arquitetônico e de urbanismo e algumas de história da arquitetura. “Hoje temos na faculdade uma série de profissionais com diferentes conhecimentos que vão construindo um pensamento coletivo sobre o lugar, com o objetivo de tentar entender melhor a cidade. Estamos estreitando os laços acadêmicos com a sociedade civil, conectando a vizinhança do 4º Distrito, que é muito importante para o processo de transformação da região”, informou a professora.  Na Faculdade Cibele também revela que os trabalhos estão abordando conceitos que resgatam e revalorizam aspectos essenciais da história do bairro ao mesmo tempo em que propõem novas intervenções na sua arquitetura, visando sua qualificação enquanto cidade para pessoas. “O 4° Distrito possui diversos bairros que, a pesar das deficiências hoje observadas, revelam um enorme potencial”, acredita Cibele.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →

Privatização dos serviços do DMAE em pauta no IAB RS

Na quarta-feira, 09/08, o IAB RS realizou o debate sobre a privatização dos serviços de saneamento do departamento dentro da estrutura do Dmae. A entidade solidariza e apoia a luta dos servidores do CORES/Dmae/Simpa contra a privatização/concessão/parceirização do saneamento público, reforçando a necessidade de que tais decisões e processos sejam realizados à luz de dados e informações detalhadas e que representem a realidade do serviço prestado pelo departamento e da cobertura de saneamento em Porto Alegre.

Leia Mais →