“O direito à Arquitetura e o Conselho dos Arquitetos no Brasil” Em continuidade ao que se consolida como um marco referencial na agenda dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Paraná, com a iniciativa da Câmara de Arquitetura do CREA PR e o apoio do Sindarq, o IAB PR realizará no dia 19 de novembro de 2005, na Cidade de Curitiba, o 6º Encontro de Arquitetos do Paraná, cujo tema será “O direito a Arquitetura e o Conselho próprio dos Arquitetos no Brasil“. As Entidades que compõem o Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura – ABEA, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – ASBEA, Federação Nacional dos Arquitetos – FNA e Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB) juntamente com representantes da Federação Pan-Americana de Arquitetos – FPAA, da União Internacional de Arquitetos- UIA, das Entidades do Cone Sul – Argentina, Paraguai e Uruguai, bem como de representantes do meio acadêmico e parlamentares, apresentarão as questões relativas à formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Arquitetura não é tão somente uma ciência exata como a conhecemos, ou social e aplicada como a denomina o CNPq. Necessita à sua classificação de um novo termo científico, generalista e abrangente na sua complexidade, diferenciado das profissões especialistas. Ao tratar das questões técnicas, construtivas e estéticas, lida com a complexidade dos espaços e suas implicações com a experiência humana. Grande parte dos países na América do Sul, como o Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia e Venezuela, bem como o México, Estados Unidos, Inglaterra, Franca, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha e Japão, que são ligados à UIA – órgão máximo dos arquitetos-, tratam a classe por meio de seus Conselhos próprios.
Arquitetura não é modalidade complementar de outra matéria, como assim a tratam os conselhos “multi-profissionais”. No Brasil a arquitetura é tratada por um sistema que congrega mais de 200 profissões, onde iguala suas deliberações, independente das capacitações de sua formação.
É responsabilidade das entidades que representam os arquitetos priorizarem ações de esclarecimento junto à sociedade, em relação à atual estrutura do Sistema CONFEA CREA, propondo mudanças que propiciem o pleno exercício profissional, garantindo o direito a Arquitetura para toda a sociedade brasileira.
O CAU certamente implicará na melhoria da habitabilidade os espaços construídos e da qualidade de vida nas cidades brasileiras.
Arquiteto João Virmond Suplicy Neto
Presidente do IAB PR e Representante do Brasil na FPAA
Inscrições e mais informações: www.iabpr.org.br (http://www.iabpr.org.br/) | iabpr@iabpr.orb.br (mailto:iabpr@iabpr.orb.br) | 41 3243-6464

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura
Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.