Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

A arquitetura da Croácia e Eslovênia na pauta do IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A noite estava fria e chuvosa, mas mesmo assim o Ponto de Cultura Solar do IAB recebeu no dia 08 de julho diversas pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a Croácia e Eslovênia, no evento "Viagem de Arquiteto". No telão, foram exibidas milhares de fotos com ângulos interessantes das principais cidades e paisagens dos dois países ex-integrantes da Iugoslávia. O palestrante da noite foi o arquiteto Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB RS, que esteve recentemente na Europa, e mostrou em sua palestra porque vale a pena conhecer esta região. A rica história e a beleza natural, mas também os bons exemplos de cuidado com o espaço público e arquitetura de qualidade foram temas da apresentação.
Holzmann contou que encontrou nos dois países a prática de priorizar o pedestre, a cidade e o espaço público. Segundo ele, o transporte público é de alta qualidade, e nos centros das cidades não circulam carros em horários diurnos.  “De 1994 para cá ocorreram muitas mudanças positivas neste sentido” observou o arquiteto que esteve por lá pela segunda vez. “Existe uma atenção para o espaço público, com obras contemporâneas e também de recuperação de edificações históricas”, complementou. Segundo ele, outro ponto interessantes é que possível encontrar muitas obras de arte nos espaços públicos. 
O arquiteto contou que toda a população prioriza o uso da bicicleta como meio de transporte rápido dentro das ciclovias. “Percebemos a construção de ciclovias em vários tipos de lugares, algumas nas calçadas outras juntas ao meio fio, sem muito critério, mas eficientes”, explicou.
Confira mais fotos do evento no Facebook do IAB RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias