Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

A construção do CAU começa agora – O IAB-RS apoia a Chapa 3

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma curiosa ironia histórica se cumpre com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Assim como foi o penúltimo país do mundo a abolir a escravidão, o Brasil é das últimas nações de importância a manter a arquitetura subordinada a um sistema multiprofissional arcaico e autoritário.

Todos os arquitetos podem agora participar do processo de desligamento do Crea/Confea, e finalmente eleger os componentes do CAU-BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e CAU-RS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul). O voto será obrigatório para todos os colegas registrados nos Crea. Cumprindo a Lei, o Confea vai encaminhar até o fim de setembro, a cada profissional registrado em um Crea, uma senha para que possa votar no dia 26 de outubro, pela Internet.

Se espera que o CAU-BR esteja instalado no início de dezembro, e o CAU-RS seja instalado antes do Natal. Todos os registros de arquitetos a partir daí serão feitos pelo CAU-RS assim como as RRT – Registro de Responsabilidade Técnica – que equivalerão à atual ART para os arquitetos. O futuro CAU-RS será formado por 21 conselheiros (em função do número de profissionais no estado). Já o CAU-BR será formado por 28 conselheiros eleitos por cada Estado e pelo Distrito Federal.

A eleição para os conselheiros será o primeiro grande evento em que participarão todos os arquitetos registrados no Brasil, uma conquista democrática inegável até para aqueles que sempre foram contrários à nossa independência, aferrados às formas e defeitos do atual sistema Crea/Confea. Se antes apenas entidades e associações nomeavam seus representantes nos Crea e ninguém sabia como eram escolhidos esses conselheiros, agora todos poderão votar e ser votados democraticamente, e o conceito do CAU pode ser abertamente discutido e aperfeiçoado. Será que vamos querer um “mini-Crea”? Vamos querer que os recursos de nossa autarquia fiscalizadora sejam desperdiçados em cabide de emprego, diárias e viagens? O CAU será apenas um ente policialesco voltado para arrecadar recursos dos profissionais?

Desde que em 1994 o Colégio Brasileiro de Arquitetos foi formado pelas Entidades Nacionais de nossa profissão, com apoio da União Internacional de Arquitetos (UIA), na qual o IAB é o representante brasileiro, reivindicamos aos poderes da república que a profissão seja regulamentada por um conselho próprio e objetivo, focado na promoção da Arquitetura. Os arquitetos desejam que este Conselho vá além do mero cumprimento do papel burocrático. Queremos que a arquitetura seja reconhecida como uma profissão da mais alta respeitabilidade, como é em qualquer país desenvolvido. Arquitetura é uma atribuição do arquiteto.

O IAB-RS, em consonância com as entidades nacionais de arquitetos, com o Conselho Superior do IAB, e com o Colégio Brasileiro de Arquitetos, mobilizou-se para essa eleição, e elaborou seus conceitos fundamentais sobre o CAU. Em discussão ampla com outras entidades do Forum de Arquitetura do Rio Grande do Sul, que reúne além do IAB-RS, o Sindicato de Arquitetos do RS (Saergs), a Associação de Arquitetos de Interiores do RS (AAI-RS) e a Associação de Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul (AsBEA-RS), constituiu a Chapa 3 com nossa proposta para a eleição do CAU. Nossas entidades, dentro do princípio de manter a unidade na diversidade de origens, apresentam a Chapa 3, com a adesão de muitos colegas de indiscutível importância que sabem que nossa profissão precisa dar uma virada na condição subalterna que sempre sofreu no sistema Crea/Confea.

Com um dos maiores colégios eleitorais do país, o Rio Grande do Sul terá também um dos maiores CAU, com 21 conselheiros, e sabemos, uma eleição disputada, onde a grande massa de eleitores tem de ser informada de coisas muito básicas sobre o seu conselho próprio, muitos sequer foram informados do quanto custou e o que representa esta histórica conquista. A informação precisa ser levada a todos, e cumpre a todos nós que militamos e participamos no IAB-RS esclarecer os nossos colegas pra que saibam identificar as vozes do atraso e da burocracia interesseira.

Como é óbvio, o IAB-RS irá se empenhar pelo sucesso da Chapa 3, que nasceu de nosso compromisso histórico com a implantação do CAU. Tendo o eminente colega Cesar Dorfman como candidato ao Conselho Federal, e a atual coordenadora da Câmara de Arquitetura do Crea-RS, Gislaine Saibro como sua suplente, a Chapa 3 conta ainda com uma nominata extensa de muitos outros colegas conhecidos para compor o CAU-RS. Reunindo a confiabilidade, a inovação, a experiência, e a histórica defesa dessa bandeira, tanto a plataforma como os nomes envolvidos nesta chapa são por si eloquentes para torná-la a alternativa concreta e viável para a construção do CAU.

Carlos Alberto Sant’Ana
Arquiteto e Urbanista
Presidente do IAB-RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →