Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

A construção do CAU começa agora – O IAB-RS apoia a Chapa 3

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma curiosa ironia histórica se cumpre com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Assim como foi o penúltimo país do mundo a abolir a escravidão, o Brasil é das últimas nações de importância a manter a arquitetura subordinada a um sistema multiprofissional arcaico e autoritário.

Todos os arquitetos podem agora participar do processo de desligamento do Crea/Confea, e finalmente eleger os componentes do CAU-BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e CAU-RS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul). O voto será obrigatório para todos os colegas registrados nos Crea. Cumprindo a Lei, o Confea vai encaminhar até o fim de setembro, a cada profissional registrado em um Crea, uma senha para que possa votar no dia 26 de outubro, pela Internet.

Se espera que o CAU-BR esteja instalado no início de dezembro, e o CAU-RS seja instalado antes do Natal. Todos os registros de arquitetos a partir daí serão feitos pelo CAU-RS assim como as RRT – Registro de Responsabilidade Técnica – que equivalerão à atual ART para os arquitetos. O futuro CAU-RS será formado por 21 conselheiros (em função do número de profissionais no estado). Já o CAU-BR será formado por 28 conselheiros eleitos por cada Estado e pelo Distrito Federal.

A eleição para os conselheiros será o primeiro grande evento em que participarão todos os arquitetos registrados no Brasil, uma conquista democrática inegável até para aqueles que sempre foram contrários à nossa independência, aferrados às formas e defeitos do atual sistema Crea/Confea. Se antes apenas entidades e associações nomeavam seus representantes nos Crea e ninguém sabia como eram escolhidos esses conselheiros, agora todos poderão votar e ser votados democraticamente, e o conceito do CAU pode ser abertamente discutido e aperfeiçoado. Será que vamos querer um “mini-Crea”? Vamos querer que os recursos de nossa autarquia fiscalizadora sejam desperdiçados em cabide de emprego, diárias e viagens? O CAU será apenas um ente policialesco voltado para arrecadar recursos dos profissionais?

Desde que em 1994 o Colégio Brasileiro de Arquitetos foi formado pelas Entidades Nacionais de nossa profissão, com apoio da União Internacional de Arquitetos (UIA), na qual o IAB é o representante brasileiro, reivindicamos aos poderes da república que a profissão seja regulamentada por um conselho próprio e objetivo, focado na promoção da Arquitetura. Os arquitetos desejam que este Conselho vá além do mero cumprimento do papel burocrático. Queremos que a arquitetura seja reconhecida como uma profissão da mais alta respeitabilidade, como é em qualquer país desenvolvido. Arquitetura é uma atribuição do arquiteto.

O IAB-RS, em consonância com as entidades nacionais de arquitetos, com o Conselho Superior do IAB, e com o Colégio Brasileiro de Arquitetos, mobilizou-se para essa eleição, e elaborou seus conceitos fundamentais sobre o CAU. Em discussão ampla com outras entidades do Forum de Arquitetura do Rio Grande do Sul, que reúne além do IAB-RS, o Sindicato de Arquitetos do RS (Saergs), a Associação de Arquitetos de Interiores do RS (AAI-RS) e a Associação de Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul (AsBEA-RS), constituiu a Chapa 3 com nossa proposta para a eleição do CAU. Nossas entidades, dentro do princípio de manter a unidade na diversidade de origens, apresentam a Chapa 3, com a adesão de muitos colegas de indiscutível importância que sabem que nossa profissão precisa dar uma virada na condição subalterna que sempre sofreu no sistema Crea/Confea.

Com um dos maiores colégios eleitorais do país, o Rio Grande do Sul terá também um dos maiores CAU, com 21 conselheiros, e sabemos, uma eleição disputada, onde a grande massa de eleitores tem de ser informada de coisas muito básicas sobre o seu conselho próprio, muitos sequer foram informados do quanto custou e o que representa esta histórica conquista. A informação precisa ser levada a todos, e cumpre a todos nós que militamos e participamos no IAB-RS esclarecer os nossos colegas pra que saibam identificar as vozes do atraso e da burocracia interesseira.

Como é óbvio, o IAB-RS irá se empenhar pelo sucesso da Chapa 3, que nasceu de nosso compromisso histórico com a implantação do CAU. Tendo o eminente colega Cesar Dorfman como candidato ao Conselho Federal, e a atual coordenadora da Câmara de Arquitetura do Crea-RS, Gislaine Saibro como sua suplente, a Chapa 3 conta ainda com uma nominata extensa de muitos outros colegas conhecidos para compor o CAU-RS. Reunindo a confiabilidade, a inovação, a experiência, e a histórica defesa dessa bandeira, tanto a plataforma como os nomes envolvidos nesta chapa são por si eloquentes para torná-la a alternativa concreta e viável para a construção do CAU.

Carlos Alberto Sant’Ana
Arquiteto e Urbanista
Presidente do IAB-RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →