Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

A internacionalidade da organização profissional dos arquitetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A profissão do arquiteto e urbanista gradativamente consolida sua organização ao nível supranacional, fortalecendo a cada ano a União Internacional dos Arquitetos – UIA. O último Congresso Internacional de Arquitetos, realizado em Beijin, capital da China, foi uma irrefutável demonstração, perante às autoridades daquele país e da ONU, do indispensável papel dos arquitetos e urbanistas no cumprimento de sua função social e humana perante a sociedade. Iniciou a universalização de suas instâncias máximas no âmbito das Américas, de forma intensa, a partir da primeira guerra mundial com a criação da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos – FPAA. O IAB, fundado em 1.921 na Cidade do Rio de Janeiro, participou desde o início da consolidação deste processo no Continente Americano, tendo integrado, mais tarde, o grupo das entidades nacionais dos arquitetos de diversos países que fundaram a União Internacional dos Arquitetos. A UIA é uma entidade que integra os colegiados de assessoramento da UNESCO, prestando a colaboração nas áreas do conhecimento relativas à arquitetura, ao urbanismo e ao paisagismo.
No mês de setembro próximo passado, o IAB-DN participou do XXI Congresso Pan-Americano de Arquitetos, realizado na Cidade do México, com uma delegação de seis arquitetos eleita pelo Conselho Superior. O evento, comemorativo aos 80 anos de fundação da FPAA, foi muito prestigiado pelo México, tendo o Presidente da República presidido a abertura do Congresso, com um significativo discurso sobre a importância da profissão para o desenvolvimento tecnológico, artístico e cultural da sociedade humana. Na oportunidade, o IAB.RS foi prestigiado pela eleição de seu Presidente como Secretário do Cone Sul da FPAA, para um mandato de quatro anos.
O IAB.DN é membro filiado, tanto da FPAA, como da UIA, o que lhe confere a dimensão da internacionalidade da profissão do arquiteto e urbanista brasileiro. Os profissionais filiados ao IAB, portanto, estão intimamente ligados às instâncias mundiais do exercício da arquitetura e do urbanismo. Em termos da formação acadêmica e da legislação para o exercício profissional, os arquitetos e urbanistas brasileiros estão em condições de igualdade e de reciprocidade, cumprindo todos os requisitos do Direito Internacional entre os países que mantêm relações diplomáticas com o Brasil.
Diante destas responsabilidades, cabe uma reflexão sobre a importância da união dos arquitetos e urbanistas brasileiros, em torno do prestigiamento da profissão, dos requisitos da excelência de sua formação acadêmica, bem como do compromisso com os mais elevados padrões da ética profissional. No campo da política profissional, é de fundamental importância a união em torno dos mais significativos princípios do direito profissional, fundamentados na Constituição, assim como na construção do processo de fortalecimento da sua identidade própria como categoria profissional, na conquista da sua total independência e da gestão livre da sua profissão. Arq. F. Danilo Landó
Presidente IAB-RS – gestão 2000/2001

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →