Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aberta a exposição de Irineu Breitman no Solar do IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Foi aberta, na noite desta quarta-feira, a exposição de fotos de algumas das mais importantes obras do arquiteto Irineu Breitman, no Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS, em comemoração aos seus 80 anos. Os arquitetos Guilherme de Almeida, Marcelo Donadussi e Marcos Bueno, organizadores da exposição, reuniram alguns de seus trabalhos de destaque para lhe prestar uma homenagem.

O amigo e conterrâneo Arnaldo Knijinik foi quem deu início às homenagens. “Foi na arquitetura hospitalar que Irineu ultrapassou nossas fronteiras, e é conhecido nacionalmente e internacionalmente. Na questão da pesquisa, da tecnologia. Muitos doutorandos são auxiliados por ele. Tão grande quanto a sua obra é o próprio Irineu.”

O arquiteto Marcos Bueno, um dos organizadores da exposição, agradeceu ao IAB-RS “por abrir as portas para essa homenagem, que é bastante justa”, ao diretor da Faculdade de Arquitetura da PUCRS, Paulo Horn Regal, e à família de Irineu Breitman. Ele entregou, também em nome de Marcelo Donadussi, que assina as fotografias, e Guilherme de Almeida, uma coletânea das fotos expostas ao arquiteto homenageado.

A esposa de Irineu Breitman agradeceu, em nome da família, a ideia dos “guris” de fazer a exposição. “Foi uma felicidade pra gente essa homenagem. É muito emocionante.” Irineu comemorou a presença dos colegas e amigos e disse que está na hora, também, de prestar homenagens a outros trabalhos. “É uma geração inteira de arquitetos. Vamos reunir essa turma e fazer igual, para que todos se sintam prestigiados pelo IAB-RS.”

O presidente do IAB-RS, Carlos Alberto Sant’Ana, afirmou que é uma honra prestigiar a obra de Irineu Breitman, que presidiu o Instituto por tantos anos, e falou, ainda, do reinício das obras do Solar. “É uma felicidade para o IAB-RS retomar as obras da sede.” O objetivo dele é abrir cada vez mais espaços na sede para eventos culturais como esse.

Em entrevista ao site do IAB-RS, antes da abertura da mostra, Breitman declarou que “uma exposição como essa, montada por um grupo de jovens arquitetos ligados à fotografia, é o maior destaque que se pode ter”.

Irineu Breitman nasceu em 3 de junho de 1930, em Cachoeira do Sul, e faz parte de uma geração pioneira, que introduziu e consolidou a arquitetura moderna no Sul do país. No âmbito da sua produção mais reconhecida, a arquitetura hospitalar, é pai de muitas grandes obras, como o Hospital Fêmina, em Porto Alegre, um marco desse pioneirismo, o Hospital Regional da Grande Florianópolis, em São José, e o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Ele também trabalhou na área industrial e fez inúmeros projetos de prédios residenciais e comerciais.

Mas é de uma edificação que já não existe mais que o arquiteto guarda uma lembrança afetuosa: o Teatro de Equipe, na rua Andrade Neves, no Centro da Capital. “Era uma casa velha, com 5 metros de largura, que foi transformada num teatro de 130 lugares. Não parecia possível”, explica, orgulhoso, o seu feito. Breitman recorda do dia em que um ministro “muito ligado à cultura” esteve no teatro e fez um elogio inusitado ao seu trabalho: “Isso aqui não é arquitetura, é invenção”. “Jamais esqueci essa frase.” Ele conta que o ator Paulo José, que foi estudante de arquitetura, foi um dos que pisou no palco do teatro. Além dele, Milton Matos, que também fazia teatro.

Breitman é um dos grandes nomes do IAB-RS. No seu “tempo”, o instituto funcionava “numa salinha cedida pela Faculdade de Arquitetura”, e foi na sua gestão como presidente que foi construída a primeira sede do departamento do Rio Grande do Sul, em frente à Santa Casa. “Tenho muito orgulho de ter sido presidente do IAB-RS e fazer parte dessa instituição, cada vez mais representativa”, afirma. “O IAB foi se fortalecendo à medida em que mais jovens foram se formando e fazendo parte da entidade”, explica o arquiteto, que considera importante a reciclagem de ideias e a disposição das novas gerações em lutar pelos interesses dos profissionais da área.

A aprovação da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) é, para ele, a prova de que uma luta vivida por mais de uma geração pode ser vencida. “É uma conquista importante par a categoria, que não desistiu de lutar. Essa foi uma questão sempre muito difícil, mas houve muita insistência e hoje é uma satisfação muito grande ver que a nossa meta foi alcançada.”

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →