Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Abertura de Exposição de Artes Visuais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Ponto de Cultura Solar do IAB convida para a abertura de quatro exposições selecionadas em edital, que integram o terceiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2016. O coquetel será realizado dia 14 de dezembro (quarta-feira), a partir das 19h30. A mostra permanece com visitação até o dia 24 de fevereiro de 2017, das 13h30 às 19h, de segunda à sexta-feira.Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria acesse http://galeriaespacoiab.blogspot.com.br/

NA SALA NEGRA
ESCULTO-PINTURAS: 30 ANOS DE CRIAÇÃO NESTOR CANDI

O artista argentino Nestor Candi reúne pinturas e esculturas criadas entre 1987 e 2016, em exposição que demonstra as relações entre seus trabalhos bi e tridimensionais, reunindo obras executadas com fragmentos de ferro soldados e outras com tintas, verificando-se construção convicta de formas em visível equilíbrio, mediante recortes, dobras, aplicação de cores sobrepostas com harmonia, que tornam evidente a identidade do artista e revelam os processos sucessivos desenvolvidos nesses 30 anos de criação permanente.
 

NA SALA ANEXA
GRÁFICA MENTE MOTU

Moisés Tupinambá, também conhecido como Motu, apresenta trabalho icônico com linhas urbanas de identidade contemporânea. Seus temas, influenciados pela cultura pop, giram em torno de paisagens urbanas e personagens dotados de certo humor. O artista explora técnicas e suportes diversos, tendo em sua produção trabalhos em desenho, pintura, litogravura, xilogravura e cerâmica.

NA SALA DO ARCO
RELICÁRIO PELA VIDA LARA ESPINOSA, MILENA KUNRATH, SANDRA MENESES E SUZANA CAMPOZANI

Trabalhos que remetem a elementos da natureza em impressões imaginativas de grupo que resultaram na composição de um “Relicário”. As artistas revelam que em suas lembranças “imprime-se o espírito de algo que não mais existe, ou que tende a desaparecer, mas que ainda tem capacidade de transformação para uma nova História”. Nesse contexto, a reunião dos materiais se deu de forma natural, uns como extensão dos outros. Raízes, sementes, folhas e pequenas plantas do jardim se agregaram ao cotidiano de fazer cerâmica, reunidas como acervo particular, tátil e visual.

NA CIRCULAÇÃO E ÁREAS EXTERNAS
ALÉM DA PAISAGEM BIANCA SANTINI

A proposta da exposição Além da Paisagem busca transpor para o espaço a forma como a paisagem é percebida e modificada, a partir de deslocamento e percepção fenomenológica e de sentido. Neste processo, a poética do trabalho traduz elementos do real para o imaginário, do lado externo para o lado interno, provocando uma ativação do espaço e um desenho da paisagem mediado pelo corpo. A partir de caminhadas pela cidade de Porto Alegre, percorrendo ruas, praças e parques com foco no olhar sobre a paisagem, onde galhos, raízes, troncos de árvores vislumbram um desenho no espaço, diversos elementos constroem um acervo e funcionam como laboratório de pesquisa a céu aberto, onde são registrados ou coletados para desenvolver pinturas, desenhos, objetos e instalações. A saída de campo e o deslocamento são pontos essenciais para a produção do trabalho atual de Bianca Santini, embora não explicitados na exposição.  As alterações climáticas e o excesso de chuvas e temporais que ocorreram no último verão em Porto Alegre, alteraram a paisagem e a percepção sobre ela. Em Além da Paisagem, Bianca faz uma instalação de uma árvore, construída com uma estrutura de espuma, arames, canos metalizados, manta térmica, revistas e roupas usadas no hall do espaço cultural do IAB, com raízes que se alastram no espaço externo. Um outro olhar sobre sua pesquisa e sua produção revela a paisagem como ponto de partida e para além dela, em que novos elementos são agregados e a partir deles outros questionamentos relacionados à identidade e à memória começam a tomar relevância no processo de criação.
 

Galeria Espaço IAB
Galeria de Arte do Instituto de Arquitetos do Brasil
Ponto de Cultura Solar do IAB. Rua Gal. Canabarro, 363
Centro Histórico. Porto Alegre, RS. Brasil
51 3212 2552.  www.iabrs.org.br

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias