Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Abertura de Exposição de Artes Visuais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Ponto de Cultura Solar do IAB convida para a abertura de quatro exposições selecionadas em edital, que integram o terceiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2016. O coquetel será realizado dia 14 de dezembro (quarta-feira), a partir das 19h30. A mostra permanece com visitação até o dia 24 de fevereiro de 2017, das 13h30 às 19h, de segunda à sexta-feira.Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria acesse http://galeriaespacoiab.blogspot.com.br/

NA SALA NEGRA
ESCULTO-PINTURAS: 30 ANOS DE CRIAÇÃO NESTOR CANDI

O artista argentino Nestor Candi reúne pinturas e esculturas criadas entre 1987 e 2016, em exposição que demonstra as relações entre seus trabalhos bi e tridimensionais, reunindo obras executadas com fragmentos de ferro soldados e outras com tintas, verificando-se construção convicta de formas em visível equilíbrio, mediante recortes, dobras, aplicação de cores sobrepostas com harmonia, que tornam evidente a identidade do artista e revelam os processos sucessivos desenvolvidos nesses 30 anos de criação permanente.
 

NA SALA ANEXA
GRÁFICA MENTE MOTU

Moisés Tupinambá, também conhecido como Motu, apresenta trabalho icônico com linhas urbanas de identidade contemporânea. Seus temas, influenciados pela cultura pop, giram em torno de paisagens urbanas e personagens dotados de certo humor. O artista explora técnicas e suportes diversos, tendo em sua produção trabalhos em desenho, pintura, litogravura, xilogravura e cerâmica.

NA SALA DO ARCO
RELICÁRIO PELA VIDA LARA ESPINOSA, MILENA KUNRATH, SANDRA MENESES E SUZANA CAMPOZANI

Trabalhos que remetem a elementos da natureza em impressões imaginativas de grupo que resultaram na composição de um “Relicário”. As artistas revelam que em suas lembranças “imprime-se o espírito de algo que não mais existe, ou que tende a desaparecer, mas que ainda tem capacidade de transformação para uma nova História”. Nesse contexto, a reunião dos materiais se deu de forma natural, uns como extensão dos outros. Raízes, sementes, folhas e pequenas plantas do jardim se agregaram ao cotidiano de fazer cerâmica, reunidas como acervo particular, tátil e visual.

NA CIRCULAÇÃO E ÁREAS EXTERNAS
ALÉM DA PAISAGEM BIANCA SANTINI

A proposta da exposição Além da Paisagem busca transpor para o espaço a forma como a paisagem é percebida e modificada, a partir de deslocamento e percepção fenomenológica e de sentido. Neste processo, a poética do trabalho traduz elementos do real para o imaginário, do lado externo para o lado interno, provocando uma ativação do espaço e um desenho da paisagem mediado pelo corpo. A partir de caminhadas pela cidade de Porto Alegre, percorrendo ruas, praças e parques com foco no olhar sobre a paisagem, onde galhos, raízes, troncos de árvores vislumbram um desenho no espaço, diversos elementos constroem um acervo e funcionam como laboratório de pesquisa a céu aberto, onde são registrados ou coletados para desenvolver pinturas, desenhos, objetos e instalações. A saída de campo e o deslocamento são pontos essenciais para a produção do trabalho atual de Bianca Santini, embora não explicitados na exposição.  As alterações climáticas e o excesso de chuvas e temporais que ocorreram no último verão em Porto Alegre, alteraram a paisagem e a percepção sobre ela. Em Além da Paisagem, Bianca faz uma instalação de uma árvore, construída com uma estrutura de espuma, arames, canos metalizados, manta térmica, revistas e roupas usadas no hall do espaço cultural do IAB, com raízes que se alastram no espaço externo. Um outro olhar sobre sua pesquisa e sua produção revela a paisagem como ponto de partida e para além dela, em que novos elementos são agregados e a partir deles outros questionamentos relacionados à identidade e à memória começam a tomar relevância no processo de criação.
 

Galeria Espaço IAB
Galeria de Arte do Instituto de Arquitetos do Brasil
Ponto de Cultura Solar do IAB. Rua Gal. Canabarro, 363
Centro Histórico. Porto Alegre, RS. Brasil
51 3212 2552.  www.iabrs.org.br

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →