Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Acesso Legal à Terra Urbana e à Cidade é tema de Seminário Internacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Porto Alegre vai sediar o Seminário Internacional Acesso Legal à Terra Urbana e à Cidade , que vai ocorrer nos dias 5 e 6 de janeiro de 2004. A atividade será realizada no Hotel Embaixador (R. Jerônimo Coelho 354), e visa debater o quadro de urbanização da América Latina. +info>> 51 3289-8629 | urbanizadorsocial@spm.prefpoa.com.br (mailto:urbanizadorsocial@spm.prefpoa.com.br) APRESENTAÇÃO O quadro de urbanização da América Latina nas últimas décadas aliado a escassez de recursos para investimentos públicos, desvenda um amplo espectro de desafios a serem enfrentados nas cidades que se produzem legal e ilegalmente. Nos territórios ditos “legais”, fruto de um processo de produção que atende à normativa urbanística e que resulta na adequada estruturação urbana, temos a garantia do exercício à cidadania plena de seus moradores, direitos assegurados. Nos demais territórios, resultantes desta conformação excludente da produção do espaço, os territórios “irregulares” e desestruturados, prevalece a absoluta precariedade ambiental que confere a seus moradores a situação de exclusão do direito à cidade. Tradicionalmente, a irregularidade urbana tem sido tratada através de programas curativos que objetivam reintegrar comunidades à regularidade através de processos de requalificação dos espaços físicos e de regularização fundiária. Porém, por outro lado, o que se tem verificado é que a expectativa gerada por este tipo de política, aliada ao modelo de desenvolvimento excludente, tem empurrado mais e mais pessoas para a irregularidade, em um processo perverso de reprodução da ocupação ilegal do território através de um círculo vicioso que não enfrenta a origem do problema. Desta forma, criar uma oportunidade de troca de experiências e informações entre cidades, operadores e pensadores sobre o urbano, envolver aspectos teóricos-conceituais e práticas institucionais, é o objetivo deste seminário. PROGRAMAÇÃO Dia 05 de janeiro
9h – 10h
Abertura Oficial: João Verle (Prefeitura Municipal de Porto Alegre), Martim Smolka (Lincoln Institute of Land Policy) e Olívio Dutra (Ministério das Cidades) 10h – 12h
1º Painel: Formalidade e informalidade na produção do solo urbano na América Latina. Coord.: Carlos Eduardo Vieira (Secretário de Planejamento de Porto Alegre)
Informalidade, Pobreza Urbana e preços da terra. Martim Smolka (Lincoln Institute)
Dinâmica econômica do mercado informal. Pedro Abramo (IPPUR/RJ) 12h – 14h
Intervalo para Almoço 14h – 16h30
2º Painel: Instrumentos para a democratização do acesso à terra. Coord.: Maria Etelvina Guimaraens (Assessora do Gabinete do Prefeito de Porto Alegre)
Estatuto da Cidade – marco regulatório da política urbana. Betânia Alfonsin (Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Reforma Urbana na Colômbia a Lei 388/97. Maria Mercedes Maldonado (Universidade de Los Andes, Bogotá, Colômbia)
A legislação ambiental e a produção da cidade. Vanêsca Prestes (Prefeitura Municipal de Porto Alegre) 16h30 – 17h
Intervalo para café
17h – 18h
3º Painel: Diferentes atores na produção da cidade (depoimentos). Coord.: Cleusa Prates (Coordenadora da ONG Planta Sonhos)
Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre (Demhab)
Sindicato da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon)
Cooperativas habitacionais
Pequenos loteadores
Dia 06 de janeiro
9h – 10h30
4º Painel: Inovações nas políticas de acesso ao solo urbanizado. Coord.: Flávio Helmann (Diretor do Departamento de Habitação de Porto Alegre)
O Urbanizador Social. Jacqueline Menegassi (Equipe técnica do Projeto Novo USME), Juan Felipe Pinilla (Universidade de Los Andes, Bogotá, Colômbia)
A experiência de Valência. Gerardo Roger Fernández (Universidade Politecnica de Valência)
10h30 – 11h
Intervalo para café
11h – 12h30
Debates
12h30 – 14h
Intervalo para Almoço
14h – 16h
5º Painel: O desafio do financiamento. Coord.: Fernanda Furtado (Prof. da Universidade Federal Fluminense Alternativas de Financiamento), Cláudia Serpa e Luiza Cheuiche (Caixa Econômica Federal – Banco Mundial BID)
Parcerias público privadas – uma alternativa para o financiamento das cidades. Paulo Sandroni.
16h – 16h30
Intervalo para café
16h30 – 18h
6º Painel: Desafios Institucionais. Coord.: Augusto Damiani (Assessor do Gabinete do Prefeito de Porto Alegre), Cláudia Pilla Damasio (Secretaria de Planejamento de Porto Alegre), Maria Mercedes Maldonado (Universidade de Los Andes Bogotá, Colômbia), Gerardo Roger Fernández (Universidade Politécnica de Valência)
18h/18h30min
Encerramento

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →