Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ANDIAMO – PRESÍDIO NOS CAMINHOS DE PEDRA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

From: José Albano Volkmer Sent: Saturday, December 02, 2006 7:42 AM To: Nestor José Foresti Subject: Andiamo: Turismo no Caminho dos Presídios Nestor, Imaginemos como seria a divulgação no ORIUNDI do Projeto “Caminhos dos Presídios”. “Venha a Bento Gonçalves e conheça a cultura da Contravenção”. O Roteiro iniciaria com uma visita a uma Cantina de Vinho nos porões fétidos do Presídio nos “Projeto Caminhos de Pedra”, provando vinhos produzidos pelos contraventores, sendo as uvas esmagadas a tiros de escopetas e rajadas de metralhadores. O roteiro também incluiria visitas a um enorme Presídio no Vale dos Vinhedos, ao lado da Vinícola Miolo, assim como transformaria os diversos “Castelos Medievais”, que caracterizam hoje a arquitetura de várias atuais vinícolas, em “Casas de Correção”, “Colônias Penais”, “Delegacias de Polícia” e esconderijos da Contravenção. Os turistas, além de viajarem no “Trem Maria Fumaça”, seriam assaltados por presidiários evadidos do Projeto “Caminhos dos Presídios”, tanto nas Estações de Bento Gonçalves, como nas de Garibaldi e Carlos Barbosa, sendo que todos – estrangeiros e nacionais – seriam tomados como reféns, para exigirem do Prefeito de Bento Gonçalves a construção de presídios, também, em Tuiutí e ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro da Cidade. Este é o perfil que está sendo construído para Bento Gonçalves, em breve. Por mais que o Governo do Estado tenha oferecido este belo projeto para Gramado e Canela, gentilmente estes dois Municípios declinaram da aceitação e preferiram optar pelo Planejamento Estratégico do desenvolvimento sustentável do Turismo Cultural, Ambiental, Paisagístico e de intercâmbio internacional. Bento Gonçalves parece estar optando pelo turismo da contravenção, começando na região do “Caminhos de Pedra” e não do “Vale dos Vinhedos”, na “FENAVINHO” e nem ao lado das indústrias de móveis. Aliás, o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Bento Gonçalves deveria optar por investimentos, também, em Charqueadas, pois a contravenção paga bem e sem Nota Fiscal! Desculpa o sarcasmo e a ironia, mas está tudo errado, Nestor. É, portanto, o momento do “Tudo ou Nada”. Vamos construir uma Campanha gigantesca e veemente, para inviabilizarmos este projeto do Estado em “parceria” com o Município de Bento Gonçalves. Andiamo, Albano

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →