Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquiteta Célia Ferraz apresenta palestra sobre Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No próximo dia 22 de março, a partir das 19 horas, acontece a palestra e sessão de autógrafos do livro “Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre: o plano que orientou a modernização da cidade”, de Celia Ferraz de Souza. A publicação da editora Armazém Digital está em sua segunda edição revisada e ampliada. Para a autora, o Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre de 1914, elaborado pelo engenheiro-arquiteto João Moreira Maciel, orientou a marcha da modernização da cidade, propondo, pela primeira vez de forma organizada e abrangente, os melhoramentos gerais e deixando traços na sua estrutura urbana, que traduzem, hoje, a própria identidade de Porto Alegre. A implantação do Plano de Melhoramentos, feita em diversos tempos, mostra o papel efetivo desse plano. Da década de 1920 à de 1990, a cidade contou com obras provenientes desse plano, no centro da cidade, no seu limite e nas áreas periféricas, sempre representando as marcas da modernização. Modernização e identidade que estão presentes nas obras que vão da Avenida Borges de Medeiros à Avenida Farrapos e da canalização do riacho Ipiranga ao Parque Farroupilha, para citar aqui algumas das maiores referências de Porto Alegre. Assim, partindo de determinadas permanências na cidade, lançadas por um plano urbanístico do passado e implantados ao longo dos anos, a autora busca compreender o papel desse plano no processo que modernizou a cidade. O livro refere-se não só aos avanços do urbanismo em Porto Alegre, destacando-a como uma das primeiras cidades a apresentar um plano urbanístico de caráter geral, mas também ao inicio da trajetória de modernização que vai transformar e marcar a estrutura urbana da cidade ao longo do século XX. Por ter como característica dois momentos importantes de um mesmo processo, o trabalho está dividido em duas partes: a primeira refere-se à concepção do Plano no contexto da época; e a segunda corresponde à sua fase de implantação. Sobre a palestrante: Celia Ferraz de Souza é arquiteta pela Universidade Mackenzie, SP, mestre em Planejamento Urbano, pelo PROPUR–UFRGS, e doutora em Arquitetura e Urbanismo, pela FAU-USP. Professora na Faculdade de Arquitetura da UFRGS e no PROPUR. Atua em pesquisa na área da história da Cidade e do Urbanismo. Publicou livros como Porto Alegre e sua Evolução, com Doris Maria Müller, Imagens Urbanas, com Sandra Jatahy Pesavento e Contrastes Regionais e Formações Urbanas, além de outros. Pertence a rede nacional de pesquisa Urbanismo no Brasil e coordena os grupos de pesquisa “Urbanismo Brasileiro-RS” e “Cidades do Brasil Meridional: Espaço e Tempo”.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →