Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquiteto catalão Josep María Montaner estará em Porto Alegre para o lançamento nacional da obra Arquitectura y Crítica em Latin

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O arquiteto catalão Josep María Montaner, doutor e professor de Composição Arquitetônica da Escola de Arquitetura de Barcelona (ETSAB-UPC), estará nesta sexta-feira, em Porto Alegre, para o lançamento do livro Arquitectura y Crítica em Latino América, no Auditório III da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UniRitter, às 10h. Os professores arquitetos Maturino Luz (Coordenador LHTA UniRitter) e Sergio M. Marques (Coordenador Núcleo de Projetos UniRitter), participarão do evento como debatedores.

O Livro Arquitectura y Crítica em Latinoamérica rastreia, em geral, as linhas de pensamento da crítica de arquitetura no contexto latino-americano, centrando-se em alguns dos autores e autoras mais representativos. Mostra como inicia a legitimação do surgimento da arquitetura moderna em cada país, em relação às propostas europeias e norte-americanas e, mais tarde, como se consolidam umas próprias construções da história e das posições teóricas, assim como após a recepção da arquitetura moderna, se realiza sua evolução e superação.

O texto, totalmente novo e inédito, constitui uma continuação do livro Arquitectura y Crítica, publicado pela Editorial Gustavo Gili, cobrindo um vazio e uma dívida pelo altíssimo valor da crítica na América Latina.
O livro se complementa com uma novidade pensada para fazê-lo mais útil e didático: o comentário dos vinte e um livros considerados os mais significativos. A seleção privilegiou os textos mais influentes, com afinidade com aqueles menos acadêmicos e ortodoxos, mais democráticos e sociais, de olhar cosmopolita e aberto ao mundo. Na base do livro, em definitivo, há um diálogo apaixonado entre a cultura da América e Europa.

Josep María Montaner é coordenador, conjuntamente com Zaida Muxí, do Master Laboratorio de La Vivienda del Siglo XXI. Publicou mais de trinta livros, entre eles Después del Movimiento Moderno (1993); La Modernidad Superada (1997); Arquitectura y Crítica (1999); e Sistemas Arquitectonicos Contemporaneos (2008). Colabora assiduamente com os jornais El país e La Vanguardia, e recebeu o Prêmio Nacional de Urbanismo ala iniciativa periodistica 2005 do Ministerio de Vivienda. Tem publicado artigos, ministrado cursos e conferências em diversas cidades da Europa, América e Ásia. Foi professor visitante na Architectural Association School of London, bolsista da Academia espanhola de Roma; professor honorário da Universidad Ricardo Palma de Lima e professor convidado ilustre da Facultad de Arquitectura de la Universidad Nacional de Tucumán.

A promoção do evento é da coordenação Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UniRitter Laureate International Universities, do Núcleo de Projetos Apoio – DOCOMOMO Brasil, do Núcleo DOCOMOMO Sul, e da Livraria do Arquiteto

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →