Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetos lançam livro sobre os impactos da urbanização contemporânea no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Os arquitetos Júlio Celso Vargas, Tiago Holzmann da Silva e Andrea Kern lançaram na noite d quarta-feira (17/05), Solar do IAB RS o livro “Efeitos da Arquitetura: os impactos da urbanização contemporânea no Brasil”. A publicação da editora FRBH teve origem no Simpósio “Efeitos da Arquitetura” realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi organizado pelos arquitetos e urbanistas Vinicius Netto, Renato T. de Saboya, Julio Celso Vargas e Thereza Carvalho.

A obra apresenta capítulos de estudos e reflexões sobre a transformação silenciosa do espaço urbano e de suas manifestações nos cotidianos. Os autores abordam o tecido da arquitetura comum, que constitui nossas ruas, bairros e cidades, que segue sendo transformado a partir de imposições de introversão dos espaços, padronizações estereotipadas e irracionalidades ligadas ao medo e à rejeição do outro.

O capítulo “A cidade como resultado: Consequências de escolhas arquitetônicas” foi escrito por Vinicius M. Netto. Os Fatores morfológicos da vitalidade urbana são abordados por Renato T. de Saboya. Júlio Celso Vargas escreve o capítulo “Forma urbana e transporte a pé”. A Utopia no cotidiano: espaço público, desejo e fruição na formação da cidade é tema do capítulo de Thereza Carvalho.
 


Eugênio Queiroga aborda o tema “Lugares Públicos. Circe Monteiro e Rafaella Cavalcanti apresentam o capítulo “Perfis Espaciais Urbanos para avaliação de lugares vulneráveis ao crime”. A Arquitetura, espaço urbano e criminalidade são temas desenvolvidos por Mariana Vivan e Renato T. de Saboya.  Eduardo Marques apresenta na obra o tema “Em busca dos mecanismos relacionais nas redes sociais de indivíduos pobres”.

Os Impactos de complexos Habitacionais do PMCMV, são abordados no capítulo de Vinicius M. Netto e colegas. Adauto Cardoso e Samuel Jaenisch apresentam o capítulo “Nova política e velhos desafios”. A Habitação de interesse social: relações entre o tipo arquitetônico dos empreendimentos e impactos ambientais, são temas abordados por Andrea Kern e colegas. Rita Montezuma apresenta os “Impactos da produção da forma urbana sobre o meio ambiente”. Frederico de Holanda escreve o capítulo “O mundo das miudezas”. Já o tema “Por um Projeto de Cidade” é desenvolvido por Tiago Holzmann da Silva.

COMO COMPRAR O LIVRO?
Onde: Secretaria do IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de Porto Alegre
Valor do livro: R$ 49,00
Informações: (51) 3212.2552 ou iabrs@iabrs.org.br

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi morada do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →