Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura nas aldeias indígenas Kayapó em pauta na Quarta do IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB RS promoveu na noite desta quarta-feira (28/06) a palestra "Kikré: Arquitetura nas Aldeias Indígenas Kayapó" com a arquiteta Vika Martins.Vika compartilhou sua experiência de assessoria técnica do Projeto Kikré para a construção de casas em 19 aldeias em Terra Indígena da etnia Kayapó, do baixo Xingu, no estado do Pará.

 


"O processo participativo e dialógico permitiu a elaboração de projetos e tomadas de decisões a respeito dos materiais e técnicas construtivas, que priorizam a valorização cultural, a autonomia, a saudabilidade, a sustentabilidade e o uso de recursos locais como a terra, madeira, pedras e fibras vegetais", informou a arquiteta.
 

 

Vika apresentou ao público algumas imagens de sua experiência nas aldeias:
 

Diálogo sobre o projeto Kikré com o Cacique. Atividade de campo nas aldeias do Baixo Xingu. Etapa de sensibilização para construção de novas moradias em terras indígenas. O projeto de resgate construtivo é fruto da parceria entre a Associação Floresta Protegida e a assessoria técnica formada pelo Estúdio Guanabara, Oikos, Ohásis Arquitetura Sustentável, Julia Sá Earp, Valentina Dávila, Terceira Margem, Matéria Brasil e colaboradores.

Maquete do projeto Kikré Kubengokré para atividade participativa. 
 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias