Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura nas aldeias indígenas Kayapó em pauta na Quarta do IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB RS promoveu na noite desta quarta-feira (28/06) a palestra "Kikré: Arquitetura nas Aldeias Indígenas Kayapó" com a arquiteta Vika Martins.Vika compartilhou sua experiência de assessoria técnica do Projeto Kikré para a construção de casas em 19 aldeias em Terra Indígena da etnia Kayapó, do baixo Xingu, no estado do Pará.

 


"O processo participativo e dialógico permitiu a elaboração de projetos e tomadas de decisões a respeito dos materiais e técnicas construtivas, que priorizam a valorização cultural, a autonomia, a saudabilidade, a sustentabilidade e o uso de recursos locais como a terra, madeira, pedras e fibras vegetais", informou a arquiteta.
 

 

Vika apresentou ao público algumas imagens de sua experiência nas aldeias:
 

Diálogo sobre o projeto Kikré com o Cacique. Atividade de campo nas aldeias do Baixo Xingu. Etapa de sensibilização para construção de novas moradias em terras indígenas. O projeto de resgate construtivo é fruto da parceria entre a Associação Floresta Protegida e a assessoria técnica formada pelo Estúdio Guanabara, Oikos, Ohásis Arquitetura Sustentável, Julia Sá Earp, Valentina Dávila, Terceira Margem, Matéria Brasil e colaboradores.

Maquete do projeto Kikré Kubengokré para atividade participativa. 
 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Plano Diretor de Florianópolis em debate no IAB

Na próxima quarta-feira (17/05) o Instituto de Arquitetos do Brasil  – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) vai debater o processo de revisão do Plano Diretor de Florianópolis. A ideia é poder conhecer os processos e trocar experiências, pois muitas cidades além de Porto Alegre estão realizando revisões de planos diretores. O evento acontece a partir das 19h, no Solar do IAB (Rua Gen. Canabarro 363).

Leia Mais →

Escola IAB RS promove curso Mobgrafia

Os smartphones, além de ferramentas de comunicação, representam uma forma de conexão com o mundo. Através das redes sociais, nos permitem ver e dar visibilidade aos conteúdos criados a partir dos próprios aparelhos, tal como a MOBGRAFIA, a fotografia realizada pelos dispositivos celulares. Explorando as temáticas da arquitetura e da cidade, o curso de MOBGRAFIA tem por objetivo principal instrumentalizar os participantes com exposições teóricas e exercícios práticos para a utilização da linguagem fotográfica através dos aparelhos celulares.

Leia Mais →

Outras Notícias