Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arte funerária no RS é tema de debate

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com inscrições abertas, o evento tem o objetivo de fomentar o debate sobre o valioso patrimônio das necrópoles O Dia do Patrimônio, celebrado a 17 de agosto, será lembrado, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), com uma série de debates sobre a importância da arte cemiterial para a preservação da memória dos antepassados.

Nesta data, das 14h às 18h, o Auditório Barbosa Lessa, no 4º andar do CCCEV, irá sediar o Fórum Arte Funerária e Patrimônio de Porto Alegre: Monumentos para as Futuras Gerações – conhecer, inventariar e preservar. O objetivo do evento, organizado e mediado por Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, professora da área de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte na UFRGS, é o de fomentar o debate e a reflexão sobre o valioso patrimônio das necrópoles – ainda desconhecido e sob o risco de ser esquecido.

O turismo como aliado da preservação da arte funerária, a legislação como instrumento de preservação da arte funerária e os incentivos fiscais e econômicos para as administradoras que conservam esta herança histórica serão alguns dos tópicos, abordados por especialistas, durante o Fórum.

Com inscrições gratuitas, realizadas através do e-mail cemiteriospoa@gmail.com (mailto:cemiteriospoa@gmail.com) , o evento é aberto a todos os interessados na preservação dos acervos de arte funerária e a pesquisadores, estudantes, professores e profissionais atuantes em cemitérios, prefeituras e nas áreas de preservação do patrimônio. De acordo com Luiza, que é conselheira fiscal e um dos membros fundadores da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC), os cemitérios constituem uma das mais ricas fontes de estudos e conhecimento.

Estes locais guardam as memórias daqueles que edificaram as cidades, reúnem em seus acervos obras de arte das marmorarias, que consolidaram uma movimentada atividade de comércio entre os séculos XIX e XX, reservam experiências de contemplação e vivência a seus freqüentadores e divulgam, através dos epitáfios, diferentes idiomas e culturas. A arte tumular gaúcha guarda peças únicas, assinadas por artistas como Antônio Caringi, Adolph von Hildebrand, Alfred Adloff, André Arjonas, Leone Lonardi, Otávio Correia Lima, Décio Villares e Rodolfo Pinto do Couto.

Ela adverte, no entanto, que toda esta riqueza permanece constantemente ameaçada pela ausência de mecanismos efetivos de proteção, quando as obras são dilapidadas pela modernização das necrópoles, pelo desgaste ocasionado pela intempérie e pelo vandalismo.

“Em diversos Estados brasileiros, pesquisadores têm relatado a descaracterização e a perda irreparável de acervos, muitas vezes praticamente em sua totalidade. Nos cemitérios, podemos conhecer parte de nossa própria história familiar, quando muitas vezes nos deparamos com nossos antepassados, os quais nunca havíamos visto o semblante antes da emblemática fotografia tumular”, explica Luiza, que ainda realiza visitas guiadas aos cemitérios de Porto Alegre, pelo Programa Viva o Centro a Pé, da Prefeitura Municipal, participa da Association for Gravestone Studies (AGS) e é associada na Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico.

Por ocasião do Fórum, haverá a apresentação oficial da carta da problemática do Cemitério São José de Porto Alegre, elaborada pela Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais e pela Red Iberoamericana de Gestión e Valoración de Cementerios Patrimoniales, destinada e entregue à governadora do RS, Yeda Crusius. A carta é um documento de apoio àqueles que defendem a preservação da memória do Cemitério São José, transformado em um estacionamento e em vias de desertificar a parte mais antiga de seu acervo: um conjunto de obras reunidas em um cemitério datado de 1888.

O Fórum Arte Funerária e Patrimônio de Porto Alegre: Monumentos para as Futuras Gerações – conhecer, inventariar e preservar é um evento integrante da exposição Arte Imortalizada no Silêncio, projeto de aquarelas e textos de arte funerária, desenvolvido pela artista plástica Laky Gatti e por Luiza, que, além de organizadora do Fórum, é a curadora desta exposição, sediada na Sala Memorial Erico Verissimo, no 3º andar do CCCEV.

O Fórum contará com uma mesa de discussão temática, composta por especialistas em arte funerária, arte pública, história da arte do Rio Grande do Sul e patrimônio histórico e artístico, com questões abertas ao público. Irão ministrar palestras o Prof. Dr. Arnoldo Doberstein, professor da área de História da PUC-RS; o Prof. Dr. José Francisco Alves, da área de Escultura no Atelier Livre de Porto Alegre, Ana Beltrami, coordenadora de Área Técnica do IPHAN-RS e Maria Beatriz Kother, diretora do IPHAE.

Confira a programação completa do Fórum Arte Funerária e Patrimônio de Porto Alegre
1º Momento
Das 14h às 14h30min: Mediação e Abertura: Profa. Drnda. – Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho. Professora Assistente no Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realiza visitas guiadas aos Cemitérios de Porto Alegre pelo Programa Viva o Centro a Pé da Prefeitura Municipal. Conselheira Fiscal da ABEC – Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Participa da AGS – Association for Gravestone Studies. Associada na Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico. Curadora da Exposição Arte Imortalizada no Silêncio. Site: http://www.marmorabilia.org (http://www.marmorabilia.org/)

Das 14h35min às 15h05: Prof. Dr. Arnoldo Walter Doberstein. Professor e Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Autor do livro Estatuários, Catolicismo e Gauchismo. Coordenador do grupo de pesquisa do Instituto Cultural Emilio Sessa. Site: http://www.emiliosessa.com.br (http://www.emiliosessa.com.br/)

Das 15h10min às 15h40min: Prof. Drndo. José Francisco Alves. Professor da área de Escultura no Atelier Livre de Porto Alegre e Doutorando em História, Teoria e Crítica de Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Curador da 5ª Bienal do Mercosul – Exposições de Amilcar de Castro e segmento de obras públicas permanentes. Autor dos livros A Escultura Pública de Porto Alegre – história, contexto e significado e Fontes d´Art no Rio Grande do Sul – cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Site: http://www.public.art.br/wordpress (http://www.public.art.br/wordpress)

Das 15h45min às 16h15min: Coffee Break

2º Momento
Das 16h15min às 16h45min: Esp. Ana Maria Beltrami. Coordenadora de Área Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do RS (IPHAN). Arquiteta. Especialista em Restauração de Monumentos e Sítios Históricos pelo IPHAN – UNESCO. Site: http://www.iphan.gov.br (http://www.iphan.gov.br/)

Das 16h50min às 17h20min: Profa. Dra. Maria Beatriz Medeiros Kother. Diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual – RS. Doutora em Arquitetura pela Universitat Politécnica de Catalunya. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Site: http://www.iphae.rs.gov.br (http://www.iphae.rs.gov.br)

Das 17h25min às 17h55min: questões abertas ao público. 18h: encerramento.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →