O convidado é o engenheiro estrutural Bruno Contarini, parceiro de Oscar Niemeyer em diversas obras no Brasil e no exterior, para palestrar durante a aula magna.
A entrada é franca, porém, as vagas são limitadas.
O convidado é o engenheiro estrutural Bruno Contarini, parceiro de Oscar Niemeyer em diversas obras no Brasil e no exterior, para palestrar durante a aula magna.
A entrada é franca, porém, as vagas são limitadas.
O arquiteto e urbanista, professor e escritor Günter Weimer, lançou duas novas obras no dia 25 de março, em coquetel realizado no Solar do IAB. Weimer, que também presidiu o IAB RS, disponibilizou “O ecletismo e a arquitetura de Porto Alegre” e “O sanitarismo e o urbanismo segundo Saturnino de Brito”.
O atual conselheiro superior do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, destaca, em artigo publicado no Jornal do Comércio, a falta de planejamento participativo na revisão do Plano Diretor. Além disso, destaca alterações que beneficiam diretamente o mercado imobiliário.
A delegação do IAB RS foi composta pelas co-presidentes Bruna Tavares, Clarice de Oliveira e Jéssica Neves, e os conselheiros superiores Inês Martina Lersch, Natan Arend e Lídia Gomes Rodrigues (representando o núcleo de Santa Maria).
Ex-presidente do IAB RS, o professor aposentado Günter Weimer, que lecionou na Arquitetura da UFRGS, PUCRS e Unisinos, visitou a exposição do artista visual Erico Santos sobre os prédios históricos de Porto Alegre.
Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.
A nova construção no Centro Histórico foi criticada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) durante entrevista concedida ao repórter Guilherme Gonçalves, da Zero Hora. A arquiteta e urbanista Clarice Oliveira, copresidente da entidade, diz que esse tipo de construção atrapalha a ventilação e a iluminação em parte do bairro.
As atividades ocorreram no sábado, dia 24 de maio, e contou, ainda, com roda de conversa e oficina
Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.