Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Carta em apoio aos arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB RS manifesta seu apoio aos colegas Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz da Brasil Arquitetura. Os arquitetos são investigados, acusados de participar de fraude em licitação envolvendo obra do Museu do Trabalhador, em São Bernardo do Campo/SP. Os arquitetos Fanucci e Ferraz, sócios do escritório Brasil Arquitetura têm um vasto e reconhecido currículo, constituído por importantes projetos de arquitetura.

O IAB tem uma longa história em defesa do Concurso Público de Projetos, entendida como a mais competitiva, eficiente e transparente modalidade de contratação pública de Projetos de Arquitetura e Urbanismo, contudo, esta é uma prática exercida em uma ínfima maioria de casos em todo o Brasil, em quaisquer dos níveis e esferas do Poder Público.

Tramita no Congresso Nacional uma revisão da Lei Federal 8.666/93, que pretende instituir a contratação integrada, delegando ao executor da obra a etapa de projeto, entre outros aspectos vistos por entidades profissionais e empresariais como um retrocesso normativo.

Tais reformas vão na contramão do que o IAB e outras entidades da área de projetos defendem: a contratação de execução de obras apenas com Projeto Completo.Neste sentido, nos causa espanto e preocupação a acusação da Procuradoria da República de São Bernardo do Campo de que os arquitetos estejam envolvidos em associação criminosa com a construtora contratada para execução da obra, a qual, por sua vez, contratou a equipe de arquitetos para elaboração do Projeto Executivo, etapa complementar às já prestadas à Prefeitura de São Bernardo do Campo, as quais, exige a atual legislação.

No intuito de apoiar os colegas o IAB RS decidiu contribuir na divulgação de Carta em Apoio aos arquitetos que vem sendo veiculada nas redes sociais virtuais.

Esperamos que a Justiça seja feita com o mais amplo direito à defesa das partes. Casos como esse se devem muito mais a falhas na legislação, portanto deveriam servir para provocar alterações normativas que buscassem avanços, contudo as propostas em curso no Legislativo Federal vão em sentido contrário, o do retrocesso na base legal da contratação de projetos e obras públicas.

Leia a carta completa: CLIQUE AQUI

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →