CAU – encaminhamento ao Congresso Nacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Diário Oficial da União nº 226, publicou na Seção 1, em 20 de novembro de 2008, em “Despachos do Presidente da República”, a “Mensagem nº 894, de 19 de novembro de 2008, que trata do encaminhamento ao Congresso Nacional do texto do projeto de lei que “Regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo, cria o Conselho de Arquitetura e
Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal, e dá outras
providências”.

O novo Projeto de Lei que cria o CAU ganha destaque, pois com o despacho do Presidente Lula o reconhecimento do mérito da criação do CAU é reafirmado. Nos próximos dias a
Casa Civil deverá encaminhar a redação final do PL ao Congresso Nacional. É interessante notar que, com o Despacho do PL, o Presidente Lula anuncia a efetivação da sigla “CAU”, sugerida pelo CBA e adotada no Projeto de Lei elaborado pela Casa Civil.

No Legislativo o PL tramitará pelas Comissões competentes, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A Direção Nacional do IAB informará oportunamente o percurso do PL, o texto e o nome dos parlamentares, que poderão opinar sobre o Projeto de Lei, tão logo o PL seja encaminhado ao congresso Nacional.

O ano de 2008 passa à história da arquitetura brasileira, pois inicia a conclusão do percurso de aproximadamente 50 anos, em busca de um conselho próprio para os arquitetos brasileiros.

Com o CAU, certamente surgirão melhores condições ao exercício profissional e adequado atendimento à sociedade brasileira.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →