Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Centro de Eventos, sim. Pregão, não.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB RS sempre teve compromisso com a qualidade do ambiente construído e com as melhores práticas de gestão pública em prol destes objetivos, dentre as quais figura como principal instrumento a forma de contratação de serviços de arquitetura, engenharia e outras áreas diretamente relacionadas com a produção do espaço. A atuação conjunta com outras entidades e instituições da área é fundamental para promover ações efetivas neste campo, dado os limites impostos a uma entidade de livre associação como o IAB.

Nas últimas eleições para o CAU/RS apoiamos a Chapa 3, a qual sagrou-se vencedora. Dentre os principais objetivos da plataforma, a qual contou com a contribuição do IAB, está a fiscalização em prol do interesse público e da boa prática profissional, incluindo entre as prioridades  de ação do CAU o enfrentamento às práticas de contratação pública por menor preço , dentre as quais a mais danosa tanto à sociedade quanto aos profissionais está o pregão eletrônico, modalidade utilizada para contratar o Centro de Eventos de Porto Alegre pela Prefeitura. Arquitetura é atividade intelectual, portanto não deveria jamais ser contratada por pregão.

As gestões anteriores do CAU/RS não vinham enfrentando esta realidade. Esta gestão vem colocando em prática mais este ponto de suas propostas. Este não é o primeiro pregão suspenso ou cancelado nestes primeiros meses de gestão, mas talvez seja aquela que tenha gerado maior impacto.

A suspensão do pregão eletrônico do Centro de Eventos pelo TCE partiu de iniciativa do CAU em conjunto com CREA, Sindicato de Engenheiros, Sociedade de Engenharia, Associação de Escritórios de Arquitetura, e IAB.

Não somos, portanto contrários ao Centro de Eventos, consideramos que Porto Alegre precisa deste equipamento, mas sua qualidade arquitetônica pode ser um diferencial para realização de eventos, tornando-o mais competitivo e atrativo local e nacionalmente.

Ainda que este local não seja o melhor, sobretudo do ponto de vista da mobilidade (como ficará em dia de jogo e evento ao mesmo tempo?), consideramos um avanço em relação à proposta original encaminhada pela Administração anterior junto ao Ministério do Turismo. O IAB RS manifestou esta posição em reunião com o Vereador Ricardo Gomes, à época titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, propondo inclusive a realização de Concurso de Projetos, mesmo que organizado pelos próprios quadros da Prefeitura. Em setembro de 2017 já era anunciado o novo local, portanto não cabe alegar que não havia tempo para promover outra modalidade de contratação.

Todos queremos o melhor desenvolvimento da capital e do Estado, a qual, estamos certos, passa por não insistirmos nos mesmos erros do passado. Colocamo-nos mais uma vez a disposição da Administração Municipal para avançar, mas não nos colocaremos passivos ou omissos frente a práticas que já comprovaram sua ineficácia neste sentido.
 

Rafael Passos 
Presidente do IAB RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →