Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Centro de Eventos, sim. Pregão, não.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB RS sempre teve compromisso com a qualidade do ambiente construído e com as melhores práticas de gestão pública em prol destes objetivos, dentre as quais figura como principal instrumento a forma de contratação de serviços de arquitetura, engenharia e outras áreas diretamente relacionadas com a produção do espaço. A atuação conjunta com outras entidades e instituições da área é fundamental para promover ações efetivas neste campo, dado os limites impostos a uma entidade de livre associação como o IAB.

Nas últimas eleições para o CAU/RS apoiamos a Chapa 3, a qual sagrou-se vencedora. Dentre os principais objetivos da plataforma, a qual contou com a contribuição do IAB, está a fiscalização em prol do interesse público e da boa prática profissional, incluindo entre as prioridades  de ação do CAU o enfrentamento às práticas de contratação pública por menor preço , dentre as quais a mais danosa tanto à sociedade quanto aos profissionais está o pregão eletrônico, modalidade utilizada para contratar o Centro de Eventos de Porto Alegre pela Prefeitura. Arquitetura é atividade intelectual, portanto não deveria jamais ser contratada por pregão.

As gestões anteriores do CAU/RS não vinham enfrentando esta realidade. Esta gestão vem colocando em prática mais este ponto de suas propostas. Este não é o primeiro pregão suspenso ou cancelado nestes primeiros meses de gestão, mas talvez seja aquela que tenha gerado maior impacto.

A suspensão do pregão eletrônico do Centro de Eventos pelo TCE partiu de iniciativa do CAU em conjunto com CREA, Sindicato de Engenheiros, Sociedade de Engenharia, Associação de Escritórios de Arquitetura, e IAB.

Não somos, portanto contrários ao Centro de Eventos, consideramos que Porto Alegre precisa deste equipamento, mas sua qualidade arquitetônica pode ser um diferencial para realização de eventos, tornando-o mais competitivo e atrativo local e nacionalmente.

Ainda que este local não seja o melhor, sobretudo do ponto de vista da mobilidade (como ficará em dia de jogo e evento ao mesmo tempo?), consideramos um avanço em relação à proposta original encaminhada pela Administração anterior junto ao Ministério do Turismo. O IAB RS manifestou esta posição em reunião com o Vereador Ricardo Gomes, à época titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, propondo inclusive a realização de Concurso de Projetos, mesmo que organizado pelos próprios quadros da Prefeitura. Em setembro de 2017 já era anunciado o novo local, portanto não cabe alegar que não havia tempo para promover outra modalidade de contratação.

Todos queremos o melhor desenvolvimento da capital e do Estado, a qual, estamos certos, passa por não insistirmos nos mesmos erros do passado. Colocamo-nos mais uma vez a disposição da Administração Municipal para avançar, mas não nos colocaremos passivos ou omissos frente a práticas que já comprovaram sua ineficácia neste sentido.
 

Rafael Passos 
Presidente do IAB RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →