Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Ciclo de Palestras Mundo Paralelo traz o professor Frederico de Araújo ao Solar do IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Das Artes e Agruras do Falar Cidade é o tema da conferência que será apresentada, por Frederico de Araújo, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no próximo dia 10 de novembro, quarta-feira, às 19h30min, na sede do IAB-RS (Rua Gen. Canabarro, 363 Centro – Porto Alegre). Visando uma aproximação com o meio acadêmico, esta conferência é fruto de uma parceria entre o IAB-RS e o Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT) da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. A conferência integra simultaneamente a programação do Ciclo Mundo Paralelo e do Atelier da Rede Latino Americana Imagem e Identidade e Território e tem por intuito a problematização epistemológica dos discursos que dizem cidade enquanto representação de algo dado no mundo. Como questão orientadora, como não falar cidade desse modo, todavia sem deixar de dizer. Frederico de Araujo é professor do IPPUR da UFRJ, onde coordena o Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC). Tem experiência na área de Epistemologia. Atualmente, investiga a constituição de identidades sociais e suas relações com o território. “Tomo por inspiração reflexões que questionam o caráter metafísico da linguagem, especialmente o desconstrucionismo derridarreano a partir do qual, digo cidade enquanto Khôra e as argumentações de Deleuze sobre o caráter da expressão linguística, em Nietzsche e em Lucrécio a partir do qual, digo cidade enquanto simulacro e no pensamento dos Estóicos a partir do qual, digo cidade enquanto problema mora”, explica. Ingresso: R$ 15,00 Sócios do IAB-RS e estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano têm entrada franca.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →