Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Cidade e segurança em pauta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS)  promoveu na noite da quarta-feira (09/11) na Faculdade de Arquitetura da UFRGS o debate “Cidade e Segurança” em comemoração ao Dia do Urbanismo.

O professor da Ulbra Torres Efreu Brignol Quintana apresentou sua linha de pesquisa da dissertação de mestrado sobre Sistemas Configuracionais Urbanos. Ele abordou a questão dos condomínios horizontais e seu impacto na estrutura do espaço urbano, além de apresentar estatísticas sobre segurança nestas regiões.

Eduardo Nascimento Cruz, especialista em Segurança Pública, coordenador de projetos em Unidades de Policia Pacificadora do Rio de Janeiro e Conselheiro da Delegação Brasileira na última Assembléia Geral das Nações Unidas falou sobre drogas e o impacto dos territórios abandonados pelo Estado na segurança pública. Cruz destacou as ações de redução da violência e da relação de drogas e criminalidade.
 


Marcelli Cipriani, bacharela em Direito pela PUCRS e integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC – PUCRS), e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Feminismos (GP-GSFem – UNILASSALE) também participou do debate. Marcelli destacou a realidade dos espaços segregados e de seus habitantes, e também dos “guetos voluntários”, que segundo ela têm como objetivo principal impedir a entrada de intrusos, já que os de dentro podem, dele, sair à vontade.

A mediação do debate foi do arquiteto e urbanista, Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS. A ideia do evento foi fazer uma reflexão também sobre Porto Alegre, que nos últimos tempos tem sido categorizada como uma das cidades mais inseguras do país. O público questionou: Será que o desenho da cidade e os regramentos para a edificação e o parcelamento do solo tem a ver com isto? Será que questões culturais e comportamentais da sociedade porto alegrense interferem nesta realidade?

Saiba mais sobre os palestrantes:

Efreu Quintana – Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2004) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil campus Torres, onde coordena o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projeto de arquitetura e urbanismo e execução de obras de edificações. Atua principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura e urbanismo, condomínios fechados, percepção e análise urbana, forma urbana e segurança, planejamento urbano e legislação urbanística, distribuição espacial do crime, arquitetura indígena. Atuou na Comissão de Urbanismo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS). É conselheiro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS).

Eduardo Nascimento Cruz – Palestrante e consultor em prevenção de riscos e segurança, com larga atuação em projetos de redução da violência e pesquisas sobre a relação de drogas e criminalidade. Especialista em Segurança Pública, com 21 anos de experiência em projetos de segurança corporativa e gestão de riscos, atendendo bancos, indústrias e governo em todo o Brasil e Mercosul. Atuou em projetos nas Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro, coordenando programas de inclusão social e pesquisas. Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do RS, Coordenador da Regional Sul e São Paulo do Fórum Brasileiro de Políticas sobre Drogas. Participou, como Conselheiro da Delegação Brasileira, da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre drogas, ocorrida em abril deste ano, em Nova Iorque.


Marcelli Cipriani – Bacharela em Direito (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC – PUCRS), e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Feminismos (GP-GSFem – UNILASSALE).
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →