Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Cidade e segurança em pauta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS)  promoveu na noite da quarta-feira (09/11) na Faculdade de Arquitetura da UFRGS o debate “Cidade e Segurança” em comemoração ao Dia do Urbanismo.

O professor da Ulbra Torres Efreu Brignol Quintana apresentou sua linha de pesquisa da dissertação de mestrado sobre Sistemas Configuracionais Urbanos. Ele abordou a questão dos condomínios horizontais e seu impacto na estrutura do espaço urbano, além de apresentar estatísticas sobre segurança nestas regiões.

Eduardo Nascimento Cruz, especialista em Segurança Pública, coordenador de projetos em Unidades de Policia Pacificadora do Rio de Janeiro e Conselheiro da Delegação Brasileira na última Assembléia Geral das Nações Unidas falou sobre drogas e o impacto dos territórios abandonados pelo Estado na segurança pública. Cruz destacou as ações de redução da violência e da relação de drogas e criminalidade.
 


Marcelli Cipriani, bacharela em Direito pela PUCRS e integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC – PUCRS), e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Feminismos (GP-GSFem – UNILASSALE) também participou do debate. Marcelli destacou a realidade dos espaços segregados e de seus habitantes, e também dos “guetos voluntários”, que segundo ela têm como objetivo principal impedir a entrada de intrusos, já que os de dentro podem, dele, sair à vontade.

A mediação do debate foi do arquiteto e urbanista, Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS. A ideia do evento foi fazer uma reflexão também sobre Porto Alegre, que nos últimos tempos tem sido categorizada como uma das cidades mais inseguras do país. O público questionou: Será que o desenho da cidade e os regramentos para a edificação e o parcelamento do solo tem a ver com isto? Será que questões culturais e comportamentais da sociedade porto alegrense interferem nesta realidade?

Saiba mais sobre os palestrantes:

Efreu Quintana – Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2004) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil campus Torres, onde coordena o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projeto de arquitetura e urbanismo e execução de obras de edificações. Atua principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura e urbanismo, condomínios fechados, percepção e análise urbana, forma urbana e segurança, planejamento urbano e legislação urbanística, distribuição espacial do crime, arquitetura indígena. Atuou na Comissão de Urbanismo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS). É conselheiro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS).

Eduardo Nascimento Cruz – Palestrante e consultor em prevenção de riscos e segurança, com larga atuação em projetos de redução da violência e pesquisas sobre a relação de drogas e criminalidade. Especialista em Segurança Pública, com 21 anos de experiência em projetos de segurança corporativa e gestão de riscos, atendendo bancos, indústrias e governo em todo o Brasil e Mercosul. Atuou em projetos nas Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro, coordenando programas de inclusão social e pesquisas. Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do RS, Coordenador da Regional Sul e São Paulo do Fórum Brasileiro de Políticas sobre Drogas. Participou, como Conselheiro da Delegação Brasileira, da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre drogas, ocorrida em abril deste ano, em Nova Iorque.


Marcelli Cipriani – Bacharela em Direito (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC – PUCRS), e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Feminismos (GP-GSFem – UNILASSALE).

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →