Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Confira o Edital do Ciclo Projeto & Obra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Projetos Culturais IAB RS – Gestão 2014/2016

EDITAIS DE ATIVIDADES CULTURAIS DO IAB RS – 2014
CICLO PROJETO & OBRA
EDITAL 02/2014

O Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul – IAB RS – vem, por meio deste Edital, abrir o processo de seleção de projetos e obras de arquitetura e urbanismo para integrarem a programação cultural do Instituto para o ano de 2014.

INTRODUÇÃO
O IAB RS, de acordo com seu estatuto, está empenhado na divulgação e promoção da arquitetura gaúcha. Neste sentido, foi criado no ano de 2012 um evento periódico com o objetivo de realizar atividades do interesse dos profissionais, estudantes e comunidade – o Projeto “quarta no IAB”.
O Projeto “quarta no IAB” consiste na realização de um evento semanal no Solar do IAB RS integrando o calendário cultural do Instituto que tem como eixo a realização de ciclos com diferentes temáticas, pensadas a partir da relação entre Cidade e Cultura. Os eventos são abertos e gratuitos atendendo a diversos públicos, e acontecem todas as quartas-feiras, ás 19:30h, no Solar do IAB RS.
Os objetivos do Projeto “quarta no IAB” são: estimular a discussão em torno de temas de interesse dos arquitetos e urbanistas; abrir o Solar para eventos e atividades que reúnam arquitetos e a comunidade; divulgar trabalhos e realizações dos profissionais; integrar arquitetura e cultura contribuindo para a divulgação da arquitetura como produção cultural; e oferecer espaço semanal de integração social e profissional para os arquitetos, estudantes e comunidade.
A programação do Projeto “quarta no IAB” foi diversificada para atender a várias áreas de interesse, bem como formatos e espaços diversos, sendo constituídos os seguintes ciclos: Ciclo Desafios Urbanos (debates), Ciclo Projeto & Obra, Ciclo Viagem de Arquiteto, Ciclo Cinema e Arquitetura, Teatro no Solar, Música no Solar (o Bar do IAB) e Espaço IAB (exposições de artes visuais no Solar).
Já foram realizados, nos anos de 2012 e 2013, mais de 70 eventos da “quarta no IAB” que, em 2013 contou com o patrocínio da CAIXA, reunindo mais de 200 convidados e palestrantes e um público aproximado de 2 mil pessoas.

CICLO PROJETO & OBRA
O Ciclo Projeto & Obra consiste na apresentação de projetos e/ou obras de arquitetos, priorizando a revelação de jovens talentos da arquitetura contemporânea do estado, permitindo a divulgação de arquitetura de excelência e incentivando o debate aberto sobre a nossa produção e os rumos da arquitetura gaúcha.

1. OBJETIVO GERAL
1.1. O objetivo geral deste Edital é selecionar trabalhos – projetos e/ou obras – realizados nos últimos 5 anos por arquitetos gaúchos ou radicados no Rio Grande do Sul, para sua apresentação pública em datas reservadas no Projeto “quarta no IAB” e a divulgação desta produção através das mídias do IAB RS.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2.1. Os objetivos específicos do Ciclo Projeto & Obra são:
a) Promover a arquitetura, tão carente de espaços de divulgação qualificados, oferecendo espaço para a apresentação da produção dos arquitetos e urbanistas gaúchos ou radicados no Rio Grande do Sul;
b) Romper com o isolamento do tema “arquitetura” nas mídias tradicionais, tendo em vista a grande dificuldade de espaços para publicação de arquitetura de qualidade;
c) Iniciar um processo de divulgação da produção local de arquitetura e urbanismo para a comunidade;
d) Fomentar a troca de experiências e o debate entre os arquitetos e escritórios participantes;
e) Promover o espaço do Solar do IAB como centro cultural dos arquitetos aberto à comunidade.
3. DESCRIÇÃO DO EVENTO
3.1. O Ciclo Projeto & Obra consiste na apresentação de trabalhos de arquitetura e urbanismo por seus autores.
3.2. Poderão ser apresentados projetos concluídos ou projetos e obras realizadas nos últimos 5 anos nas diversas áreas de atuação do profissional arquiteto e urbanista: edificações, arquitetura de interiores, restauro e patrimônio, paisagismo, urbanismo, planejamento urbano.
3.3. Não serão admitidos trabalhos em outras áreas de atuação do arquiteto e urbanista: trabalhos acadêmicos, pesquisas, dissertações e teses, estruturas e instalações, conforto e outras que não possam ser enquadradas em ‘projeto’ ou ‘obra’.
3.4. Em 2014, estão reservadas datas para as apresentações do Ciclo Projeto & Obra, realizados sempre na última quarta-feira de cada mês, as 19h30, no Solar do IAB.
3.5. O local das apresentações será a Sala Multiuso do Solar do IAB, ficando à critério do IAB RS a alteração do local para outro espaço, conforme conveniência administrativa do Instituto.
3.6. Em cada uma das datas reservadas serão apresentados 3 trabalhos selecionados pela Comissão de Seleção e ordenados por critério do IAB RS.
3.7. Por indicação do IAB RS, em cada uma das datas, será convidado um debatedor – arquiteto, professor, profissional de outra área ou administrador público – que terá o papel de mediar o evento e de fomentar e coordenar a discussão entre os arquitetos e os presentes no evento.
3.8. A programação padrão do evento, para cada uma das datas, será a seguinte:
? 19h30: abertura e apresentação do IAB RS;
? 19h40: apresentação técnica de fornecedor/patrocinador do evento;
? 20h00: apresentação dos 3 trabalhos selecionados para a data, com 20 minutos para cada;
? 21h00: debates coordenados pelo convidado;
? 21h30: encerramento.
3.9. As datas previstas para o ano de 2014 são as seguintes: 30 de Julho; 27 de Agosto; 10 de Setembro; 22 de Outubro; 26 de Novembro e  em dezembro na Semana da Arquitetura.
4. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
4.1. Poderão participar do presente Edital Arquitetos e Urbanistas gaúchos ou radicados no estado do Rio Grande do Sul.
4.2. Os trabalhos inscritos – projetos e obras – podem estar localizados fora do Rio Grande do Sul desde que seu autor seja gaúcho ou radicado no estado.
4.3. Poderão ser inscritos trabalhos realizados nos últimos 5 anos (de 2008 em diante), necessariamente de autoria ou co-autoria do Arquiteto e Urbanista responsável por esta inscrição e pela apresentação do trabalho no evento em questão.
4.4. Apenas serão aceitas as inscrições de trabalhos cujo arquiteto indicado como responsável pela apresentação do trabalho no evento seja autor ou coautor do projeto.
4.5. Poderá ser inscrito mais de um trabalho por arquiteto/escritório, entretanto, à critério da Comissão de Seleção, apenas um será selecionado para apresentação.
5. INSCRIÇÃO
5.1. A documentação exigida para a inscrição será:
a) Arquivo digital (arquivo anexo: IAB RS edital projeto e obra MODELO.ppt) com a apresentação preliminar do trabalho para ser submetido à Comissão de Seleção, constando de 3 slides, além de capa padrão e Ficha Técnica preenchida com os dados do trabalho e do arquiteto responsável pela apresentação do trabalho;
b) Registro no CAU, do arquiteto responsável pela apresentação do trabalho;
c) Comprovante de pagamento da contribuição de inscrição de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), ou sem custos para os sócios em dia com a anuidade de 2014 do IAB RS referente ao arquiteto responsável pela apresentação do trabalho;
5.2. A inscrição será realizada através do envio da documentação exigida por este Edital para o endereço eletrônico do IAB RS: projetos@iabrs.org.br
5.3. Não há data limite para inscrições. Os projetos serão avaliados semanalmente.
5.4. A contribuição de inscrição não será devolvida caso o trabalho não venha a ser selecionado pela Comissão de Seleção.
6. COMISSÃO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção dos trabalhos será realizada por Comissão de Seleção designada pelo IAB RS, composta por 3 profissionais arquitetos e urbanistas com capacidade reconhecida, sendo:
a) Representando o IAB RS: Arq. Rogério Malinsky;
b) Representando os professores de Arquitetura: Arq. Hilton Fagundes;
c) Representando os profissionais colaboradores das entidades de Arquitetos: Arq. André Huyer.
6.2. Os integrantes da Comissão de Seleção não poderão inscrever trabalhos de sua autoria ou com a sua participação direta ou indireta.
7. SELEÇÃO
7.1. A seleção dos trabalhos será realizada em sessão privada da Comissão de Seleção.
7.2. Os integrantes da Comissão de Seleção julgarão os trabalhos conforme os seguintes critérios de qualidade: conceito e inovação; clareza do conjunto; funcionalidade; sustentabilidade; aspectos plásticos, éticos e estéticos.
7.3. Além destes critérios qualitativos, será dada prioridade de natureza classificatória, mas não eliminatória, aos seguintes aspectos:
a) Obra construída;
b) Trabalhos realizados por jovens arquitetos, com até 10 anos de formado, ou seja, graduados em 2004 ou nos anos seguintes;
c) Trabalhos realizados por arquitetos com escritório fora de Porto Alegre, ou trabalhos realizados no interior do estado;
d) Relevância social do projeto, principalmente projetos de qualidade em Habitação de Interesse Social;
e) Diversidade da proposta ou peculiaridade da solução ou pioneirismo do projeto.
7.4. As decisões da Comissão de Seleção serão inapeláveis.
7.5. A divulgação dos trabalhos selecionados será realizada mensalmente pelo site do IAB RS: www.iabrs.org.br
8. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO EVENTO
8.1. Os trabalhos selecionados serão apresentados nas datas reservadas no Projeto “quarta no IAB”, e agrupados cada 3 conforme sugestão da Comissão de Seleção ou conveniência do IAB RS.
8.2. A apresentação do trabalho será realizada oralmente e contará obrigatoriamente com o apoio de projeção multimídia a partir de arquivo modelo padronizado para todos os inscritos (arquivo anexo: IAB RS edital projeto e obra MODELO.ppt), contendo um slide de capa padrão, até 20 slides do projeto, e um slide final com a Ficha Técnica.
8.3. O responsável pela apresentação será necessariamente o Arquiteto autor ou coautor do projeto, que terá 20 minutos para a apresentação do trabalho.
9. DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS
9.1. A divulgação do evento será realizada através das mídias do IAB RS, principalmente o informativo quinzenal e o site do Instituto.
9.2. O IAB RS editará um calendário impresso para divulgação de toda a sua agenda de atividades para o ano de 2014, onde constarão os eventos do Ciclo Projeto & Obra.
9.3. Os participantes selecionados também poderão divulgar o evento em seus próprios canais de divulgação: sites, blogs, redes sociais, e outros.
9.4. O IAB RS tem o direito de divulgar todos os trabalhos selecionados para apresentação conforme descrito neste Edital, exceto por negativa expressa dos seus autores.

10. CONTRAPARTIDAS EXTRAS AOS PARTICIPANTES
10.1. Além do espaço de apresentação dos projetos e obras nas datas programadas, o IAB RS também oferece aos participantes os seguintes espaços de divulgação:
a) Publicação integral do trabalho apresentado no canal do IAB RS no ISSUU (http://issuu.com/iab-rs), principal plataforma na internet de divulgação de documentos, com link a partir de banner específico do Ciclo Projeto & Obra na página principal do IAB RS; (esta publicação será um arquivo .PDF produzido a partir do arquivo .PPT apresentado no dia do evento);
b) Espaço master no site do IAB RS, no link “Contrate Arquiteto”, para divulgação durante um ano de cada um dos 30 autores dos projetos, com contatos, logomarca do escritório e link para o site do escritório;
c) Certificado de seleção e participação ao autor do projeto constando no texto a referência a “projeto selecionado em 2014” para o Ciclo Projeto & Obra do IAB RS.
10.2. Além destes espaços, o IAB RS poderá colaborar ativamente com outras iniciativas que forem do interesse dos participantes e que visem ampliar a divulgação dos trabalhos apresentados, tais como:
a) Construção de site específico de divulgação dos trabalhos apresentados;
b) Publicação de um catálogo impresso dos trabalhos apresentados;
c) Montagem de exposição itinerante do conjunto dos trabalhos apresentados.
10.3. As iniciativas citadas no item 10.2, entretanto, dependerão da efetiva colaboração dos participantes e da elaboração de projetos culturais e de captação de patrocínio específicos.
11. DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. O IAB RS não se responsabiliza pelos trabalhos apresentados; e a seleção dos mesmos não configura relação de qualquer natureza do Instituto com os trabalhos ou seus autores.
11.2. É terminantemente vedado aos participantes associar diretamente o IAB RS aos trabalhos apresentados ou aos arquitetos autores e coautores ou aos seus escritórios, assim como é terminantemente vedado a utilização da logomarca do IAB RS na divulgação dos arquitetos autores e coautores ou aos seus escritórios, sem expressa autorização por escrito do Instituto.
11.3. Todas as despesas, porventura existentes, referentes à inscrição do trabalho ou à sua apresentação serão de responsabilidade exclusiva dos participantes inscritos.
11.4. Cabe exclusivamente ao IAB RS a decisão sobre casos omissos, em instância administrativa, sendo eleito o Foro de Porto Alegre para dirimir aspectos de ordem legal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias