Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Confira o resultado do Edital de Artes Visuais da Galeria Espaço IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB RS divulga o resultado final do Edital de Artes Visuais da Galeria Espaço IAB no ano de 2016. A comissão de seleção, composta por Lisete Bertotto, Neidmar Alves e César Camargo avaliou 53 propostas, tendo selecionado 12 para ocupar os espaços da Galeria em 2016.

Artistas e coletivos selecionados:

Angela Zaffari – Sala Negra – Individual – 1° período.

Diane Sbardelotto, Paola Zordan, Rafael Souza, Anderson Luiz de Souza e Simone Fogazzi –  Sala Anexa – Coletiva – 1° período.

Magna Sperb – Sala do Arco – Individual – 1° período.

Leonardo Pereira e Paulo Funari – Áreas externas – Coletiva – 1° período.

Roberto Chagas – Sala Negra – Individual – 2° período.

Cho Dorneles (org.), Maria Tereza Albano, Eleonora Bohrer, Eunice G. da Silveira, Jaqueline Pauletti, Maria da Graça Hund, Madalena Fuke, Rejane Wagner, Silvia Aita, Suzana Albano, Valéria Sovier e Vera Dal'onder –  Sala Anexa – Coletiva – 2° período. 

Adriana Giora – Sala do Arco – Individual – 2° período.

Ricardo Cardoso – Áreas externas – Individual – 2° período.

Nestor Candi – Sala Negra – Individual – 3° período. 

Motu –  Sala Anexa – Individual – 3° período.  

Suzana Campozani, Lara Espinosa, Milena Kunrath e Sandra Meneses – Sala do Arco – Coletiva – 3° período. 

Bianca Santini – Áreas externas – Individual – 3° período. 

Integrantes da comissão de seleção da Galeria Espaço IAB em 2016:

Lisete Bertotto é Artista Visual, Dramaturga e Mestre em Educação pela UFRGS. Atualmente integra a o Conselho Estadual de Cultura e a Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE. Também participa do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre e trabalha como Professora da UFRGS no Curso de Especialização em Psicopedagoga – TICs, e ainda atua como Parecerista do PROFICE da Secretária do Estado de Cultura do Paraná. Já foi Conselheira da Temática da Cultura de Porto Alegre por cinco vezes, e atuou como artista residente do Centro Cultural Castelinho do Alto da Bronze. Também fez parte da Diretoria da Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul – AEERGS de 2011 a 2014.

Neidmar Alves é Sociólogo, Pesquisador, Ator, Diretor e Cenógrafo. Atualmente é Membro do Conselho Estadual da Cultura do RS – CEC RS e do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC. Também é Presidente do ConECta (Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura) e Diretor no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio Grande do Sul – SATED RS. Foi fundador da Cia. Trapézio de Dramaturgia, criador da Oficina de Dramaturgia Popular, Professor e  Coordenador de Cultura no Centro de Ensino Superior Dom Alberto e curador do projeto 50 anos sem Bertolt Brecht.

César Camargo é Historiador, Produtor Cultural com ênfase em Artes Visuais, Roteirista e Editor de Revista de Artes Gráficas na área dos Quadrinhos. Publicou como cartunista em jornais do interior, tendo sido contemplado em diversos editais de cultura, tais como Cultura na Copa (Minc) Rede RS Pontos de Cultura (Sedac-Minc),Mais Cultura nas Escolas (Minc), Fundo de Apoio à Cultura (Sedac), Prêmio Mídia Livre (Minc) e Fumproarte (SMC).

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →