Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Dataloggers são instalados no IAB RS para monitorar temperatura e umidade relativa do ar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No dia 29 de setembro de 2021, a equipe do Centro de Memória do IAB-RS instalou dataloggers para iniciar o monitoramento das condições ambientais de guarda dos acervos da Biblioteca e do Arquivo Histórico da instituição.

A aquisição dos dataloggers foi realizada com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), por meio do Edital Sedac nº 10 – Aquisição de Bens e Serviços. A partir da sua instalação, a equipe deve manter registro e avaliação periódicos dos dados, a fim de embasar a tomada de decisões acerca da conservação dos acervos.
 



visualização dos dados coletados

Dataloggers são dispositivos eletrônicos com sensores que registram dados em tempo real do ambiente em que estão instalados.

Em espaços de guarda de acervos, os dataloggers geralmente cumprem a função de registrar a temperatura e a umidade relativa do ar, que podem ser fatores de risco à sua conservação caso estejam em condições inadequadas. A partir do monitoramento ambiental, que é a base da Conservação Preventiva, é possível tomar medidas para otimizar a climatização e prevenir danos aos acervos.

Eles se diferenciam dos termo-higrômetros, mais comuns em museus, bibliotecas e arquivos, por dispensarem a presença física de uma pessoa para registrar os dados regularmente. Nos dataloggers, os dados são guardados na memória e devem ser periodicamente transferidos para um programa de computador, que possibilita sua análise em gráficos.

A Conservação Preventiva é a área da conservação que se dedica a evitar ou minimizar danos e processos de degradação de bens culturais, por meio de intervenções no meio ambiente em vez de agir diretamente nos objetos. Em geral, representa uma abordagem de melhor custo-benefício para as instituições, por reduzir a necessidade de investimentos em processos de restauração, que costumam ser mais onerosos.

No Centro de Memória do IAB-RS, a Conservação Preventiva é uma prioridade para a gestão dos acervos, cuja materialidade, essencialmente em suporte de papel, é extremamente suscetível às condições incorretas e variações de temperatura e umidade relativa.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →