Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Dataloggers são instalados no IAB RS para monitorar temperatura e umidade relativa do ar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No dia 29 de setembro de 2021, a equipe do Centro de Memória do IAB-RS instalou dataloggers para iniciar o monitoramento das condições ambientais de guarda dos acervos da Biblioteca e do Arquivo Histórico da instituição.

A aquisição dos dataloggers foi realizada com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), por meio do Edital Sedac nº 10 – Aquisição de Bens e Serviços. A partir da sua instalação, a equipe deve manter registro e avaliação periódicos dos dados, a fim de embasar a tomada de decisões acerca da conservação dos acervos.
 



visualização dos dados coletados

Dataloggers são dispositivos eletrônicos com sensores que registram dados em tempo real do ambiente em que estão instalados.

Em espaços de guarda de acervos, os dataloggers geralmente cumprem a função de registrar a temperatura e a umidade relativa do ar, que podem ser fatores de risco à sua conservação caso estejam em condições inadequadas. A partir do monitoramento ambiental, que é a base da Conservação Preventiva, é possível tomar medidas para otimizar a climatização e prevenir danos aos acervos.

Eles se diferenciam dos termo-higrômetros, mais comuns em museus, bibliotecas e arquivos, por dispensarem a presença física de uma pessoa para registrar os dados regularmente. Nos dataloggers, os dados são guardados na memória e devem ser periodicamente transferidos para um programa de computador, que possibilita sua análise em gráficos.

A Conservação Preventiva é a área da conservação que se dedica a evitar ou minimizar danos e processos de degradação de bens culturais, por meio de intervenções no meio ambiente em vez de agir diretamente nos objetos. Em geral, representa uma abordagem de melhor custo-benefício para as instituições, por reduzir a necessidade de investimentos em processos de restauração, que costumam ser mais onerosos.

No Centro de Memória do IAB-RS, a Conservação Preventiva é uma prioridade para a gestão dos acervos, cuja materialidade, essencialmente em suporte de papel, é extremamente suscetível às condições incorretas e variações de temperatura e umidade relativa.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →

Cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer será dia 19/11 no Theatro São Pedro

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove no sábado (19/11) a cerimônia de entrega do Prêmio José Albano Volkmer, a partir das 19 horas, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Este ano, o evento que revela o grande vencedor fará parte da programação da Trienal da Arquitetura, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), patrocinador do prêmio.

Leia Mais →