Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Debate: Saneamento Ambiental e a Gestão das Águas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A mesa contou com o Arq. Udo Mohr (Professor da FA-Uniritter), o Eng. Luiz Antônio Grassi (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Eng.Márcio Rodrigues de Freitas (Secretaria Estadual da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano).

Foram discutidos os delicados aspectos da localização da Capital, às margens de um invejável corpo d´água que, apesar disto, tem sido tratado com descaso pela população e pelos órgãos competentes, que agem como se os recursos naturais fossem inesgotáveis e automaticamente renováveis.

A ampliação do consumo de água, por um lado, e a grande produção de águas servidas, por outro, indica considerar a mudança dos modelos utilizados. Como o fornecimento de águas de diversas qualidades para diferentes fins, em redes paralelas, e a separação e tratamento de esgotos, em âmbito privado e público, situações que ainda não estão claras aos técnicos envolvidos no assunto.

Os debatedores foram unânimes na conclusão sobre a necessidade de implantar um processo de gestão que, além dos aspectos históricos e técnicos e da própria burocracia estatal, considere os aspectos ambientais globais e facilite a participação da comunidade.

Foi ressaltado a posição única do País no quadro da distribuição mundial das águas doces e a necessidade de relevar seus potenciais econômicos a curto, médio e longo prazo.

O Eng. Grassi aproveitou a ocasião para fazer a doação do livro “Tempo das Águas”, organizado por Osmar L. E Barros Filho e Sylvia Bojunga, para o acervo do IAB-RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →