Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Debate: Saneamento Ambiental e a Gestão das Águas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A mesa contou com o Arq. Udo Mohr (Professor da FA-Uniritter), o Eng. Luiz Antônio Grassi (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Eng.Márcio Rodrigues de Freitas (Secretaria Estadual da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano).

Foram discutidos os delicados aspectos da localização da Capital, às margens de um invejável corpo d´água que, apesar disto, tem sido tratado com descaso pela população e pelos órgãos competentes, que agem como se os recursos naturais fossem inesgotáveis e automaticamente renováveis.

A ampliação do consumo de água, por um lado, e a grande produção de águas servidas, por outro, indica considerar a mudança dos modelos utilizados. Como o fornecimento de águas de diversas qualidades para diferentes fins, em redes paralelas, e a separação e tratamento de esgotos, em âmbito privado e público, situações que ainda não estão claras aos técnicos envolvidos no assunto.

Os debatedores foram unânimes na conclusão sobre a necessidade de implantar um processo de gestão que, além dos aspectos históricos e técnicos e da própria burocracia estatal, considere os aspectos ambientais globais e facilite a participação da comunidade.

Foi ressaltado a posição única do País no quadro da distribuição mundial das águas doces e a necessidade de relevar seus potenciais econômicos a curto, médio e longo prazo.

O Eng. Grassi aproveitou a ocasião para fazer a doação do livro “Tempo das Águas”, organizado por Osmar L. E Barros Filho e Sylvia Bojunga, para o acervo do IAB-RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →