Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Deslavado assédio ao direito de imagem e ao direito autoral na Arquitetura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Direito de Imagem e o Direito Autoral são direitos do cidadão. Entretanto, nas áreas da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo são exclusivamente reservados aos profissionais regidos pela Lei Federal nº 5.194/66 e pela Lei Federal nº 9.610/98, isto é, aos portadores do Diploma de Arquiteto e Urbanista e registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Quem ingressar na seara do Direito de Imagem e do Direito Autoral no Brasil, no campo do exercício profissional do Arquiteto e Urbanista, à margem da legislação federal, está cometendo um ilícito penal. É contravenção penal praticar atos reservados exclusivamente aos profissionais, sem a devida habilitação profissional. Todavia, por manifesta intenção de burla, não raro determinadas pessoas, de forma solerte, ingressam, na condição de contraventoras, no exercício das atividades profissionais dos Arquitetos e Urbanistas. Seus objetivos são o exercício de atividades comerciais que vinculam suas imagens à criação no âmbito da Arquitetura. Inabilitadas apresentam-se como profissionais perante a sociedade nos desvãos da mídia e da propaganda enganosa. Na verdade são falsos profissionais. O charlatanismo na Medicina, por ser crime, tem sido coibido com vigor pelas Autoridades Públicas e pelo Conselho Regional de Medicina. Contudo, na área profissional da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo a contravenção tem logrado alguns sucessos, escamoteando a sua condição de ilegalidade perante os contratantes dos serviços profissionais. Integrado pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul – SAERGS , pela Associação de Arquitetos de Interiores do Rio Grande do Sul – AAI-RS , pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul – AsBEA-RS e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul – IAB-RS , o Fórum Estadual das Entidades de Arquitetos e Urbanistas não deixará de agir no cumprimento das atribuições e competências estatutárias e legais, de forma integrada com a Câmara de Arquitetura do CREA-RS , para coibir os desmandos e a contravenção penal. O deslavado assédio ao Direito de Imagem e ao Direito Autoral, por parte dos contraventores, está sendo monitorado e o Fórum alerta as Autoridades Públicas, as empresas e os cidadãos, que contratam planos, projetos, obras e empreendimentos de Arquitetura, sobre a importância do cumprimento da legislação federal.
Cabe destacar, por oportuno, que planos, projetos, obras e empreendimentos, que resultarem da prática ilegal na área do exercício da profissão, são nulos de pleno direito, sendo igualmente nulos seus contratos, conforme a Lei Federal 5.194/66. O Estado de Direito impõe normas e regulamentos que devem ser cumpridos por todos os cidadãos. A burla disfarçada pela mídia equivocada está sendo fiscalizada, visando às competentes medidas legais de Direito.

Arq. José Albano Volkmer
Presidente IAB-RS :: gestão 2004/2005

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →