Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Destaques do segundo dia do COSU em Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os trabalhos do encontro do COSU continuaram na última sexta-feira, 20 de setembro. Mesmo com o feriado local, data na qual se comemora o Dia do Gaúcho, os arquitetos se reuniram para discutir assuntos importantes a respeito da categoria. A discussão iniciou com o pronunciamento do presidente do IAB, Sérgio Magalhães, e contou com a participação de 15 departamentos. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR, Haroldo Pinheiro, também esteve presente durante a reunião.
Dentre os assuntos expostos no segundo dia de encontro, ganha destaque a apresentação da produtora executiva da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Ana Helena Curti, a qual nesta edição tem como tema “Cidades: modos de fazer, modos de usar”. Após mostra se aproveita do momento vivido pelo pais, que neste ano viu as ruas serem tomadas por manifestações e reivindicações populares por melhorias nas estruturas das cidades. A X Bienal de Arquitetura de São Paulo será realizada entre 12 de outubro e 1º de dezembro, a organização é do IAB-SP.
O presidente do IAB-CE, Odilo Almeida, aproveitou a reunião para apresentar o projeto do XX Congresso Brasileiro de Arquitetura, o qual ocorre em abril de 2014, em Fortaleza. O arquiteto Almeida comentou sobre a oportunidade de promover o turismo na cidade, principalmente para a visita de importantes prédios históricos. Ainda no tema de eventos futuros, os arquitetos presentes discutiram sobre a candidatura do IAB para o  Congresso da União Internacional dos Arquitetos de 2020.
Outro destaque foi a apresentação da arquiteta Patrícia Moura, que expos um panorama sobre concurso público para a categoria. O assunto foi um dos mais discutidos por representantes de todos os departamentos, que buscam aprimorar e esclarecer o tema.
144ª COSU tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Fotos: Portho Sul

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →