Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Divulgação do resultado do Concurso para a sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O esforço dos políticos gaúchos no Congresso Nacional em aprovar a dotação orçamentária para a construção da sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região foi reconhecido no último dia 21 de maio, quando foi divulgado o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura, no Armazém A5 do Cais do Porto. São eles: Ari Vanazzi, Nelson Proença, Milton Cárdias, Ônix Lorenzoni, Osvaldo Biolchi, Yeda Crusius e Mendes Ribeiro Filho. Os parlamentares ou seus representantes foram homenageados na cerimônia, que contou com a presença do senador Sérgio Zambiasi, do presidente nacional do IAB, Demetre Anastassakis, do presidente do IAB-RS, José Albano Volkmer, da procuradora-chefe da 4ª região, Maria Hilda Marsiaj Pinto, autoridades e participantes. O prédio de 12 mil e 600 metros quadrados atenderá ao programa de necessidades, que prevê como características fundamentais sobriedade, funcionalidade, estética, economia e flexibilidade, considerando que com o passar dos anos a tendência é aumentar o número de profissionais que trabalharão no local. De acordo com a drª Maria Hilda Marsiaj Pinto, o início das obras deverá ocorrer até o final do ano. “Já encaminhamos a licitação para os projetos complementares, que serão detalhados pelo arquiteto vencedor, os outros profissionais contratados trabalharão com ele”, afirmou.
Demetre Anastassakis agradeceu a iniciativa da procuradora em fazer um concurso público, cuja grande proposta é garantir a qualidade do contratante. “A gente tem brincado muito que o Ministério Público é um poder emergente, quase 4º poder, com um foco especial. Se o Ministério Público acha que tem que promover concurso, isto funciona como uma chancela”, declarou. O resultado apontou como ganhador o Escritório de Arquitetura Tectônica, de Curitiba, liderado por Émerson Vidigal; o 2º lugar foi para Nonato Veloso, de Brasília; o 3º para Hector Ernesto, de São Paulo; o 4º para Paulo Henrique Paranhos de Paula e Sila (Brasília) e o 5º com Cândi Hirano e equipe (PR). Havia 260 trabalhos inscritos e 154 foram entregues, mas o número de concorrentes foi 135.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →