Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Divulgação do resultado do Concurso para a sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O esforço dos políticos gaúchos no Congresso Nacional em aprovar a dotação orçamentária para a construção da sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região foi reconhecido no último dia 21 de maio, quando foi divulgado o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura, no Armazém A5 do Cais do Porto. São eles: Ari Vanazzi, Nelson Proença, Milton Cárdias, Ônix Lorenzoni, Osvaldo Biolchi, Yeda Crusius e Mendes Ribeiro Filho. Os parlamentares ou seus representantes foram homenageados na cerimônia, que contou com a presença do senador Sérgio Zambiasi, do presidente nacional do IAB, Demetre Anastassakis, do presidente do IAB-RS, José Albano Volkmer, da procuradora-chefe da 4ª região, Maria Hilda Marsiaj Pinto, autoridades e participantes. O prédio de 12 mil e 600 metros quadrados atenderá ao programa de necessidades, que prevê como características fundamentais sobriedade, funcionalidade, estética, economia e flexibilidade, considerando que com o passar dos anos a tendência é aumentar o número de profissionais que trabalharão no local. De acordo com a drª Maria Hilda Marsiaj Pinto, o início das obras deverá ocorrer até o final do ano. “Já encaminhamos a licitação para os projetos complementares, que serão detalhados pelo arquiteto vencedor, os outros profissionais contratados trabalharão com ele”, afirmou.
Demetre Anastassakis agradeceu a iniciativa da procuradora em fazer um concurso público, cuja grande proposta é garantir a qualidade do contratante. “A gente tem brincado muito que o Ministério Público é um poder emergente, quase 4º poder, com um foco especial. Se o Ministério Público acha que tem que promover concurso, isto funciona como uma chancela”, declarou. O resultado apontou como ganhador o Escritório de Arquitetura Tectônica, de Curitiba, liderado por Émerson Vidigal; o 2º lugar foi para Nonato Veloso, de Brasília; o 3º para Hector Ernesto, de São Paulo; o 4º para Paulo Henrique Paranhos de Paula e Sila (Brasília) e o 5º com Cândi Hirano e equipe (PR). Havia 260 trabalhos inscritos e 154 foram entregues, mas o número de concorrentes foi 135.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →