Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Divulgadas obras finalistas na IV Bienal Ibero-americana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A IV Bienal Ibero-americana divulgou as obras e publicações brasileiras que participarão do evento que irá ocorrer de 25 a 31 de outubro em Lima, Peru. Foram escolhidos os finalistas das diversas categorias: Obras de Arquitetura Recentes; Obras de Habitação Social; Livros; Revistas; CD-ROM; e Video. Estas obras serão apresentadas em exposições durante a Bienal, quando o júri se reunirá novamente para apontar os Prêmios de cada categoria. Veja abaixo a lista de trabalhos classificados e seus autores: Obras de Arquitetura Recentes
Casa em Aldeia da Serra, SP (Angelo Bucci, Fernando de Mello Franco, Marta Moreira, Milton Braga); Museu de Microbiologia do Instituto Butantã, São Paulo (Marcio Kogan): Casa Slice, Porto Alegre (Luiz Fernando Rihl, Christopher Allen Procter); Casa no entorno de Manaus, AM (Roberto Moita) Obras de Habitação Social
Projeto Bela Favela, Rio de Janeiro (Daniela Engel Aduan, Gerson Feres Biscotto, Solange Araujo de Carvalho, Tatiana Terry); Condominio residencial na rua Grécia, Cotia SP (Joan Villà, Silvia Chile); Residiencia universitária Unicampa, Campinas SP (Joan Villà) ; Habita Vida, revitalização de Habitações Populares, Juiz de Fora MG (ONG Permear, Rachel da Silva Facão, Livia Maria Andrade Alves); Favela Parque Amelia, São Paulo SP (João Walter Toscano, Odilea Toscano, Massayoshi Kamimura, Guilherme Toscano + Marta Lagreca, Marcos Boldarini, Stetson Lareu) Livros
Arquitetura & urbanidade, Frederico de Holanda (org), Proeditores; Artigas e Cascaldi: Arquitetura em Londrina, Juliana Suzuki, Ateliê Editorial; Wright e Artigas: Duas Viagens, Adriana irigoyen, Ateliê Editorial; Lucio Costa, Guilherme Wisnik, Cosac & Naif; Burle Marx, Vera Beatriz Siqueira, Casa& Naif; Um lugar para a refect: a formação do campus de Manguinhos, Benedito de Oliveira (coord), Editora Fiocruz; Uma Introdução ao projeto Arquitetônico, Antonio Tarcisio Reis, UFRGS Editora; Penso Cidade, Ana Borelli, PCRJ/CAU; Índio da Costa, PCRJ/CAU; Porto do Brasil, PCRJ/CAU; Gustavo Penna Arquiteto, Celacanto; Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, Nestor Goulart Reis Filho, Edusp; Madeira que cupim não rói. Xapuri em arquitetura 1913 a 1945, Ana Lucia Reis Melo, TJ-Acre; Vivências com a arquitetura tradicional do Brasil, Júlio Nicoulau Barros de Curtis, Editora Ritter dos Reis; A revisão do movimento moderno- Arquitetura no Rio Grande do Sul nos anos 80, Sergio M.Marques, Editora Ritter dos Reis; O Lugar da Crítica: Ensaios oportunos de Arquitetura, Ruth Verde Zein, Proeditores+Editora Ritter dos Reis; Parques Urbanos no Brasil, Silvio Soares Macedo, Edusp/Imprensa Oficial SP; Praças Brasileiras, Silvio Soares Macedo, Edusp/Imprensa Oficial SP; Pós Brasília: Rumos da Arquitetura Brasileira, Maria Alice Junqueira Bastos, Ed.Perspectiva/Fapesp; Canyons: Av.Borges de Medeiros e o Itaimbezinho, Fernando Freitas Fuão, SMC-Pref.Porto Alegre; Capela do Horto ­ Uma visão do espaço espiritual na arquitetura, Taiana Maria; Interfaces da realidade urbano ambiental, Taiana Maria; Projetar: desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto, Sonia Marques e Fernando Lara (org), EVC.
Revistas
Risco; Jornal IAB/PE; Revista Coisa Paralela; Tecnologia e Tendências
CD-ROM
Museus, Arquitetura e Reabilitação Urbana: Anais do Seminário, Cêça Guimaraens e Nara Iwata, UFRJ et alli; História do Paisagismo no Brasil, Silvio Soares Macedo, Projeto Quapá; Paisagismo Contemporâneo, Silvio Soares Macedo, Projeto Quapá; Fórum América Latina Habitar 2000, Ana Fernández, Angela Gordilho Souza, FAUFBA; Museu do Charque, José Neto de Faria, FAU-UFPel; A cidade ibero-americana: o espaço urbano brasileiro e hispano americano em perspectiva comparada, Josee Geraldo Simões Jr. e Julio Sánchez Gómez, Univ.Mackenzie.
Video
Adão não tinha uma casa no paraíso, Breno Luiz, Wayner Tristão e Wilson Dellani.

+info>> www.bienaliberoamericanadearquitectura.org/ (http://www.bienaliberoamericanadearquitectura.org/)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →