Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Divulgadas obras finalistas na IV Bienal Ibero-americana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A IV Bienal Ibero-americana divulgou as obras e publicações brasileiras que participarão do evento que irá ocorrer de 25 a 31 de outubro em Lima, Peru. Foram escolhidos os finalistas das diversas categorias: Obras de Arquitetura Recentes; Obras de Habitação Social; Livros; Revistas; CD-ROM; e Video. Estas obras serão apresentadas em exposições durante a Bienal, quando o júri se reunirá novamente para apontar os Prêmios de cada categoria. Veja abaixo a lista de trabalhos classificados e seus autores: Obras de Arquitetura Recentes
Casa em Aldeia da Serra, SP (Angelo Bucci, Fernando de Mello Franco, Marta Moreira, Milton Braga); Museu de Microbiologia do Instituto Butantã, São Paulo (Marcio Kogan): Casa Slice, Porto Alegre (Luiz Fernando Rihl, Christopher Allen Procter); Casa no entorno de Manaus, AM (Roberto Moita) Obras de Habitação Social
Projeto Bela Favela, Rio de Janeiro (Daniela Engel Aduan, Gerson Feres Biscotto, Solange Araujo de Carvalho, Tatiana Terry); Condominio residencial na rua Grécia, Cotia SP (Joan Villà, Silvia Chile); Residiencia universitária Unicampa, Campinas SP (Joan Villà) ; Habita Vida, revitalização de Habitações Populares, Juiz de Fora MG (ONG Permear, Rachel da Silva Facão, Livia Maria Andrade Alves); Favela Parque Amelia, São Paulo SP (João Walter Toscano, Odilea Toscano, Massayoshi Kamimura, Guilherme Toscano + Marta Lagreca, Marcos Boldarini, Stetson Lareu) Livros
Arquitetura & urbanidade, Frederico de Holanda (org), Proeditores; Artigas e Cascaldi: Arquitetura em Londrina, Juliana Suzuki, Ateliê Editorial; Wright e Artigas: Duas Viagens, Adriana irigoyen, Ateliê Editorial; Lucio Costa, Guilherme Wisnik, Cosac & Naif; Burle Marx, Vera Beatriz Siqueira, Casa& Naif; Um lugar para a refect: a formação do campus de Manguinhos, Benedito de Oliveira (coord), Editora Fiocruz; Uma Introdução ao projeto Arquitetônico, Antonio Tarcisio Reis, UFRGS Editora; Penso Cidade, Ana Borelli, PCRJ/CAU; Índio da Costa, PCRJ/CAU; Porto do Brasil, PCRJ/CAU; Gustavo Penna Arquiteto, Celacanto; Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, Nestor Goulart Reis Filho, Edusp; Madeira que cupim não rói. Xapuri em arquitetura 1913 a 1945, Ana Lucia Reis Melo, TJ-Acre; Vivências com a arquitetura tradicional do Brasil, Júlio Nicoulau Barros de Curtis, Editora Ritter dos Reis; A revisão do movimento moderno- Arquitetura no Rio Grande do Sul nos anos 80, Sergio M.Marques, Editora Ritter dos Reis; O Lugar da Crítica: Ensaios oportunos de Arquitetura, Ruth Verde Zein, Proeditores+Editora Ritter dos Reis; Parques Urbanos no Brasil, Silvio Soares Macedo, Edusp/Imprensa Oficial SP; Praças Brasileiras, Silvio Soares Macedo, Edusp/Imprensa Oficial SP; Pós Brasília: Rumos da Arquitetura Brasileira, Maria Alice Junqueira Bastos, Ed.Perspectiva/Fapesp; Canyons: Av.Borges de Medeiros e o Itaimbezinho, Fernando Freitas Fuão, SMC-Pref.Porto Alegre; Capela do Horto ­ Uma visão do espaço espiritual na arquitetura, Taiana Maria; Interfaces da realidade urbano ambiental, Taiana Maria; Projetar: desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto, Sonia Marques e Fernando Lara (org), EVC.
Revistas
Risco; Jornal IAB/PE; Revista Coisa Paralela; Tecnologia e Tendências
CD-ROM
Museus, Arquitetura e Reabilitação Urbana: Anais do Seminário, Cêça Guimaraens e Nara Iwata, UFRJ et alli; História do Paisagismo no Brasil, Silvio Soares Macedo, Projeto Quapá; Paisagismo Contemporâneo, Silvio Soares Macedo, Projeto Quapá; Fórum América Latina Habitar 2000, Ana Fernández, Angela Gordilho Souza, FAUFBA; Museu do Charque, José Neto de Faria, FAU-UFPel; A cidade ibero-americana: o espaço urbano brasileiro e hispano americano em perspectiva comparada, Josee Geraldo Simões Jr. e Julio Sánchez Gómez, Univ.Mackenzie.
Video
Adão não tinha uma casa no paraíso, Breno Luiz, Wayner Tristão e Wilson Dellani.

+info>> www.bienaliberoamericanadearquitectura.org/ (http://www.bienaliberoamericanadearquitectura.org/)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →