Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Entidades se unem para beneficiar cidades atingidas pelas chuvas no RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Foto: CAU RS

 

Após as fortes chuvas que atingiram diversas regiões do Rio Grande do Sul no mês de setembro, causando mortes e desabrigando milhares de gaúchos, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) organizou uma reunião no dia 28 do mesmo mês para organizar uma força tarefa e beneficiar as cidades e seus moradores. O encontro ocorreu após a proposta enviada ao governo do Estado de criar um Escritório de Projetos na região do Vale do Taquari, e serviu para alinhar as responsabilidades de cada instituição participante na organização do trabalho. 

Estiveram presentes os professores da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Jamile Weizenmann e Betina Hansen; o promotor Sérgio Diefenbach; o secretário da Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), Fabricio Guazzelli Peruchin; a presidente e a diretora da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), Evelise Ribeiro e Maira Citolin, e o vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas, Julio Salecker. Acompanharam de forma remota a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), Clarice Misoczky; a arquiteta e urbanista Débora Becker, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); o engenheiro Joel Goldenfum, diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio GHrande do Sul (IPH-UFRGS); o arquiteto Fernando Bartelle, do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP-RS); representantes do IAB-RS – Núcleo Vinhedos, e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O objetivo é definir um plano de ação que contemple iniciativas de médio e longo prazo, porém sem deixar de considerar a urgência de cada família que continua desabrigada e dependem de doações. A equipe da Univates destacou trabalhos já iniciados, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realizando um levantamento de habitações afetadas. Os estudantes de arquitetura da universidade, por meio do Escritório Modelo (Emau), identificaram zonas de risco a partir de mosaicos vistos de cima, para que as pessoas não retornem a essas áreas. 

O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, destacou o papel do Conselho. Em um primeiro momento, além do apoio humanitário, foi priorizada a divulgação do trabalho de quem já estava na linha de frente, assim como informações sobre como ajudar. Entretanto, a consciência sobre o papel estratégico de arquitetos e urbanistas na reconstrução das áreas afetadas levou o CAU/RS a tomar frente em outras ações, como a criação do Escritório de Projetos e a solicitação – conquistada! – junto ao CAU Brasil da isenção de taxa de RRT para arquitetos e urbanistas que estejam atuando nas áreas afetadas do Vale do Taquari.

Em suas falas, as entidades presentes colocaram-se à disposição e apontaram como fundamental a atuação do CAU/RS no diálogo entre os envolvidos e também com a sociedade.

No Núcleo Vinhedos da Serra Gaúcha do IAB-RS, as atividades de apoio têm focado nesse primeiro momento na arrecadação de materiais de construção. Conforme explica a presidente do núcleo, Patricia Pasini, “a reconstrução de casas, por exemplo, necessita um trabalho multidisciplinar e planejamento. Estamos arrecadando material para residências e comércios que precisam de pequenas reformas, e com isso possam voltar para casa ou retomar atividades no comércio”, conta. Segundo Patricia, a equipe do núcleo está realizando, também, projetos de interiores. “Um grupo de arquitetos, através do IAB Vinhedos, fez a medição de onze estabelecimentos comerciais, desenvolveu projetos e arrecadou material e outros itens, como mobiliário e manequins de loja. Em quinze dias vamos fazer a entrega para que esses estabelecimentos possam retomar suas atividades”, comemora. 

Nas imagens abaixo, registro do Núcleo Vinhedos realizando entrega de materiais de construção para reformas no município de Santa Teresa, no final de setembro.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →